Estivemos uma semana em Salvador, e posso dizer sem receio que esta cidade está cada vez melhor. Estávamos com duas senhoras e nossa preocupação era fazermos atividades com o máximo de segurança.
Alugamos um apart em Ondina, no Atlantic Towers, através do alugue temporada. Tudo foi perfeito. Na chegada nossa identificação foi feita na portaria, sem problema algum. O apart é bem mobiliado e confortável, com limpeza diária. O proprietário mantém o contato prontamente.
A proximidade dos pontos de ônibus permite o deslocamento a todos os pontos turísticos com segurança. O bairro é bem tranquilo. Usamos o transporte coletivo sempre para idas a praia, shopping e Pelourinho. Táxi somente para retorno de passeios à noite. Tivemos também apoio de taxinicolau (71 96079412) para transfer, e do guia Alexandre (71 99491774) para passeios no Pelourinho e Ilha de Itaparica. Em Porto da Barra (eleita nossa praia favorita), o acarajé da Suzana e o atendimento na barraca da Mari nos conquistaram. Como não querer voltar???
Gente eu e minha esposa passamos o Carnaval 2012 em Salvador e gostaria aqui de passar um pouco das nossas impressões:
Em se tratando de carnaval em Salvador é evidente que você precisa tratar tudo com muita antecedência para não morrer numa pequena fortuna. Passamos um ano planejando e deu tudo certinho. Ficamos em um hotel ao lado do shopping iguatemi, muito bem localizado, o que facilitou muito a nossa locomoção. O povo bahiano é por demais hospitaleiro, não precisa entrar na neura de que vai ser assaltado, etc.é evidente que, como em qualquer lugar, não pode vacilar, você deve andar como eles, meia chinelo bermuda, documento e dinheirinho trocado para comprar as periguetes (cerveja em lata de 237 ml) no decorrer do trio. Outra coisa eles são bem honestos, o que acertar com você é o que vai ser cobrado e não existirá mais nem pedido de desconto, nem de gorjeta. TAXI: existem duas formas de usar taxi lá, combinando o preço antes ou no taximetro, nas várias combinações que fiz o taximetro sempre deu mais barato. Agora combinem antes a forma de pagamento, pois o combinado não custa caro. Existe transporte pirata também.
Fomos de ônibus até a praia de patamares, muito bonita por sinal, e próxima. O transporte coletivo funciona muito bem, todos te dão informação certinha, e o povo falta de deixar na porta do lugar pra ajudar a chegar..rsss. Blocos: sem dúvida uma das maiores emoções de nossa vidas. Eu e minha esposa gostamos muito, a pegação que rola sempre e tal é mais com a mulecada que quando ve que você tá acompanhado te respeita e parte e ainda pede desculpa. Se você fica com falta de ar não vá pra frente do trio, nós como não temos nos acabamos de dançar.
Se você é um casal que curte mais vinho, não tem tanta animação, acha que passou da época, o conselho que damos é que você NÃO VÁ! pois vão acabar brigando e jogando fora a oportunidade de se divertirem, existem outras opções pra vocês nessa época.
Nós temos um filho de onze anos, somos casados faz 13 e não deixamos perder a alegria que tinhamos no início de namoro, os objetivos são diferentes, antigamente iamos para namorar, hoje sem essa preocupação pois sabemos que seremos eternos namorados, mesmo casados.
Camarote: Ficamos em dois camarotes muito bons, com estrutura boa, bebida e comida a vontade, mas confesso que no bloco é muito melhor, apesar de ser bom dar uma alternada Bloco/Camarote pra dar uma descansada, pois o ritmo é bem frenético.
Bandas: sem dúvida chiclete é o melhor, mas ivete, asa, banda eva são muito boas, bem animados, os trios bem organizados.
Banheiros: Outra preocupação nossa, principalmente da minha esposa, era a questão dos banheiros. Vamos ser bem sinceros os banheiros dos trios são bem limpos, chega a ser cheiroso, sem brincadeira. O dos camarotes idem.
Comida: Como ficamos ao lado do shopping, a praça de alimentação era a nossa melhor opção, mas fica a dica, se você tem problemas estomacais não vá ficar comendo bagulho no meio da rua porque você vai passar mal. Sol: Protetor solar na veia, o sol de lá queima mesmo. Temos muitos amigos, mas somos o tipo de casal que consegue se divertir sozinho, não precisamos estar sempre em procissão para nos divertir. Se você precisa de gente animada para entrar no clima, é bom que você vá acompanhado de pessoas/casais animados sob pena de você pifar no meio do bloco e não consegui nem chegar ao final do percurso.
Circuitos: Barra/Ondina traz as bandas da moda - Campo Grande traz os blocos mais de raiz, apesar de um ou outro dia ter também as bandas boas, o chiclete esse ano por exemplo fez o circuito do campo grande sem cordas.
