Dicas de Viajantes

Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Com cerca de 11 mil obras de artistas consagrados"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

Foi a dois em 2015 e achou Muito bom

Foi inaugurado em 1948, obra mais conhecida do arquiteto carioca Affonso Reidy. É um prédio modernista, com 130 m de comprimento e 25 m de largura. Fica no parque do aterro do Flamengo, entre o aeroporto Santos Dumont e o monumento aos Pracinhas, possui 2 andares e tem exposições permanentes de sua coleção própria, com artistas nacionais de renome. Com cerca de 11 mil obras de artistas consagrados, dispõe de esculturas e pinturas de artistas de renome internacional,
http://viagemeviagem.com.br/museu-de-arte-moderna-rio-de-janeiro/

"O Nordeste no Rio de Janeiro"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

Foi a dois em 2015 e achou Bom

Show Olodumaré
Show Olodumaré Enviada por Walmir Dias
Feira de São Cristovão, também chamada de Feira de Tradições Nordestinas ou Feira dos Paraíbas ou Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, fica perto a rodoviária e ocupa um espaço de 34000 m² em formato de arena e é um local com decoração nordestina, quase 700 barracas e lojas, onde tem vários restaurantes especializado em cozinha nordestina e norte, feiras e 2 palcos onde são apresentadas bandas de forro, maxixe, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu, boleros, reggae, funk, pagode,brega, tecno e outras do gênero, Feira de São Cristovão (Rio de Janeiro)8duelo de repentistas que brincam com os visitantes, leitura de cordéis, shows de marionetes e de gaiteiros vestidos de cangaceiros.Feira de São Cristovão (Rio de Janeiro)13Têm estúdios para tirar fotografias com roupa de cangaceiro (média de R$10,00 a foto). Em certas épocas têm apresentações de quadrilhas juninas, bloco de carnaval e outras.

Nos restaurante e bares, alguns com ar condicionado, karaokê e espaço para dançar, os pratos são bem servidos e baratos. Tem lanches típicos, tapiocas salgadas e doces, suco da região, sorvetes e picolés de frutas regionais (cupuaçu, seriguela, açaí e paçoca), carne de sol com macaxeira, Feira de São Cristovão (Rio de Janeiro)18aipim cozido regado com manteiga de garrafa, baião de dois, farofas, paçoca, coxão de moça, azeite de dendê,buchada de bode, rapadura, escondidinho de carne, galinha caipira, queijo de coalho, queijo coalho no espeto, salsichão, sarapatel, galinhada, mocotó, moqueca, caldos (sururu), vaca atolada, feijão tropeiro, cará, molho a campanha, canjica, quebra-queixo, pastel de camarão, guaraná jesus. Tem barracas de caipifrutas com caipirinha de caju e licor de banana. Destacam-se a Barraca da Chiquita, Barraca Neyde e Cristina, restaurante Estação Baião de Dois, Maria de Tranças, restaurante Maria e Getúlio.

Tem um miniparque de diversões com brinquedos para as crianças como: carrossel, pula pula, caixa de bolinhas, fliperama, etc.

Tem várias barraquinhas que vendem artesanatos em geral, bonecos de barro tipo Vitalino, chaveiros, lembrancinhas e também produtos típicos do nordeste como: especiarias nordestinas, feijão de corda, manteiga de garrafa, carnes secas de todos os tipos, peixe seco, requeijão da Bahia, carne de sol da Paraíba, cocadas, doces de coco, doce de buriti, doce de leite, geleia de cupuaçu, mel, biscoitos tipo bolachão de Sergipe, castanha de caju, cajuína, ingredientes para vatapá, goma para fazer biju, pimenta, farinha da Paraíba e do Pará, farinha de tapioca, bolo de rolo, literatura de cordel, cachaças, etc. Lojas de roupas como camisetas do Rio de Janeiro, cangas estampadas com fitas do Senhor do Bonfim, roupas bordadas em algodão cru, renda do Ceará, sapatos típicos, chapéus de couro, tipo cangaceiro, xilogravuras com motivos nordestinos , carrancas, brinquedos, bolsas, lojas de tapetes, cortinas, redes, mantas, berimbaus, toalhas de renda , toalhas de renda Filé de Alagoas, lojas de CD/DVDs com raridades. Tem loja de tatuagem, livraria, salão de beleza.

