Dicas de Viajantes

Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Fantástico"

ANGELA

Enviada por ANGELA

Foi com a família em 2014 e achou Excelente!

Flutuação em águas cristalinas!
Flutuação em águas cristalinas! Foto: Eliza Hossell
O lugar é excelente, com várias cachoeiras, paguei R$ 20,00/pessoa, para ficar o dia todo, tem um restaurante e uma cantina simples, só comi uns salgados e por sinal não recomendo. Já a comida não experimentei.Não leve muita coisa pois só permitem colocar os pertences numa sacola plástica e transparente fornecida por eles. Ah leve um snorkel! Não pode entrar com bebida e comida. Tem armário para guardar os pertences. O carro fica dentro do parque . Tem muita família. Para ter acesso às cachoeiras você vai à pé e sem guia pois são perto uma das outras , e tem guia monitorando as cachoeiras e o acesso se dá por caminhos de madeira tipo pontes. Tem pousadas dentro do parque para quem deseja ficar mais dias. Estava em Imperatriz e de carro deu cerca de 5 h de viajem, porém, vá cedo e retorne cedo pois está acontecendo assaltos na estrada por ser muito deserta. Da BR até chegar na entrada do parque você percorre 26,8 km em estrada de terra é muita poeira e deserto, mas valeu muuuuito a pena!

"Vale a pena as horas de estrada"

Carla

Enviada por Carla

em 2013 e achou Excelente!

Incrível!
Incrível! Enviada por aventuras jas
Quando você for a Chapada Diamantina, não deixe de visitar esse destino. Por ter acesso difícil é um roteiro pouco procurado, mas vale a pena. Como estávamos em Iguatu, a viagem até Ibiacoara foi de 3 horas. Já na cidade é necessário contratar um guia, pois é necessário. De Ibicoara até o Buracão são mais 1:30h de estrada de chão, em condições ruins.

O Buracão é um parque municipal. Do estacionamento até a cachoeira são cerca de 1h de caminhada, com certa dificuldade no trecho final onde descemos um paredão bem ingrime.

Sem dúvidas foi um dos lugares mais lindos que visitamos até agora! Imagine você entrando por um canion estreito, com paredes 'montadas' com pedras sobrepostas numa simetria que só mesmo a natureza consegue fazer, com águas escuras, como em toda a Chapada e no final uma queda d'água de 85m. Você lá dentro, observando isso tudo dentro da água. Há também o acesso pelas paredes do canion, mas garanto que por dentro da água é bem melhor, claro, sempre usando os coletes salva vidas disponíveis no local.

Nossa visita a Chapada Diamantina fechou com chave de ouro! Saímos do Buracão as 15h, bem na hora que o local começou a ficar cheio. De lá fomos até Mucugê, onde as 20:10h sairia nosso ônibus para Salvador.
A Chapada Diamantina é linda! Vocês tem que conhecer!

"Dicas em geral - Chapada Diamantina"

Petrônio

Enviada por Petrônio

Foi com a família em 2014 e achou Excelente!

estive entre 01/03 a 04/03 na chapada (carnaval 2014). seguem algumas dicas:
clima: em relação ao clima, os meses mais secos são entre abril e novembro. no resto do ano, chove bastante na chapada. contudo, as chuvas sempre são passageiras e o sol aparece na maior parte do dia. assim que cheguei na região, me dirigi à cidade de lençóis. chuva forte, trovoadas e raios nos assustaram um pouco. o dia amanheceu totalmente nublado. mas é normal. pouco depois o sol aparece. todos os dias em que estive na chapada foram assim, com chuva a noite toda e muitas nuvens no céu nas primeiras horas da manhã. mas o tempo muda muito. sendo assim, não há muito com o que se preocupar. fiz passeios belíssimos debaixo de muito sol. porém, aconselho verificar a previsão do clima, pois se optar por fazer os passeios muito cedo, há risco de chuva nos períodos mais úmidos.
época para visitar: é aconselhável evitar ir até a chapada nos feriadões. os passeios ficam lotados e as filas de espera são inevitáveis. cheguei a perder um dos passeios, pois a fila dava voltas. também nos meses de chuva mais forte, alguns atrativos não podem ser visitados, pois o nível da água e a força da correnteza impossibilita aproximação a pé e interrompe alguns acessos de veículos.
onde ficar: se for a chapada para ficar pouco tempo, ficar em lençóis é uma boa opção. muitas agências, hotéis e guias turísticos estão à disposição. porém se for ficar mais tempo, é melhor verificar o local de cada passeio e escolher a cidade mais perto. por exemplo, aos poços azul ou encantado, cachoeiras do buracão e fumaçinha, ficam mais perto de mucugê e ibicoara. Para visita às grutas, pai inácio, fazenda pratinha e poço do diabo, ficar lençóis é uma boa opção.
contrate uma agência: ir à chapada é uma experiência única. para quem nunca foi, não vale a pena querer bancar o esperto e tentar fazer as coisas por conta própria ou contratar pessoas sem procedência. contrate serviços de traslado e passeios organizados por uma agência. muita gente quebra a cara por querer economizar. a chapada não é para principiantes. tem que estar sempre acompanhado por quem conhece bem a região, pois o parque é um lugar isolado e de difícil acesso. fiz passeios com um grupo de 04 pessoas e acredito ser o ideal. as agências podem fechar um pacote com 04 pessoas mais 01 guia (veículo, passeio e alimentação inclusos), daí, o grupo fica livre para fazer os passeios num tempo menor e a ordem dos passeios pode ser otimizada.

