Andaraí / Igatu

Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Dicas de Viajantes

Andaraí / Igatu

A pequenina e antiga cidade de garimpeiros - Andaraí - é o ponto final da trilha do Vale do Pati. A infraestrutura é pequena, porém, as belezas naturais são surpreendentes. Por lá estão o Poço Azul, uma caverna inundada por águas cristalinas; e os Marimbus, como é chamado o trecho alagado da região, também conhecido como Pantanal da Chapada. Para explorar a área há passeios de canoa em meio a vitórias-régias, samambaias d'água, jacarés, pacas e capivaras.

Uma estrada sinuosa leva ao fotogênico distrito de Igatu, cerca de 15 quilômetros adiante, famoso pelas ruas, muros, ruínas e casas (algumas restauradas) de pedra onde viveram os garimpeiros no século 19. Os aventureiros vinham de todos os cantos atrás das riquezas escondidas na maior mina de diamantes da região, a Brejo-Verruga, de 380 metros e aberta à visitação. A vila chegou a ter mais de nove mil moradores e hoje contabiliza cerca de 300 pessoas.

Quem chega ao povoado se encanta também com artesanato - exposto em locais agradáveis como a Galeria Arte & Memória, um mix de museu e galeria de arte ao ar livre, café e loja. E tem ainda a singela igreja de São Sebastião - em pedra - e seu pequeno cemitério bizantino, perfeitamente restaurados.

Andaraí fica a cerca de 100 quilômetros de Lençóis (BR-242 e BR-142).


Mais informações e atrações da Chapada Diamantina

Copyright 2000-2019 Férias Brasil©