Centro de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão)

  • Show Olodumaré Show Olodumaré
    Enviada por Walmir Dias
  • Show do Marcelo Costa Santos Show do Marcelo Costa Santos
    Enviada por Deka
  • Comidas tipicas Comidas tipicas
    Enviada por Fê
Por Editoria Férias Brasil A tradicional Feira de São Cristóvão ganhou nova roupagem, mas a animação continua a mesma. O espaço de 34 mil metros quadrados oferece 700 barracas padronizadas, dois palcos para shows, praça de repentistas, estacionamento e banco. De segunda a quinta, funciona apenas para almoço de comidas típicas, mas de sexta a domingo a programação é ininterrupta.

  • Campo de São Cristóvão, s/n
  • (21) 3860-2929

Dicas dos Viajantes

"O Nordeste no Rio de Janeiro"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

a dois em Março/2015 e achou Bom

Feira de São Cristovão, também chamada de Feira de Tradições Nordestinas ou Feira dos Paraíbas ou Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, fica perto a rodoviária e ocupa um espaço de 34000 m² em formato de arena e é um local com decoração nordestina, quase 700 barracas e lojas, onde tem vários restaurantes especializado em cozinha nordestina e norte, feiras e 2 palcos onde são apresentadas bandas de forro, maxixe, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu, boleros, reggae, funk, pagode,brega, tecno e outras do gênero, Feira de São Cristovão (Rio de Janeiro)8duelo de repentistas que brincam com os visitantes, leitura de cordéis, shows de marionetes e de gaiteiros vestidos de cangaceiros.Feira de São Cristovão (Rio de Janeiro)13Têm estúdios para tirar fotografias com roupa de cangaceiro (média de R$10,00 a foto). Em certas épocas têm apresentações de quadrilhas juninas, bloco de carnaval e outras.

Nos restaurante e bares, alguns com ar condicionado, karaokê e espaço para dançar, os pratos são bem servidos e baratos. Tem lanches típicos, tapiocas salgadas e doces, suco da região, sorvetes e picolés de frutas regionais (cupuaçu, seriguela, açaí e paçoca), carne de sol com macaxeira, Feira de São Cristovão (Rio de Janeiro)18aipim cozido regado com manteiga de garrafa, baião de dois, farofas, paçoca, coxão de moça, azeite de dendê,buchada de bode, rapadura, escondidinho de carne, galinha caipira, queijo de coalho, queijo coalho no espeto, salsichão, sarapatel, galinhada, mocotó, moqueca, caldos (sururu), vaca atolada, feijão tropeiro, cará, molho a campanha, canjica, quebra-queixo, pastel de camarão, guaraná jesus. Tem barracas de caipifrutas com caipirinha de caju e licor de banana. Destacam-se a Barraca da Chiquita, Barraca Neyde e Cristina, restaurante Estação Baião de Dois, Maria de Tranças, restaurante Maria e Getúlio.

Tem um miniparque de diversões com brinquedos para as crianças como: carrossel, pula pula, caixa de bolinhas, fliperama, etc.

Tem várias barraquinhas que vendem artesanatos em geral, bonecos de barro tipo Vitalino, chaveiros, lembrancinhas e também produtos típicos do nordeste como: especiarias nordestinas, feijão de corda, manteiga de garrafa, carnes secas de todos os tipos, peixe seco, requeijão da Bahia, carne de sol da Paraíba, cocadas, doces de coco, doce de buriti, doce de leite, geleia de cupuaçu, mel, biscoitos tipo bolachão de Sergipe, castanha de caju, cajuína, ingredientes para vatapá, goma para fazer biju, pimenta, farinha da Paraíba e do Pará, farinha de tapioca, bolo de rolo, literatura de cordel, cachaças, etc. Lojas de roupas como camisetas do Rio de Janeiro, cangas estampadas com fitas do Senhor do Bonfim, roupas bordadas em algodão cru, renda do Ceará, sapatos típicos, chapéus de couro, tipo cangaceiro, xilogravuras com motivos nordestinos , carrancas, brinquedos, bolsas, lojas de tapetes, cortinas, redes, mantas, berimbaus, toalhas de renda , toalhas de renda Filé de Alagoas, lojas de CD/DVDs com raridades. Tem loja de tatuagem, livraria, salão de beleza.

