acabei de voltar de Visconde de Mauá e deixo aqui as dicas da mesma forma que pego quando vou viajar... :)
Se a sua intenção é conhecer as cachoeiras, fique em Maromba (onde fiquei), pois é pertinho, caso queira, dá para ir caminhando pelas trilhas...uma mais linda do que a outra!
Na verdade, o lugar que chamamos Visconde de Mauá são 3 vilas: Visconde de Mauá, Maromba e Maringá. A primeira é bem pacata, a segunda, como falei, perto das cachoeiras e também com ótimos restaurantes; e Maringá, que tem o centrinho com lojas, restaurantes deliciosos e pousadas...
O lugar é bem pequeno e as vilas ficam perto uma da outra, portanto, não faz tanta diferença a sua escolha, vai do perfil do viajante.
Dá para ir de ônibus, mas não aconselho, pois os acessos são restritos, ele tem horários fixos e algumas cachoeiras ficam um pouco distante e são de difícil acesso.
Fiquei na maravilhosa Pousada da Gruta, em Maromba, e podem ir sem medo! Lugar maravilhoso, afastado,familiar, de calma, paz, muita área verde, passa uma cachoeira dentro da pousada (só isso já achei maravilhoso), tem sauna, lareira, uma espetacular ducha natural, os quartos são bons, chuveiro quente funciona, a família dona da pousada é fofa (aquele jeitinho mineiro de ser acolhedor!!!! sou suspeita! <3) e um café da manhã sem palavras para descrever (o café tem tantas coisas gostosas, frescas e feitas lá mesmo, no sítio deles, que nem dá para comer tudo: bolinho de chuva, bolos, pães caseiros, queijos,biscoitos caseiros, qualhada, presuntos, iogurte natural, sucos, diversas frutas, ovos mexidos, pão de queijo que só o mineiro sabe fazer, enfim...uma variedade enorme!). Quem for, vai amar!
Fomos um fds de carro e fica bem melhor para se locomover. A estrada é bastante esburacada, porém, caso asfaltem, tira o charme do lugar. rsrs.
Almoçamos no restaurante Pé de Pinhão em Maringá e a comida é bem servida, fresca e gostosa! provem a truta, que é o prato-chefe do lugar! Lugar simples e gostoso!
No dia seguinte almoçarmos no Marioca Bistrô também em Maringá e apesar do lindo visual para fotos e contemplação, a comida é mínima, vem pouquíssima quantidade e para quem come como passarinho (não é o meu caso. rs), podem ir, pois é gostosa. também não curti o fato de estarmos com uma criança e não avisarem que tinha prato infantil.
À noite a pedida são os variados barzinhos, lojinhas e passeios pelos centros das vilas que são lindos e com diversas opções. O lugar é muito frio, rsrsrs... Levem casacos grossos, toucas etc.
O wi-fi em todas as vilas oscila muito, não funciona bem, porém, também acho que é o charme do lugar e achei ótimo para descansar um pouco do nosso vício de todo dia...
Enfim, lugar maravilhoso, tanto para casais quanto famílias, energia revigorante, cachoeiras uma mais linda do que a outra, um fds não deu para conhecer todas, fomos na Véu da Noiva e na do Escorrega, lindas!!!Ppara quem quer curtir um friozinho com charme e muita natureza, super aconselho e boa viagem! ;)