Dinheiro: os casais tem que colocar na cabeça nessa época que estão de férias, são só cinco dias, se for se preocupar com cinco reais a mais ou a menos, vão brigar. Tudo dá pra ser negociado, mas de fato, no carnaval, as coisas são um pouco mais caras mesmos, afinal é a melhor época do ano na Bahia.
"O pelourinho me surpreendeu! contrariando tudo que eu ouvi falar!"
Enviada por Fernanda
Foi
a dois
em 2017
e achou Muito bom
O pelourinho me surpreendeu! contrariando tudo que eu ouvi falar! Local limpo, muito... mas muito bem policiado. Fui durante o dia e durante uma tarde na volta de um passeio de barco. No elevador Larceda vi alguns guias turísticos que ficam no local oferecendo o serviço para ensinar a história da cidade, as baiana que tiram fotos (pagas) e uns vendedores que te dão uma fitinha ou cordãozinho de presente com o intuito de te vender outros, rs. Logo em seguida fui até o pelourinho andando mesmo e foi tranquilo. Agitação normal de cidade turística. O policiamento era muito grande, pelo menos lá no centro de salvador. Segundo os moradores de lá a situação da cidade mudou muito com a nova gestão.
Estive no mês de abril de 2012 em Salvador e arredores. Passamos dez dias muito felizes. Como já esperava nem tudo são flores. Em todos os pontos turísticos de Salvador; pelourinho, farol da barra, Igreja do Bonfim vão querer colocar fitinhas e colares a todo custo, fuja disso!
Afinal nada é de graça em Salvador. E cuidado com os guardadores de carro nestas regiões, negocie antes de estacionar. O mercado modelo tem muita coisa com preço bacana, vale a pena conferir. No pelourinho a igreja de São Francisco também vale a pena entrar. O pelourinho tem uma área policiada, se limite a ela. Então alugue um carro e desbrave as praias que margeiam a Estrada do Coco, desde as menos exploradas com Imbaçaí, até a Paria do Forte. Tem paisagens paradisíacas. Vilas do AtLântico e Flamengo também são ótimas e mais proximas. Em Salvador a melhor moqueca e melhor atendimento foi no Caranguejo do Sergipe da barra, além de ser no lado de um posto policial,recomendo!
E não deixe de ir a Morro de São Paulo, fiquei somente dois dias lá. O que deixou o belo pretexto de voltar, pois este lugar merece uns quarto dias! Para chegar lá fomos de catamarã que se pega no porto de Salvador, esta não foi a melhor parte, afinal quase todo mundo enjoa. Mas chegando lá e tudo é maravilhoso. Se respira outros ares. Não existem pedintes, ou alguém tentando tirar vantagem. As pessoas são alegres, divertidas. Ficamos na segunda praia na pousada Bahia Brasil, que recomendo, instalações confortáveis e execelente café da manhã.
Lá se anda a noite com muita tranquilidade,todos os restaurantes da segunda praia ascendem velas criando um cenário muito bonito a noite, e lá também acontece o luau, que não se paga. E em geral, mesmo sendo uma ilha as coisas não são muito caras.
Piatã não é uma praia tão conhecida pelos turistas. Fica antes de Itapuã que ficou famosa por causa da música, mas na realidade não é tão boa. Cria-se muita expectativa por sua fama.
Eu frequentava Piatã quando criança, e continua um lugar muito bom para famílias, pois tem uma área nas pedras que forma pequenas piscinas naturais com possibilidade de ver peixinhos. Ideal para crianças pequenas.
Ah! O ideal é ir na maré baixa, pois na maré alta não tem as piscinas naturais.
Não perca a oportunidade de conhecer um local maravilhoso, se não puder ficar lá que é o ideal, porque quando vamos de passeios contratos no melhor temos que vir embora, o tempo de duração para chegar são 3hs para ir e 3hs para voltar, vale a pena conhecer, realmente é apaixonante, com opções de barracas com preços bons, você pode sentar nas cadeiras sem a preocupação de ter que pagar absurdo, só é cobrado o que consome nada mais e o melhor aceitam cartão. Um mar calmo com água morna realmente um paraíso.
Se for com muitas malas cuidado porque tudo é feito a pé, a subida inicial é um pouco puxada e depois tem que descer e dependendo do peso da bagagem vale a pena contratar um táxi, os meninos cobram a partir de R$ 10,00 por mala e tamanho.
O local é constituído por 5 Ilhas, infelizmente não tive tempo para ir até Ilha 5, mas como a maré estava baixa, fui andando até a Ilha 4 pela areia.
Entrada atualmente esta sendo cobrada R$ 15,00 reais, idosos não pagam.