As ruas internas receberam nomes dos noves estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Foram batizados com nomes de artistas, personalidades e cidades da região os palcos João do Vale, Jackson do Pandeiro e Pinto Monteiro e as praças Padre Cícero, Frei Damião, Mestre Vitalino, Câmara Cascudo e Catolé do Rocha.

Há também estátuas de dois ícones nordestinos: Luiz Gonzaga e Padre Cícero.

O local é muito abafado por não ter ar condicionado e é fechado por lona. É também um pouco sujo, mal cuidado. Os banheiros fedem a urina e bebida.

Museu Canto da Religiosidade

É um pequeno museu com alguns paramentos, cartas do Padre Cicero, e relatos e estátua do Luiz Gonzaga, Rei do Baião devoto do Padim Ciço.

Veja mais:http://viagemeviagem.com.br/feira-de-sao-cristovao-rio-de-janeiro/

"Belos azulejos portugueses"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

Foi a dois em 2015 e achou Excelente!

Também chamada de Igreja da Glória, fica no alto do morro da Glória ou Outeiro. Foi construída entre 1714 e concluída em 1739. Igreja que a família Real gostava de ir. É toda decorada com azulejos portugueses em tons de azul e branco. Os azulejos vieram diretamente de Portugal e é atribuída ao lendário Mestre! Valentim de Almeida.
http://viagemeviagem.com.br/igreja-de-nossa-senhora-da-gloria-do-outeiro-rio-de-janeiro/

"Arte Contemporânea Latino-Americana"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

Foi a dois em 2015 e achou Excelente!

Casa Daros é casarão neoclássico do século XIX.. Fica bem próxima do Shopping Rio Sul, na saída do túnel do Pasmado. Projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912) e inaugurada em março de 2013. O edifício tem pé direito alto, local agradável, corredores largos, salas grandes, arejadas e claras, terreno de mais de 12 mil metros quadrados em dois andares.Casa Daros (Rio de Janeiro)8

A Casa Daros é uma instituição da Daros Latinamerica, uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana, com sede em Zurique, Suíça. Daros Latinamerica conta com cerca de 1.200 obras, entre pinturas, fotografias, vídeos, esculturas e instalações, de mais de 117 artistas, e segue em expansão. Entre eles, alguns bastante conhecidos, mas de estilos e trajetórias bastante diferentes, como Antonio Dias, Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Ernesto Neto, Iole de Freitas, Mario Cravo Neto, Nelson Leirner. Entre os estrangeiros constam a escultora colombiana Doris Salcedo e o pintor uruguaio Joaquín Torres Garcia.

O espaço apresenta exposições da Coleção Daros Latinamerica e tem forte foco em arte e educação ? com diversas atividades para o público. Oferece, ainda, uma agenda de seminários e encontros com artistas no auditório, além da biblioteca especializada em arte latino-americana contemporânea, o Espaço de Documentação, o Espaço de Leitura com catálogos de exposições da coleção, restaurante/café e loja.

Além de exposições, ela irá oferecer atividades integradas de arte-educação, como oficinas, seminários, cursos. E também terá o esquema de ?artistas visitantes?, em que convidados passarão pequenas temporadas associados à Casa, trabalhando e difundindo sua arte, possibilitando o funcionamento de um espaço de convivência com práticas artísticas.

"Veja a história do Rio"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

Foi a dois em 2015 e achou Muito bom

MAR 1
MAR 1 Enviada por Sidney Sperduto
É formado pelo conjunto arquitetônico de dois edifícios, um histórico antigo palacete e um prédio moderno, ambos com uma cobertura única no formato de ondas. Tem 4 andares de arte, quadros, exposições. Tem 15 mil metros quadrados de construção e oito grandes salas de exposição (somam cerca de 2.400 metros quadrados), duas para cada mostra, área educativa, auditório, biblioteca, restaurante-mirante, café, loja, áreas administrativas, reserva técnica e o próprio acervo do museu. A visitação é feita de cima para baixo.

"Ótima Estrutura"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

Foi a dois em 2015 e achou Muito bom

Um dia de sol em uma bela praia
Um dia de sol em uma bela praia Enviada por psyman
Começa na Reserva Biológica da Barra da Tijuca e estende-se até o Pontal de Sernambetiba. Com aproximadamente 3 Km de extensão. Tem água e verde e mar um pouco agitado. Tem uma ampla faixa de areia branca e fofa. No canto da direita, há uma linda montanha que faz divisa com a praia do Pontal.

