Dicas de Viajantes

Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Chapada Diamantina"

Enviada por Simone de Abreu

em 2018 e achou Excelente!

Muito lindo vale a pena conhecer.

"Super aconchegante em Ibicoara/Ba - Chapada Diamantina"

Enviada por Jorge Andrade

Foi com amigos em 2013 e achou Excelente!

Arco íris surreal
Arco íris surreal Enviada por Jorge Andrade
Já fui várias vezes na Chapada Diamantina e as cachoeiras mais lindas ficam em Ibicoara. Sempre me hospedava em Mucugê ou Lençóis, porque a cidade só tinha lugares bem simples pra se ficar. Era muito cansativo depois de um passeio espetacular como o do Cachoeira do Buracão fazer uma longa viagem para outras cidades. Tive a grata surpresa dessa vez com a inauguração de uma Pousada simplesmente incrível - Pousada Flor de Lótus - no caminho que vai para as Cachoeiras a 2,5km de entrada da cidade. Muito bem cuidada, área enorme de jardins, chalés amplos com varanda e rede e tudo que se necessita para ficar bem instalado. Atendimento maravilhoso onde os proprietários se esmeram em servir bem e a comida é excelente. Não deixem de experimentar a galinha caipira com pirão, que dentre os acompanhamentos sai um GODÓ que é um prato típico da cidade e é delicioso. Recomendo.

"A bela Mucugê"

Enviada por Jualis

Foi com amigos em 2012 e achou Excelente!

Estive na Chapada Diamantina entre os dias 2 e 5 de agosto, o clima estava muito frio, numa das noites teve baixa de 9,5º, porém durante o dia o clima é ameno. Fiquei hospedado na bela Mucugê, uma cidadezinha charmosa, ruas de pedras, população amistosa e com belos cenários.

Fiz alguns passeios por lá, é interessante providenciar um guia turístico caso vc não conheça o local, destacaria dois lugares incríveis, o 1º fica na própria Mucugê, chama-se Cachoeira do Tiburtino, vc faz uma trilha de uns 40min, a paisagem é belíssima e rende fotos incríveis, ao chegar na cachoreia é um deslumbre sem fim, um detalhe, é bom se informar se a cachoreira está com boa vazão, pois quando está muito seco não se vê muitas quedas d'água. Outro lugar que visitei fica fora de Mucugê, fica num local chamado Nova Redenção, chama-se Poço Azul e custa R$ 15,00 a entrada e vc desce diversos degraus numa trilha ingrime, no fim do trajeto a recompensa é belíssima, uma gruta com até 28m de profundidas cheia de agua azul, é muito lindo!

Lá vc pode fazer flutuação junto ao equipamento dado pelo instrutor, é fantástico e vale cada segundo, as fotos ficam incrivelmente lindas. O melhor horário para visitar o Poço Azul é por volta do meio dia, pois o sol está alto e um raio de luz invade a água dando mais transparencia e realçando o belo tom azul! Gostei tanto de Mucugê que voltei lá no mês seguinte no feriado do 7 de setembro, vale conhecer a Pratinha, Morro de Pai Inácio e lençóis.

"Tudo Maravillhoso..."

Enviada por Luciano

Foi com a família em 2015 e achou Excelente!

Fomos eu, minha noiva e nossos dois filhos de 7 e 13 anos: a Chapada Diamantina é incrível! Fiquemos 8 dias em Lençois (uma jóia no meio da Bahia, lindissima!) , e fizemos vários passeios com o auxilio de um guia. Em quase todo os passeios, nos tomemos contacto com um guia nota 10, Nildo: foi super-prestativo, muito gentil e atencioso, especialmente nos ajudou muito com nosso filho menor, que o adorou! Deixo o tel. dele: (75) 99661998... super gente boa!

