Dicas de Viajantes

Passeio/Vale do Pati - Cachoeirão por cima
Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Lindo Demais!"

íse oliver

Enviada por íse oliver

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

Raio de luz incide nas águas de fevereiro a setembro
Raio de luz incide nas águas de fevereiro a setembro Foto: Branco Pires - guiachapadadiamantina.com.br
Nossa parece encantado mesmo, o nome tá certo. Coisa linda, pena que não pode mais nadar nesse. Só no poço azul. Mas foi ótimo as fotos ficaram lindas. 

"Espetacular!!! Imperdível!!!"

Enviada por Maria Helena Cardoso

Foi com amigos em 2015 e achou Excelente!

Vista de cima
Vista de cima Enviada por Celsinho
Estive la, no dia 1º de novembro/2015, não tinha lido nada a respeito, fui por indicação da dona da pousada Casarão do Mucugê, portanto parti para a aventura sem saber onde iria chegar. Ao chegar em Ibicoara não encontramos guia para nos acompanhar, sendo obrigatório sua companhia. Ao chegar na entrada do parque, depois de 25Km, estradinha de terra, com aclives e declives, aguardamos na portaria para formar um grupo com 8 pessoas e um guia para nos levar à cachoeira. 

Resolvida esta questão partimos mais alguns Km até o estacionamento de onde segue-se 3Km de caminhada até o buracão. Considero que são 2 de trilha leve, seguindo as margens do rio, com lindas paisagens e o ultimo Km moderado com trechos mais ingrimes, pedras e escadas até chegar ao ponto final. Antes do buracão uma bela cachoeira é contemplada só de passagem, a ansiedade para se chegar ao final é grande! Chega a entrada do canyon, por onde é preciso atravessar para poder se deparar com raro espetáculo da natureza. Emocionante, imperdível para quem ama a natureza e seus espetáculos. Informações iniciais diziam que são 90 metros de altura, o paredão é indescritível, somente estando lá para sentir. Fui pelo paredão a outra alternativa é ir pela água nadando, como não sei nadar não arrisquei...

Ainda não conheço toda Chapada Diamantina, comecei por Mucugê, onde tem vários atrativos interessantes sobre o garimpo no seculo XVIII, porem ir a Ibicoara e conhecer o Buracão, faz você voltar e continuar a desbravar a Chapada, creio que comecei pelo lugar certo. Valeu demais o passeio e as descobertas.

"Almoçando como se fosse em sua casa"

Ruth

Enviada por Ruth

Foi com a família em 2012 e achou Excelente!

Vale a pena conferir a simplicidade e cardápio de dar água na boca nesse restaurante muito singular:Vc. mesmo se serve na cozinha de D. Nena, uma agradável e simpática senhora.Depois, experimente seus deliciosos doces caseiros.Tudo de bom !!!

"Ótimo Passeio"

Enviada por Fabio

Foi a dois em 2008 e achou Excelente!

Super legal!!!
Super legal!!! Enviada por Guto
A trilha para a cachoeira do Sosssego dura entre 2 a 3 horas, dependendo do seu ritmo e tem bastante pedras, subidas e descidas. O ideal é ir quando o rio não está muito cheio, assim pode-se tomar banho nela quando chegar. Também tem uma pedra da qual de pode pular no poço.

"Dicas: carro, passeios, comida, pernoitamento"

Enviada por Luciano

Foi com a família em 2015 e achou Excelente!

algumas dicas gerais sobre a nossa viagem:
- carro: o ideal seria alugar um carro em salvador, pois é bem menos caro do que lençois (cerca de 120 reais por dia em vez de 180). porém, cuidados que algumas trilhas, como aquela das ruinas de igatu, são bem pesada por um carro normal (não alto). mais dá para ir com carro normal em qualquer lugar que nos visitamos.
- passeios: o primeiro dia em lençois procuramos por várias agências e na associação de guias (acvl, me parece o nome).... o preço da guia (julho 2015) é 120 rs por passeio, e os roteiros de 1 dia com agência são numa faixa média de 150-200 rs por dia por pessoa tudo incluído (transporte, guia, refeição, gasto da entrada se tiver, etc...). se não tiver necessidade de carro (sossego, ribeirão do meio, serrano), sai mais em conta, mas neste caso contrate o guia direito. claro, nos roteiros de 2/3/4 dias tem que adicionar o pernoitamento etc... o preço sai bem mais caro. o preço do carro faz bastante diferença.
contratando direito com as guias da associação, vai sair mais em conta, más se, como nós, não tem carro, o preço pelo tudo incluído não é muito longe daquele da agência.
- dinheiro: tem o banco do brasil na praça principal, a maioria dos lugares em lençois passa cartão, porém para os passeios tem que levar dinheiro trocado.
- pernoitamento: fomos sempre em lençois, na pousada lua de cristal (excelente escolha! donna rosi é uma jóia de passõa). para quem quisesse viajar também por 2/3 dias, o ideal é se programar e pernoitar na cidade mais perto (capão-mucugê-ibicoara etc...). como que não é simples programar-se antes, data a grande quantidade de maravilhas na chapada, uma boa escolha poderia ser reservar 2/3 noites e se se organizar na hora. porém, se for alta temporada, não sei quanto rápido esgotam as reservas...
- comida: lençois é linda, e cheia de lugares legais. opções ótimas e baratas pelo almoço que a gente experimentou são:
1) fundo de quintal (comida a quilo excelente, cerca de 30 rs por quilo. a noite abre em comenda, pode se organizar com a dona para uma deliciosa galinha caipira... vai chegar muita comida!)
2) o bode grill (comida a quilo excelente, cerca de 35 rs por quilo. a noite faz somente rodízio de pizza a 20 reais.... ótimo preço e pizza razoável, más não pergunte um italiano (como na maioria de pizzarias no brasil)).
3) da zilda (ótima carne temperada, talvéz a melhor que a gente comeu em lençois, comida simples e gostosa.)
4) o lugar ao lado de da zilda: comida simples e bem feita.

