Dicas de Viajantes

Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Tudo Maravillhoso"

Enviada por Luciano

Foi com a família em 2015 e achou Excelente!

- Fizemos o chamado Roteiro 1: Mucugezinho e Poco do Diabo, Gruta da Lapa Doce, Gruta Azul e Pratinha, e Morro do Pai Inacio.
Este roteiro é muito bom, super tranquilo, e é o ideal para quem tem pouco tempo. Pode ser feito sem guia, porém cuidados com os tempos, é muitas coisa para ver e os lugares não são super perto. Prepare-se bem sobre as ruas!
Mucugezinho e o poço do Diabo, são lugares bonitos, o segundo sendo uma cachoeira aonde, se quiser, dai par fazer tirolesa ou rapel (a parte). Dai para chegar de baixo da cachoeira nadando, muito lindo!
A Lapa doce é uma gruta grande e escura aonde passeamos, capacete e pilha na cabeça, por uma hora admirando lindos estalactites e estalagmites.
A gruta azul e a gruta da pratinha são parte de uma propriedade particular chamada de fazenda da Pratinha, portanto se paga o ingresso (20 RS). A gruta azul é uma pequena gruta com agua cristal, que fica de cor azul quando os raios de sol vão clarear. Só contemplação. É uma versão baby dos poços azul e encantado: linda!
A pratinha é uma linda gruta onde pessoas podem mergulhar, mascara a respirador, entre os peixes (a parte, 20 RS, aconselho), e tem ao lado uma linda lagoizinha de agua clara, morna e superlimpa, aonde, se quiser, dai para fazer tirolesa (mais tranquila: para quem tem vontade, sugiro aquela no Poço do Diabo).
O caminho acaba com o Morro do Pai Inacio, onde com uma subida tranquila de 20 minutos se admira uma vista de 360 grau. Lindo, especialmente pelo Pôr-do-Sol.

"Vista Espetacular"

íse oliver

Enviada por íse oliver

Foi a dois em 2014 e achou Muito bom

Vista do Morro do Pai Inácio Maravilha
Vista do Morro do Pai Inácio Maravilha Enviada por Guto
Foi ótimo demais! Fotos lindas e paisagem maravilhosa, sem falar que a história de porque o nome do morro é esse é super romântica! Amei, voltarei mais vezes.

"Melhor Comida Desta Região e Simpatia e Carinho Não Faltaram"

SÉRGINHO-PEIXE

Enviada por SÉRGINHO-PEIXE

Foi a dois em 2015 e achou Excelente!

Comi uma muqeca de palmito de jaca incrível inédito na minha vasta esperiência culinária...e o carinho da família na casa da dna maria...voce vai passear na cachoeira enquanto ela prepara...é na hora tudo fresquinho. Amei.

"Dicas para viajar de carro p Chapada"

Enviada por Flávia

Foi a dois em 2013 e achou Excelente!

Olá! Fui p Chapada c meu marido na semana passada. Passamos 03 dias lá. Fomos até Salvador, alugamos um carro pela Unidas (muito bom). Não há necessidade de guia para a maioria dos passeios, somente para alguns passeios onde as cachoeiras ficam mais distantes, e vc tem q caminhar por vários quilômetros p chegar, pois pode ser perigoso se perder na mata. Para passeios mais curtos e que são possíveis de se chegar de carro, há placas, orientação e funcionários dentro das fazendas e parques, que servem de acesso ás atrações. Vc terá que pagar para ter acesso á todas elas, as taxas variam de 5,00 á 40,00. Nos hospedamos em Andaraí, mas qdo voltarmos á Chapada ficaremos em Lençois, que possui melhor infraestrutura, é bem localizada p os passeios, e á noite vc se sente em uma cidade caiçara, é bem gostoso. O almoço no Poço Azul foi o melhor de todos! A Dona Alice é uma fofa e a comida é uma delícia...! A Gruta da Damarota é maravilhosa! Tem uma energia incrível, e o Tetê é um senhor muito simples e humilde, muito gente fina, que cuida de 02 filhinhos sozinho, batalhador... Conselho ficar pelo menos 01 semana p conhecer várias cachoeiras. Ficamos apenas 03 dias, uma pena não poder ficar mais tempo... mas valeu! Lugar lindo e cheio de energia, muito bom!!

"Fascinante!"

Priscila Mendes

Enviada por Priscila Mendes

Foi a dois em 2011 e achou Excelente!