Todos os passeios foram maravilhoso: cada um tem a sua unicidade e não dai para dizer o que foi que a gente gostou mais. Fizemos

- Cachoeira da Fumaça por cima. Sugiro muito levar um guia. Trilha de 7km (ida), Subida pesadinha na primeira hora, mais dai para fazer, depois passeio tranquilo em plano por outra hora. A Fumaça é lindíssima, espetáculo chocante ver o vento que levanta a maioria da água da cachoeira! Paradinha para ver o poço abaixo da cachoeira (384 metros de caida) deitados numa pedra... não recomendado para quem sofre de vertigem! Na volta, parada na cachoeira do Riachinho. Linda, com agua amarelada e.... fria. Ideal para descansar após da trilha.

- Cachoeira do Sossego. Sugiro muito levar um guia. Rapaz, esta trilha (6 km ida) é não trivial. Choveu na noite, e o Rio estava bem cheio, em condições ao limite para ir (com diz o guia, Joel). Tivemos que fazer 5-6 travessias do leito do Rio, descalços sobre as pedras molhadas, e alguns delicados passagens nas pedras ao lado do Rio. Ma valeu a pena! A Cachoeira é lindíssima, bem poderosa, mergulhar nas suas aguas bastante frias foi show depois do cansaço. Na volta, passagem para Ribeirão do meio (ladeira lisa aonde escorre agua, e poças de agua escura entre elas). Muito legal e tranquilo para relaxar.

"Lindo!"

Enviada por Max

Foi com amigos em 2009 e achou Excelente!

Vista do Pai Inácio no sentido do Vale do Capão com o Morrão ao fundo.
Vista do Pai Inácio no sentido do Vale do Capão com o Morrão ao fundo. Enviada por Natália
Escalando os 400 m de trilha que liga o fim do asfalto ao topo do morro do Pai Inácio. Do seu pico, que fica a 1.150 m acima do nível do mar, avista-se a Serra do Sincorá, a Serra da Bacia e a Serra da Chapadinha. Ele está localizado cerca de 30 km a partir do centro de Lençóis. São 5 h de caminhada. Do alto deste mirante natural, tem-se uma visão de 360 graus da paisagem, que torna-se ainda mais encantadora ao sol poente. O perfil das serras verde-azuladas se confunde com nuvens douradas, o vento é muito frio e completa a sensação de estar no topo do mundo. O nome do morro deve-se a uma lenda existente na região. Segundo ela, um escravo, Inácio, apaixonou-se pela esposa de um poderoso coronel. Quando um dia ele descobriu o romance, mandou pistoleiros no seu encalço. Inácio foi encurralado no alto dessa montanha, e não tendo como escapar, saltou com a sombrinha da amada. Conta-se que muitos conseguiram ver Pai Inácio correndo entre os vales para nunca mais voltar.

"Viagem perfeita..."

Enviada por Déia

Foi a dois em 2011 e achou Excelente!

Sempre tiro dicas preciosas desse site e nada mais justo do que também contribuir um pouco.
A Chapada é impagável e inarrável, tamanha singularidade da sua beleza.
Estive com meu namorado em Outubro de 2011 e conhecemos Rio Mucugêzinho, Gruta Azul, Gruta da Pratinha, Gruta da Lapa Doce, Morro do Pai Inácio, Serrano, Salão de areias e Cachoeira da Primavera.

Mergulhar na gruta da Pratinha é mágico... Água transparente, peixes coloridos.
Tirolesa no rio Pratinha é uma bela sensação de liberdade.
A gruta azul é um fenômeno de beleza para os olhos.
A Gruta da Lapa Doce é indescritível... Um show de história contada pela própria natureza... Das formações, ao incrível ?som? de silencio.
O Morro do Pai Inácio faz tudo valer a pena... O pôr do sol é um presente Divino, a vista tem uma beleza tão grandiosa que as palavras se perdem.
Enfim, fica a vontade de voltar, vivenciar tudo novamente e conhecer muito mais.
A noite de Lençóis é ótima. Opções gastronômicas para todos os paladares e bolsos.
Ficamos hospedados no Hotel de Lençóis, responsável por tornar nossa viagem ainda melhor. O quarto que ficamos possuía rede na varanda com linda vista para o bosque, quarto amplo e confortável, hotel com beleza e história, bem cuidado e com funcionários atenciosos e prestativos, estrutura para proporcionar relaxamento e lazer, além de um café da manhã farto e muito saboroso.