Com ótima estrutura de restaurantes, lanches. Há prática de esportes como: vôlei, surf, frescobol, futvolei e futebol.

Veja mais: http://viagemeviagem.com.br/praia-do-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro/

"Cúpula maravilhosa"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

Foi a dois em 2015 e achou Muito bom

Candelária 2
Candelária 2 Enviada por Sidney Sperduto
É em estilo neoclássico com planta em cruz latina com nave central sendo a parte inferior da haste, fachada vertical influência gótica e traços neoclássicos, suas torres tem relógios, com bonitas esculturas de bronze, no teto há seis painéis com belas pinturas coloridas e tem sua cúpula em Pedra de Lioz de Lisboa - Portugal.

"Ótima Vista"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

Foi a dois em 2015 e achou Muito bom

Forte Duque de Caxias (1935) também chamado de Forte do Leme, fica localizado no final do bairro do Leme, no morro do Leme (124 m). Foi chamado de Forte da Vigia (1776) e Forte da Espia. É construído em forma de bunker, com grossas paredes e tetos.

Pode visitar o centro de controle, paiol de munição, estação de força, algumas balas e um elevador (para as balas) da época e enormes canhões Krupp de 280 mm que eram capazes de atingir áreas adjacentes e navios a longa distância para proteger a costa da capital contra invasões em tempos passados. Estão em dois poços cavados na rocha, protegidos por casamatas de concreto.

Tem uma vista de toda a orla da Praia de Copacabana, Leme, Cristo Redentor, uma parte de Niterói (Icaraí e São Francisco), Pão de Açúcar e do Chapéu Mangueira.

É necessário uma caminhada em subida (um pouco íngreme), mais ou menos 30 min (800 metros). Estrada de paralelepípedo com alguns micos-estrelas, grilos, lagartos e pássaros. A estrada é sombreada. É um pouco cansativa para quem não tem preparo e em dias quentes.

"A maior biblioteca da América Latina"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

Foi com amigos em 2015 e achou Excelente!

Períodico Alemão
Períodico Alemão Enviada por Sidney Sperduto
Teve início com a chegada da família real ao Brasil, trazendo um acervo de 60 mil peças. D. João fundou a Real Biblioteca Nacional. Até 1814, apenas os estudiosos podiam consultar a biblioteca e, mesmo assim, mediante autorização régia. Depois dessa data, o acesso foi liberado ao público. Quando, em 1821, a Família Real regressou a Portugal, D. João VI levou de volta grande parte dos manuscritos do acervo. 

Após a Independência, em 1822, passou a ser propriedade do Império do Brasil, pois sua compra consta da Convenção Adicional ao Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 1825. Pelos bens deixados no Brasil a Família Real foi indenizada em dois milhões de libras esterlinas, desse valor, oitocentos contos de réis destinavam-se ao pagamento da Real Biblioteca, que passou a se chamar, então, Biblioteca Imperial e Pública da Corte.
Veja mais: http://viagemeviagem.com.br/biblioteca-nacional-rio-de-janeiro/

"Uma viagem por dentro da arte"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

Foi a dois em 2015 e achou Excelente!

Fica ao lado do Theatro Municipal e teve origem na coleção de quadros trazidos ao Brasil por Joachin Lebreton, chefe da Missão Artística Francesa, que aqui chegou em 1816. A essas obras foram acrescentadas outras, pertencentes à coleção de Dom João VI, a fim de formar a Pinacoteca da Academia Imperial de Belas Artes e foi enriquecido ao longo dos séculos até ser oficialmente fundado em 1937.

O edifício neoclássico teve sua construção terminada em 1908, ano em que o acervo foi aberto ao público. Curiosamente, o MNBA só foi criado oficialmente em janeiro/1938 e inaugurado em agosto/1938. O edifício tem suas linhas arquitetônicas inspiradas em diferentes referências. Sua frente segue a Renascença francesa. Sua laterais, mais simples, tem como inspiração a Renascença italiana e sua fachada posterior é inspirada no Neoclassicismo.

Veja mais: http://viagemeviagem.com.br/museu-nacional-de-belas-artes-rio-de-janeiro/
Mais dicas

Mais informações e atrações do Rio de Janeiro

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©