Incrível!
Incrível! Enviada por aventuras jas
O acesso para a Cachoeira do Buracão não é dos melhores, assim como a maioria das atrações da Chapada, ainda mais indo de moto, como foi o meu caso rs. As estradas são de chão na maior parte e às vezes até de areia... mas todo perrengue é recompensado ao avistar uma cachoeira de 100 metros de queda forte, barulhenta e linda!!

A trilha é fácil e passa por inúmeras outras cachoeiras, não se tornando cansativa já que se para bastante, mas é longa, cerca de 3 horas.
Deve-se levar lanche leve, protetor solar e coragem para atravessar a ponte que permite chegar até a cachoeira, se vc parar antes da ponte não verá nada, só escutará o barulho. A ponte é feita de madeira e é estreita!! Muita adrenalina!!

"Gente Dá Medo Demais!"

íse oliver

Enviada por íse oliver

Foi a dois em 2014 e achou Muito bom

Espetáculo da natureza
Espetáculo da natureza Enviada por Fabiana Pereira Moreira
Super fundo, pena que quando fomos não estava tão cristalino, foi um dia de pouco sol, mas foi ótimo, valeu pela experiência, super diferente e as fotos e filmagens ficaram demais!

"Roteiro Mochilão"

Enviada por

em 2006 e achou Excelente!

Quem quer conhecer a Cahpada Diamantina de mochilão e com um roteiro muito interessante eu deixo essa dica: pegue um ônibus na rodoviária de Salvador, de preferência de noite, com destino à cidade de Palmeira, são 7 horas de viagem. Ao chegar na cidade arrume carona com os moradores locais e sigam para uma vila chamada Vale do Capão, são mais ou menos 1:30 de viagem dentro do parque da Chapada. O Capão é uma vila muito pequena mais com um astral maravilhoso! E com certeza lá vocês irão comer a melhor pizza deste planeta. Lá tem campings, pousadas, bares, restaurantes,posto de políca, mercado e orelhão. Perto do Capão existem lindos pontos turísticos: Cachoeira da Fumaça, do Rodas, RioNegro, Angélica, Poço do Gavião... tudo feito por trilhas lindas. Algumas valem a pena a contratação de um guia local. A paz no Capão é algo sobrenatural... esse trajeto não é mto conhecido geralmente as pessoas vão até Lençóis. Espero que vocês conheçam este lugar, e com certeza desta forma será inesquecível!

"Dicas: carro, passeios, comida, pernoitamento"

Enviada por Luciano

Foi com a família em 2015 e achou Excelente!

algumas dicas gerais sobre a nossa viagem:
- carro: o ideal seria alugar um carro em salvador, pois é bem menos caro do que lençois (cerca de 120 reais por dia em vez de 180). porém, cuidados que algumas trilhas, como aquela das ruinas de igatu, são bem pesada por um carro normal (não alto). mais dá para ir com carro normal em qualquer lugar que nos visitamos.
- passeios: o primeiro dia em lençois procuramos por várias agências e na associação de guias (acvl, me parece o nome).... o preço da guia (julho 2015) é 120 rs por passeio, e os roteiros de 1 dia com agência são numa faixa média de 150-200 rs por dia por pessoa tudo incluído (transporte, guia, refeição, gasto da entrada se tiver, etc...). se não tiver necessidade de carro (sossego, ribeirão do meio, serrano), sai mais em conta, mas neste caso contrate o guia direito. claro, nos roteiros de 2/3/4 dias tem que adicionar o pernoitamento etc... o preço sai bem mais caro. o preço do carro faz bastante diferença.
contratando direito com as guias da associação, vai sair mais em conta, más se, como nós, não tem carro, o preço pelo tudo incluído não é muito longe daquele da agência.
- dinheiro: tem o banco do brasil na praça principal, a maioria dos lugares em lençois passa cartão, porém para os passeios tem que levar dinheiro trocado.
- pernoitamento: fomos sempre em lençois, na pousada lua de cristal (excelente escolha! donna rosi é uma jóia de passõa). para quem quisesse viajar também por 2/3 dias, o ideal é se programar e pernoitar na cidade mais perto (capão-mucugê-ibicoara etc...). como que não é simples programar-se antes, data a grande quantidade de maravilhas na chapada, uma boa escolha poderia ser reservar 2/3 noites e se se organizar na hora. porém, se for alta temporada, não sei quanto rápido esgotam as reservas...
- comida: lençois é linda, e cheia de lugares legais. opções ótimas e baratas pelo almoço que a gente experimentou são:
1) fundo de quintal (comida a quilo excelente, cerca de 30 rs por quilo. a noite abre em comenda, pode se organizar com a dona para uma deliciosa galinha caipira... vai chegar muita comida!)
2) o bode grill (comida a quilo excelente, cerca de 35 rs por quilo. a noite faz somente rodízio de pizza a 20 reais.... ótimo preço e pizza razoável, más não pergunte um italiano (como na maioria de pizzarias no brasil)).
3) da zilda (ótima carne temperada, talvéz a melhor que a gente comeu em lençois, comida simples e gostosa.)
4) o lugar ao lado de da zilda: comida simples e bem feita.