"Tudo Maravillhoso..."

Enviada por Luciano

Foi com a família em 2015 e achou Excelente!

- Em seguida, a gente foi fazer um roteiro de 2 dias:
Primeiro dia: Cachoeira das orquídeas, do Recanto verde e do Buracão.
Fomos de manha cedo (6:30), de carro, com a nossa guia Nildo, de Lençois até depois de Ibicoara (demora, se não lembro errado, perto de 3 horas). Daí começamos, junto com um guia local (Joelder Dourado, muito atencioso), uma trilha bastante tranquila de 1 hora passando pelas primeiras duas cachoeiras (o recanto verde é uma jóia!!), até chegar num ponto aonde passava o Rio. Aí começou o show mesmo: mergulho na agua do Rio com colete, subida do canyon (lindissimo!!!) nadando, até a boca da Cachoeira do Buracão. A vista é chocante, pois a cachoeira é muito, muito poderosa. Um espectáculo indescritível, e dá para ir abaixo dela encostando-la!!!! A volta, fomos pernoitar em Mucugê, cidade linda. Tempo permitindo, dê uma olhada ao cemitério Bizantino... fomos hospedados na Pousada Pé de Serra (aconselhada!), e comemos ótima picanha num restaurante na praça principal (o nome tem picanha...)... mais especifique mal passada!
Segundo dia: Ruinas de Igatu, poço Azul e Encantado.
De Mucugê, fomos por uma trilha até a cidade de Ruinas de Igatu (cuidados: para quem usasse seu próprio carro, dai para ir más as ruas de terra aí são horríveis!!). Posto tranquillo com aura encantada, gostamos muito, embora não tinha nenhuma maravillha para ser vista. Daí, fomos pelo Poço encantado: uma descida dentro da gruta por 5 minutos nos levou por um espectáculo que nos deixou sem palavras. Só contemplação (P.S.: criança pode entrar somente acima de 11 anos). As inúmera fotos do poço pela Internet explicam, porém somente em parte, o que vai ver. Sensações imperdíveis. Concluindo, fomos pelo Poço Azul: aí é permitido mergulhar, e o comentário é muito parecido ao do Poço encantado: chocante! Porém, cuidados que é bem diferente do primeiro: tem que ver os dois!!

"Tudo Maravillhoso..."

Enviada por Luciano

Foi com a família em 2015 e achou Excelente!

Fomos eu, minha noiva e nossos dois filhos de 7 e 13 anos: a Chapada Diamantina é incrível! Fiquemos 8 dias em Lençois (uma jóia no meio da Bahia, lindissima!) , e fizemos vários passeios com o auxilio de um guia. Em quase todo os passeios, nos tomemos contacto com um guia nota 10, Nildo: foi super-prestativo, muito gentil e atencioso, especialmente nos ajudou muito com nosso filho menor, que o adorou! Deixo o tel. dele: (75) 99661998... super gente boa!

Todos os passeios foram maravilhoso: cada um tem a sua unicidade e não dai para dizer o que foi que a gente gostou mais. Fizemos

- Cachoeira da Fumaça por cima. Sugiro muito levar um guia. Trilha de 7km (ida), Subida pesadinha na primeira hora, mais dai para fazer, depois passeio tranquilo em plano por outra hora. A Fumaça é lindíssima, espetáculo chocante ver o vento que levanta a maioria da água da cachoeira! Paradinha para ver o poço abaixo da cachoeira (384 metros de caida) deitados numa pedra... não recomendado para quem sofre de vertigem! Na volta, parada na cachoeira do Riachinho. Linda, com agua amarelada e.... fria. Ideal para descansar após da trilha.

- Cachoeira do Sossego. Sugiro muito levar um guia. Rapaz, esta trilha (6 km ida) é não trivial. Choveu na noite, e o Rio estava bem cheio, em condições ao limite para ir (com diz o guia, Joel). Tivemos que fazer 5-6 travessias do leito do Rio, descalços sobre as pedras molhadas, e alguns delicados passagens nas pedras ao lado do Rio. Ma valeu a pena! A Cachoeira é lindíssima, bem poderosa, mergulhar nas suas aguas bastante frias foi show depois do cansaço. Na volta, passagem para Ribeirão do meio (ladeira lisa aonde escorre agua, e poças de agua escura entre elas). Muito legal e tranquilo para relaxar.

