Biblioteca Nacional

  • Períodico Alemão Períodico Alemão
    Enviada por Sidney Sperduto
Por Editoria Férias Brasil Inaugurada em 1910, a maior biblioteca da América Latina – e a oitava do mundo - tem um acervo de 13 milhões de obras. Para conhecer o imponente prédio, com elementos neoclássicos e art nouveau, há visitas guiadas com 40 minutos de duração.

  • Av. Rio Branco, 219
  • (21) 2220-9484

Dicas dos Viajantes

"A maior biblioteca da América Latina"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

com amigos em Março/2015 e achou Excelente!

Teve início com a chegada da família real ao Brasil, trazendo um acervo de 60 mil peças. D. João fundou a Real Biblioteca Nacional. Até 1814, apenas os estudiosos podiam consultar a biblioteca e, mesmo assim, mediante autorização régia. Depois dessa data, o acesso foi liberado ao público. Quando, em 1821, a Família Real regressou a Portugal, D. João VI levou de volta grande parte dos manuscritos do acervo. 

Após a Independência, em 1822, passou a ser propriedade do Império do Brasil, pois sua compra consta da Convenção Adicional ao Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 1825. Pelos bens deixados no Brasil a Família Real foi indenizada em dois milhões de libras esterlinas, desse valor, oitocentos contos de réis destinavam-se ao pagamento da Real Biblioteca, que passou a se chamar, então, Biblioteca Imperial e Pública da Corte.
Veja mais: http://viagemeviagem.com.br/biblioteca-nacional-rio-de-janeiro/

"Mudar a Foto"

Enviada por ana cristina nadruz

sozinho em Maio/2014 e achou Excelente!

A foto ilustrativa NÃO É da Biblioteca Nacional: é do Real Gabinete
Português de Leitura, um belíssimo lugar também.

"Belíssima!!"

roteirosdarafa

Enviada por roteirosdarafa

a dois em Setembro/2013 e achou Excelente!

Linda construção histórica, vizinha a outras pontos turísticos imperdíveis, como o Theatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes. Conta com acervo vasto e precioso, que você pode apreciar durante as visitas guiadas. Funcionários muito atenciosos no atendimento ao turista. Para quem quiser conferir, escrevi um pouco no meu blog: http://roteirosdarafa.blogspot.com.br/2014/10/aula-de-historia-pelo-rio-theatro-belas.html

Mais informações e atrações do Rio de Janeiro

Copyright 2000-2022 Férias Brasil©