pelo jantar, fomos nos
- quilombola (comida boa, moqueca ótima!)
- el jamiro (a gente comeu somente uma pizza, boa: ótimo lugar para aperitivos).
- namoranga (não fomos muito satisfeitos: comida razoável mas carne ruim. um pouco caro pelo nível que a gente comeu)
- bodega (bom para quem quer um jantar mais particular: lugar muito lindo, com música ao vivo. comida bastante boa, alguns pratos refinados. prove o sorvete de caffé com castanhas caramelizadas no final: é uma delicia!!)
- cozinha aberta (cozinha de alto nível mesmo, pratos refinados. massa caseira deliciosa. o preço é um pouco mais alto más a qualidade compensa de longe. altamente aconselhado como opção para um jantar especial).
- café são benedito (ótima opção para antes ou depois do jantar. lugar com atmosfera linda, sorvetes e tortas gostosas, café razoável más com algumas escolhas bem gostosas: o café são benedito, com canela entre outros temperos, é muito bom!)

para concluir. a chapada é um paraíso, lençois uma jóia. não tem como se arrepender...

"Super aconchegante em Ibicoara/Ba - Chapada Diamantina"

Enviada por Jorge Andrade

Foi com amigos em 2013 e achou Excelente!

Arco íris surreal
Arco íris surreal Enviada por Jorge Andrade
Já fui várias vezes na Chapada Diamantina e as cachoeiras mais lindas ficam em Ibicoara. Sempre me hospedava em Mucugê ou Lençóis, porque a cidade só tinha lugares bem simples pra se ficar. Era muito cansativo depois de um passeio espetacular como o do Cachoeira do Buracão fazer uma longa viagem para outras cidades. Tive a grata surpresa dessa vez com a inauguração de uma Pousada simplesmente incrível - Pousada Flor de Lótus - no caminho que vai para as Cachoeiras a 2,5km de entrada da cidade. Muito bem cuidada, área enorme de jardins, chalés amplos com varanda e rede e tudo que se necessita para ficar bem instalado. Atendimento maravilhoso onde os proprietários se esmeram em servir bem e a comida é excelente. Não deixem de experimentar a galinha caipira com pirão, que dentre os acompanhamentos sai um GODÓ que é um prato típico da cidade e é delicioso. Recomendo.

"A bela Mucugê"

Enviada por Jualis

Foi com amigos em 2012 e achou Excelente!

Estive na Chapada Diamantina entre os dias 2 e 5 de agosto, o clima estava muito frio, numa das noites teve baixa de 9,5º, porém durante o dia o clima é ameno. Fiquei hospedado na bela Mucugê, uma cidadezinha charmosa, ruas de pedras, população amistosa e com belos cenários.

Fiz alguns passeios por lá, é interessante providenciar um guia turístico caso vc não conheça o local, destacaria dois lugares incríveis, o 1º fica na própria Mucugê, chama-se Cachoeira do Tiburtino, vc faz uma trilha de uns 40min, a paisagem é belíssima e rende fotos incríveis, ao chegar na cachoreia é um deslumbre sem fim, um detalhe, é bom se informar se a cachoreira está com boa vazão, pois quando está muito seco não se vê muitas quedas d'água. Outro lugar que visitei fica fora de Mucugê, fica num local chamado Nova Redenção, chama-se Poço Azul e custa R$ 15,00 a entrada e vc desce diversos degraus numa trilha ingrime, no fim do trajeto a recompensa é belíssima, uma gruta com até 28m de profundidas cheia de agua azul, é muito lindo!

Lá vc pode fazer flutuação junto ao equipamento dado pelo instrutor, é fantástico e vale cada segundo, as fotos ficam incrivelmente lindas. O melhor horário para visitar o Poço Azul é por volta do meio dia, pois o sol está alto e um raio de luz invade a água dando mais transparencia e realçando o belo tom azul! Gostei tanto de Mucugê que voltei lá no mês seguinte no feriado do 7 de setembro, vale conhecer a Pratinha, Morro de Pai Inácio e lençóis.
Mais dicas

Mais informações e atrações da Chapada Diamantina

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©