"Roteiro Mochilão"

Enviada por

em 2006 e achou Excelente!

Quem quer conhecer a Cahpada Diamantina de mochilão e com um roteiro muito interessante eu deixo essa dica: pegue um ônibus na rodoviária de Salvador, de preferência de noite, com destino à cidade de Palmeira, são 7 horas de viagem. Ao chegar na cidade arrume carona com os moradores locais e sigam para uma vila chamada Vale do Capão, são mais ou menos 1:30 de viagem dentro do parque da Chapada. O Capão é uma vila muito pequena mais com um astral maravilhoso! E com certeza lá vocês irão comer a melhor pizza deste planeta. Lá tem campings, pousadas, bares, restaurantes,posto de políca, mercado e orelhão. Perto do Capão existem lindos pontos turísticos: Cachoeira da Fumaça, do Rodas, RioNegro, Angélica, Poço do Gavião... tudo feito por trilhas lindas. Algumas valem a pena a contratação de um guia local. A paz no Capão é algo sobrenatural... esse trajeto não é mto conhecido geralmente as pessoas vão até Lençóis. Espero que vocês conheçam este lugar, e com certeza desta forma será inesquecível!

"Perfeito!"

Bíola

Enviada por Bíola

Foi com amigos em 2008 e achou Excelente!

Pôr-do-Sol no Riachinho
Pôr-do-Sol no Riachinho Enviada por Bíola
O Vale do Capão é simplesmente um Paraíso! Um dos lugares mais lindos que já tive a honra de conhecer. Como dizem os moradores de lá (gente finissíma - todos!), é preciso ser amigo de Deus para ter a honra de colocar os pés em um lugar tão perfeito. São paisagens indescritíveis.  Só indo até lá conferir. Mas, dentre todas, tem uma ali, pertinho, pertinho que é o Pôr-do-sol no Riachinho. Uma cachoeira próximo a Vila e despretenciosa. Sem a altura da Fumaça ou a dificuldade de chegar do 21, mas, um charme excepicional. Não percam a oportunidade de um final de dia como aquele.

"Simples/comida espetacular"

Enviada por Roberto

em 2019 e achou Excelente!

Pousada e Restaurante du Mario - Melhor pousada p se ficar em Ibicoara. Simples, porém muito limpa. E o melhor de tudo é o grande ilustre Sr Mario, pessoa espetacular, atende muito bem, culinária nota 10, não deixem de comer a moqueca de peixe. Fica uns 200 mts do centro, vale muito a pena. 

"Viagem perfeita..."

Enviada por Déia

Foi a dois em 2011 e achou Excelente!

Sempre tiro dicas preciosas desse site e nada mais justo do que também contribuir um pouco.
A Chapada é impagável e inarrável, tamanha singularidade da sua beleza.
Estive com meu namorado em Outubro de 2011 e conhecemos Rio Mucugêzinho, Gruta Azul, Gruta da Pratinha, Gruta da Lapa Doce, Morro do Pai Inácio, Serrano, Salão de areias e Cachoeira da Primavera.

Mergulhar na gruta da Pratinha é mágico... Água transparente, peixes coloridos.
Tirolesa no rio Pratinha é uma bela sensação de liberdade.
A gruta azul é um fenômeno de beleza para os olhos.
A Gruta da Lapa Doce é indescritível... Um show de história contada pela própria natureza... Das formações, ao incrível ?som? de silencio.
O Morro do Pai Inácio faz tudo valer a pena... O pôr do sol é um presente Divino, a vista tem uma beleza tão grandiosa que as palavras se perdem.
Enfim, fica a vontade de voltar, vivenciar tudo novamente e conhecer muito mais.
A noite de Lençóis é ótima. Opções gastronômicas para todos os paladares e bolsos.
Ficamos hospedados no Hotel de Lençóis, responsável por tornar nossa viagem ainda melhor. O quarto que ficamos possuía rede na varanda com linda vista para o bosque, quarto amplo e confortável, hotel com beleza e história, bem cuidado e com funcionários atenciosos e prestativos, estrutura para proporcionar relaxamento e lazer, além de um café da manhã farto e muito saboroso.

Fizemos os passeios pela agência Cirtur... Super indicada. Prestativos, pontuais, além do guia Nelson (Junior) que fez toda diferença. Transmitia com propriedade a história dos locais, divertia a viagem e ainda ganhamos um excelente fotografo. Fica a dica. A chapada realmente oferece renovação para o corpo e para alma.

"Lindo Demais!"

íse oliver

Enviada por íse oliver

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

Raio de luz incide nas águas de fevereiro a setembro
Raio de luz incide nas águas de fevereiro a setembro Foto: Branco Pires - guiachapadadiamantina.com.br
Nossa parece encantado mesmo, o nome tá certo. Coisa linda, pena que não pode mais nadar nesse. Só no poço azul. Mas foi ótimo as fotos ficaram lindas. 
Mais dicas

Mais informações e atrações da Chapada Diamantina

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©