Fizemos os passeios pela agência Cirtur... Super indicada. Prestativos, pontuais, além do guia Nelson (Junior) que fez toda diferença. Transmitia com propriedade a história dos locais, divertia a viagem e ainda ganhamos um excelente fotografo. Fica a dica. A chapada realmente oferece renovação para o corpo e para alma.

"Água Geladinha Deliciosa Pós Caminhada"

íse oliver

Enviada por íse oliver

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

Mucugezinho vale a pena ir...maravilhoso!
Mucugezinho vale a pena ir...maravilhoso! Enviada por Nal
Maravilhoso, a caminhada cansa um pouco antes de chegar lá mas vale super apena.
Depois de aquecer o corpo subindo e descendo pedras no caminho, finalizar o passeio com um banho de cachoeira é a melhor forma.

"Como se locomover na região"

Enviada por Nelson Rodrigues

Foi com a família em 2013 e achou Excelente!

A Chapada Diamantina é simplesmente maravilhosa, mas tem que ter preparo físico para encarar alguns passeios como os 12 Km da cachoeira da Fumaça (linda!). Sugiro permanecer uma semana em Lençóis com 1 pernoite em Mucugê. Diante da dúvida inicial entre alugar carro em Salvador ou Lençóis ou utilizar os serviços de agências locais de turismo, preferi contratar um guia com carro diretamente em Lençóis. Saiu mais em conta (3 pessoas) e a liberdade foi total. Fizemos nosso próprio roteiro auxiliado pelo guia e foi possível alterá-lo a qualquer momento (por conta da chuva ou dias mais movimentados que acarretam em filas em algumas atrações).

Fica a dica. Vá de ônibus de Salvador para Lençóis (7 a 8 horas de viagem) e o guia pega na rodoviária e leva para o hotel. O guia que contratei foi o Dairone (tel. (75) 99651747 ou (75) 99080174), muito experiente, atencioso, pontual, excelente fotógrafo, motorista nota dez e ótima companhia. Ele possui um Fiat Uno com ar condicionado - marca mais utilizada na região.

"Oitava Maravilha !!!!!!!"

Enviada por Denis

Foi com amigos em 2013 e achou Excelente!

Vista de cima
Vista de cima Enviada por Celsinho
Sou suspeito para falar da Chapada, pois adoro aquele lugar... A Cachoeira do buracão é a mais linda de todas. Para Chegar a pessoa caminha bastante numa trilha traquila. No final da trilha vc pode optar em ir pelas pedras ou nadando com ajuda de colete. Pessoalmente, o melhor é nadando ! Outra dica, é nadar até a cachoeira e ficar em baixo dela deixando a água cair em sua cabeça... Esse banho é coisa de outro mundo, vc fica novo e pronto para qualquer coisa... Ahhh faça com guia.

"Conheça a Vila de Capão!"

Enviada por Ariane

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

Voltando da Cachoeira da Fumaça, final de tarde na trilha com o Morrão ao fundo.
Voltando da Cachoeira da Fumaça, final de tarde na trilha com o Morrão ao fundo. Enviada por Natália
Quando estava planejando minha viagem a chapada já me disseram: Conheça Capão, mas não botava tanta fé até ir ao local.
Dá vontade de morar lá, de verdade, até cheguei a pensar em que poderia trabalhar lá!
A noite duas boas opções são a pizzaria de dois sabores e o chopp artesanal. O chopp não é do Capão, mas se tornou um atrativo da cidade e a pizzaria (que tem somente um sabor salgado - queijo, cenoura, etc e um doce - banana e etc) é muito boa! É diferente da pizza de paulista!!!
Ficamos na Pousada do Capão e recomendo! Porém para se hospedar lá precisa ter um meio de transporte, pois ela fica a 3 km da vila.
O valor da diária foi R$ 120,00 o casal no quarto mais simples (mas como eles estavam em reforma recebemos um up grade e ficamos num quarto de categoria superior pelo mesmo preço). Ela é ótima! É só procurar algumas fotos que vai se surpreender!
Mais dicas

Mais informações e atrações da Chapada Diamantina

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©