pelo jantar, fomos nos
- quilombola (comida boa, moqueca ótima!)
- el jamiro (a gente comeu somente uma pizza, boa: ótimo lugar para aperitivos).
- namoranga (não fomos muito satisfeitos: comida razoável mas carne ruim. um pouco caro pelo nível que a gente comeu)
- bodega (bom para quem quer um jantar mais particular: lugar muito lindo, com música ao vivo. comida bastante boa, alguns pratos refinados. prove o sorvete de caffé com castanhas caramelizadas no final: é uma delicia!!)
- cozinha aberta (cozinha de alto nível mesmo, pratos refinados. massa caseira deliciosa. o preço é um pouco mais alto más a qualidade compensa de longe. altamente aconselhado como opção para um jantar especial).
- café são benedito (ótima opção para antes ou depois do jantar. lugar com atmosfera linda, sorvetes e tortas gostosas, café razoável más com algumas escolhas bem gostosas: o café são benedito, com canela entre outros temperos, é muito bom!)

para concluir. a chapada é um paraíso, lençois uma jóia. não tem como se arrepender...

"Dicas para viajar de carro p Chapada"

Enviada por Flávia

Foi a dois em 2013 e achou Excelente!

Olá! Fui p Chapada c meu marido na semana passada. Passamos 03 dias lá. Fomos até Salvador, alugamos um carro pela Unidas (muito bom). Não há necessidade de guia para a maioria dos passeios, somente para alguns passeios onde as cachoeiras ficam mais distantes, e vc tem q caminhar por vários quilômetros p chegar, pois pode ser perigoso se perder na mata. Para passeios mais curtos e que são possíveis de se chegar de carro, há placas, orientação e funcionários dentro das fazendas e parques, que servem de acesso ás atrações. Vc terá que pagar para ter acesso á todas elas, as taxas variam de 5,00 á 40,00. Nos hospedamos em Andaraí, mas qdo voltarmos á Chapada ficaremos em Lençois, que possui melhor infraestrutura, é bem localizada p os passeios, e á noite vc se sente em uma cidade caiçara, é bem gostoso. O almoço no Poço Azul foi o melhor de todos! A Dona Alice é uma fofa e a comida é uma delícia...! A Gruta da Damarota é maravilhosa! Tem uma energia incrível, e o Tetê é um senhor muito simples e humilde, muito gente fina, que cuida de 02 filhinhos sozinho, batalhador... Conselho ficar pelo menos 01 semana p conhecer várias cachoeiras. Ficamos apenas 03 dias, uma pena não poder ficar mais tempo... mas valeu! Lugar lindo e cheio de energia, muito bom!!

"Vista Espetacular"

íse oliver

Enviada por íse oliver

Foi a dois em 2014 e achou Muito bom

Perfeição
Perfeição Enviada por Jaqueline Gomes dos Santos
Foi ótimo demais! Fotos lindas e paisagem maravilhosa, sem falar que a história de porque o nome do morro é esse é super romântica! Amei, voltarei mais vezes.

"Melhor Comida Desta Região e Simpatia e Carinho Não Faltaram"

SÉRGINHO-PEIXE

Enviada por SÉRGINHO-PEIXE

Foi a dois em 2015 e achou Excelente!

Comi uma muqeca de palmito de jaca incrível inédito na minha vasta esperiência culinária...e o carinho da família na casa da dna maria...voce vai passear na cachoeira enquanto ela prepara...é na hora tudo fresquinho. Amei.

"Não deixe de visitar as melhores atrações da Chapada Diamantina"

Enviada por João guia de turismo - Ibicoara Chapada Diamantina

em 2012 e achou Excelente!

Na volta da trilha, dá para ver a queda e o buraco de cima
Na volta da trilha, dá para ver a queda e o buraco de cima Foto: Guto
Sou guia de turismo e ecoturismo aqui em Ibicoara e todas as vezes que faço passeios nas cachoeiras daqui mim sinto cada vez mais renovado. É um verdadeiro paraíso para quem busca tranquilidade e paz espiritual. As principais atrações são as cachoeiras do Buracão e Fumacinha, consideradas as mais lindas do Brasil e do mundo.

O Buracão tem 85m de queda e um canyon sinuoso que não se ver em nenhum outro lugar do mundo e á a mais visitada de toda Chapada Diamantina. A Fumacinha tem cerca de 290m de altura e um canyon com mais de 200m de altura em formato sinuoso, paredões verticais e 7km de extensão. O passeio para a Fumacinha é feito em épocas que o rio não esteja cheio. Não deixe de visitar essa e outras belezas naturais de Ibicoara. Cachoeira do Licuri, Véu de Noiva, Rio Preto e muito mais!

"Chapada Diamantina"

Enviada por Simone de Abreu

em 2018 e achou Excelente!

Muito bom, não contratei empresa de turismo, fui com a cara e coragem, optei por um guia da região, Madson, nota 1000.
Mais dicas

Mais informações e atrações da Chapada Diamantina

Copyright 2000-2019 Férias Brasil©