Bom pessoal, dei várias dicas aqui e esta é minha última, um resumão... rsrs
Voltei ontem de Salvador. Salvador é um lugar que se tem que ir uma vez na vida, isso é fato! Porém a cidade tem muito a melhorar. No Pelourinho, Elevador Lacerda e Mercado Modelo me senti muito insegura. Andávamos correndo, sem olhar muito para os lados... Estivemos lá no aniversário da cidade, teve um show da Ivete Sangalo (abertura de sua nova turnê), entrada gratuita, mas como era ao lado do Mercado Modelo não tive coragem de ir. Por lá não andamos de táxi nenhuma vez, somente do aeroporto/hotel/aeroporto que contratamos um carro com motorista (transfer). Tem muitas empresas e linhas de ônibus. Me hospedei na Barra, que em minha opinião é o segundo melhor lugar para hospedar-se. Na Barra tem ônibus para tudo que é lugar. A Praia do Forte (quase 2 hs de viagem de ônibus, indo da Barra) é um lugar fascinante... Se eu retornasse à cidade, me hospedaria na Praia do Forte e iria 1 único dia ao centro de Salvador; começaria pelo Pelourinho, depois Elevador Lacerda, Mercado Modelo, pegaria um ônibus para Barra, conheceria o Farol e voltaria para a Praia do Forte.
Valeu a pena sem dúvida, mas Salvador tem muito a melhorar!
Salvador é um lugar mágico, desde o momento que cheguei. até quando saí, (chorando chegada e saída) ,Tenho a impressão que Deus desenhou Salvador e colocou lá o mais profundo de todos os seus sentimentos a primeira vez que fui em 2011, Fui tomada de emoção tão logo cheguei ao aeroporto chorei muito, me senti acolhida por cada pessoa, cada praia ou lugar que visitei, A segunda vez foi um sonho, fui com meu filho mais velho e me deliciei em suas praias, em seus cantos e encantos tantos que por pouco lá não fiquei. indicar um lugar?
Não posso, pois estaria sendo injusta com os outros lugares que conheci, mas tem um lugar especial? Um canto do calçadão da praia do forte, onde se vê o por de sol mais belo que já vi mas tem também a magia de Itapuã, como a praia de Amaralina que toca a alma, Ribeirão Vermelho onde o tempo tem preguiça de passar e a igreja de Nosso Senhor do Bonfim que todos os credos se unem e que a fé é palpável e o Pelourinho onde todos se conhecem e se brindam com o toque dos tambores. As Igrejas, o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda? Meu Deus e eu nem conheci tudo e desta vez conheci a Fonte Nova e o Dique do Tororó. É lá que a magia de fato acontece e se espalha. o que não gostei? Eu gostei de tudo e de todos que lá encontrei. e as Ilhas ao redor a Ilha dos Frades, Itaparica enfim, não deixem de visitar estes Paraíso com o coração aberto.
Se você puder, alugue um carro para circular por Salvador. A cidade é bem sinalizada, não há como se perder, mas cuidado com os motoristas, ao meu ver são os mais estressados, mal o sinal abre e a mão na buzina é geral, dar sinal para fazer alguma conversão é algo que não existe, você precisa manter uma boa distância dos outros para evitar qualquer acidente e não vamos esquecer dos ônibus que voam.
O Mercado Modelo tem de tudo, você pode barganhar um precinho melhor, alguns comerciantes concedem, outros não. Camisetas de Salvador, chaveirinhos e algumas outras lembrancinhas tem o mesmo preço que no Pelourinho, mas compre dentro do Mercado é mais seguro.
Vá ao Rio Vermelho a noite e coma uma acarajé da Dinha, é uma delícia, mas chegue mais cedo, é muito cheio. O estacionamento fica cada vez mais difícil com o passar das horas e em momento algum você fugirá do flanelinha.
Vá a todos pontos turísticos para pelo menos registrar as imagens dos locais, mesmo que em alguns pontos vc se decepcione com o que vê.
Não espere muita simpatia do povo de lá. Eu particulamente tinha a certeza de encontrar um povo receptivo e alegre, me enganei feio, com pouquíssimas exceções, o turista acaba se sentindo um intruso.
Vá até a sorveteria da Ribeira, é um pouco difícil de chegar lá, mas vale muito a pena, os sabores são maravilhososssss.
A igreja do Bom Fim é parada certa, vá até lá, faça uma foto em frente a todas aquelas fitinhas do Bom Fim,visite a igreja que é belíssima.
Reserve apenas um dia, no máximo dois para ficar em Salvador, depois disso siga para a Praia do Forte, Imbassai, Itacimirim, Garajuba, ou então vá para outro lado como o Morro de São Paulo. Assim, você poderá ter uma vigem muito melhor.
A praia de Stella Maris é um paraíso durante a semana. Nos horários de maré baixa, formam-se piscinas onde você poderá ver peixes coloridos e lindos! Nos finais de semana, a praia fica mais movimentada e a disputa por uma barraca fica maior. Pesquise bem em qual barraca ficar, pois há boa diferença nos preços do cardápio!