As ruas internas receberam nomes dos noves estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Foram batizados com nomes de artistas, personalidades e cidades da região os palcos João do Vale, Jackson do Pandeiro e Pinto Monteiro e as praças Padre Cícero, Frei Damião, Mestre Vitalino, Câmara Cascudo e Catolé do Rocha.

Há também estátuas de dois ícones nordestinos: Luiz Gonzaga e Padre Cícero.

O local é muito abafado por não ter ar condicionado e é fechado por lona. É também um pouco sujo, mal cuidado. Os banheiros fedem a urina e bebida.

Museu Canto da Religiosidade

É um pequeno museu com alguns paramentos, cartas do Padre Cicero, e relatos e estátua do Luiz Gonzaga, Rei do Baião devoto do Padim Ciço.

Veja mais:http://viagemeviagem.com.br/feira-de-sao-cristovao-rio-de-janeiro/

"Eu adoro ir lá , não saio de lá!"

Enviada por glória lúcia

com amigos em Junho/2007 e achou Excelente!

Sempre que vou fico horas me divertindo! Adoro as musicas, as barracas são excelentes! Minhas amigas que não conheciam ficaram loucas com tanta coisa para ver e ouvir. Os artesanatos são lindos e as crianças se divertem.

"O lugar é para se sentir em casa! Quem é nordestino sabe!"

Enviada por gisa

com a família em Março/2009 e achou Excelente!

O lugar é aconchegante, familiar, alegre...Eu não sou nordestina mas meus pais são e eu amo o nordeste e por isso amo a feira de São Cristovão! E como se tivesse na casa da minha avó e na feira da cidade em Itabaiana na Paraíba cidade natal dos meus pais. A cultura norestina é muito vasta e precisa ser apreciada por todos afinal pelo menos metade das construções da cidade do Rio de Janeiro foram construidas por nordestinos corajosos que deixaram sua cidade natal por uma vida melhor. Parabéns para a Feira de São Cristovão!

"Um passeio muito legal"

Enviada por ana

com a família em Julho/2007 e achou Muito bom

Adoro ir lá para comer os doces nordestinos,  tapioca, carne de sol... E também adoro visitar as barracas de artesanato.

"Muito bom!"

Enviada por jorge

com a família em Junho/2006 e achou Excelente!

Lugar de pura descontração, ambiente familiar, higiene sem igual, com segurança satisfatória, com conduções para deslocamento à diversos pontos de nossa cidade, emfim vale a pena estar sempre em um local onde se pode manifestar o companherismo e alegria de viver.

"Carne de Sol"

Enviada por gera

com amigos em Novembro/2008 e achou Excelente!

A carne de sol pra comer na brasa vá na Casa da Severina muito boa vale a pena. Agora pra comer um queijo de manteiga, ou coalho vá a Barraca do Baiano um ótimo atendimento, excelentes mercadoria de primeira qualidade.

"Forró arretado de bom!"

Enviada por margarete

com a família em Março/2008 e achou Excelente!

Como boa nordestina, não poderia deixar de ter visitado esse lugar. Amei-o! Além de ter dançado um pé de serra arretado, ainda conheci um alguém especial que tocou o meu coração. Esse alguém, já veio conhecer a minha linda e maravilhosa cidade, Aracaju/Se, onde tevimos a mesma oportundades de dançarmos o autêntico forró pé de serra, durante as comemorações dos festejos juninos.

"Carne de sol com arrumadinho"

Enviada por Rogerinho

em Junho/2007 e achou Excelente!

Estive durante os jogos panamericanos, estava a serviço da força nacional, quado em folga, era meu endereço favorito, simplesmente amei tudo aquilo. com certeza voltarei!

"O forró mais gostoso do dia"

Enviada por perola

com amigos em Outubro/2007 e achou Excelente!

Comidas mais em conta, bebidas, cds, dvd e outos. O lugar é ótimo! Me diverti muito vou voltar dia 20 de dezembro com meus amigos.

"A diversificação"

Enviada por Silva

com a família em Junho/2008 e achou Excelente!

La é muito bom pela variedade! Para quem gosta de forró é otimo, mas se você gosta de pagode também é bom, a comida também é diversa, enfim é muito bom!
Mais dicas

Mais informações e atrações do Rio de Janeiro

Copyright 2000-2021 Férias Brasil©