Baía de Castelhanos - Ilhabela

Lucas Daniel

Na ilha que encanta não somente os fãs do ecoturismo, espalham-se 42 belas praias e as mais de 150 cachoeiras. Mesmo com tantas atrações, um cenário se sobressai: o da praia de Castelhanos, com quase dois quilômetros de areias brancas, riachos, mar de águas claras e ondas para o surf. Chegar ao paraíso, porém, não é fácil. O acesso é por barco ou atravessando o Parque Estadual, encarando uma estrada de 22km de terra, em veículos 4x4. Para os mais animados, uma trilha de 17km (só ida), pode ser feita a pé ou de bike.

Hotéis e Pousadas em Ilhabela O que fazer em Ilhabela

Bonete - Ilhabela

SETUR Ilhabela

Também selvagem e acessível por lancha ou trilha, disputa com Castelhanos o título de praia mais bela da ilha. Com 800 metros de extensão, reúne riozinho, boas ondas para o surf e canoinhas de pescadores que vivem na vila caiçara sem luz elétrica. Quem vai caminhando enfrenta 12 km de trilha. A recompensa, além da praia paradisíaca, são os refrescantes banhos na cachoeira da Laje, no início e no final do trajeto.

Hotéis e Pousadas em Ilhabela O que fazer em Ilhabela

Maresias - São Sebastião

Duda Hawaii

Uma das cidades mais antigas do litoral norte paulista, São Sebastião oferece mais de 30 praias para todos os gostos. Uma, porém, é unanimidade: Maresias, que combina surfistas (que fazem a festa no mar de ondas fortes), jovens e famílias (o canto esquerdo é mais tranquilo, tanto de ondas quanto de burburinho) em uma orla de 5km de extensão. Por lá, a noite também é agitada, com bares e baladas que não terminam antes do dia clarear.

Hotéis e Pousadas em São Sebastião O que ver e fazer em São Sebastião

Brava - São Sebastião

Milton Fagundes

O agito passa longe da praia Brava, que é deserta e selvagem. As ondas fortes atraem os surfistas, que aproveitam uma pequena cachoeira no canto direito para tirar o sal do corpo e das roupas de neoprene. O acesso, por uma trilha íngreme de cerca de uma hora de caminhada, tem seu valor - um mirante descortina as bonitas praias de Boiçucanga e Cambury. Também é possível combinar com barqueiros um passeio partindo do canto esquerdo de Boiçucanga rumo à Brava.

Hotéis e Pousadas em São Sebastião O que ver e fazer em São Sebastião

Calhetas - São Sebastião

Luciano Vieira

Minúscula, selvagem e deserta, a paradisíaca Calhetas tem pedras no canto esquerdo que formam piscinas naturais. A melhor maneira de chegar até lá é de ônibus, uma vez que o aceso à praia é a partir de um condomínio que não permite a entrada de veículos. Sem contar que é proibido estacionar no acostamento da estrada. Peça ao motorista para descer no ponto próximo ao Km 144. A partir da portaria do condomínio são apenas dez minutos de caminhada até a prainha.

Hotéis e Pousadas em São Sebastião O que ver e fazer em São Sebastião

Barra do Una - São Sebastião

Miguel Schincariol

Com boa infraestrutura náutica, Barra do Una reúne marinas de onde partem os passeios de barco para as ilhas da região. O charme fica por conta de um pequeno pedaço de areia arborizado no canto esquerdo, que separa a água do mar das águas doces e mansinhas do rio Una. Por lá, o domínio é das famílias.

Hotéis e Pousadas em São Sebastião O que ver e fazer em São Sebastião

Praia do Cedro - Ubatuba

Marcelo Fadini

A dificuldade de acesso faz da praia uma das mais preservadas e vazias do litoral norte - a 22km do centro de Ubatuba, exige caminhada de 40 minutos em trilha a partir da praia Grande do Bonete ou a partir do canto direito da praia da Fortaleza. Uma vez na pequenina e selvagem praia, o mar de tom azul esverdeado, calmo e repleto de piscinas naturais garante as boas vindas! E ainda tem as lajes submersas, perfeitas para a prática do mergulho.

Hotéis e Pousadas em Ubatuba O que ver e fazer em Ubatuba

Praia do Félix - Ubatuba

Miguel Schincariol

Praia de tombo, Félix reúne esportistas: surfistas no canto esquerdo, e mergulhadores no direito, onde as águas são calmas e transparentes. A sombra é garantida pelos abricós, que se espalham em meio às areias brancas e finas, enquanto barracas rústicas servem petiscos e bebidas. O acesso é feito por uma estradinha ao lado de um condomínio, à beira da rodovia.

Hotéis e Pousadas em Ubatuba O que ver e fazer em Ubatuba

Itamambuca - Ubatuba

Miguel Schincariol

Famosa pelas boas ondas, Itamambuca reúne a turma do surf e muitos jovens o ano inteiro, sendo palco de competições nacionais e internacionais. Extensa, preservada e protegida por morros, reúne bares e restaurantes rústicos e charmosos. O canto esquerdo, acessível por um condomínio, é frequentado por famílias; enquanto o direito é puro agito.

Hotéis e Pousadas em Ubatuba O que ver e fazer em Ubatuba

Puruba - Ubatuba

Mércio Fabrício

Para chegar à deserta praia de Puruba é preciso atravessar um riacho de águas verdes - a nado ou em barquinhos de pescadores ou da prefeitura, que fazem a travessia gratuitamente. No cenário, areias brancas, mar tranquilo e mata nativa ao longo da praia. Os rios Puruba e Quiririm, que se encontram para desaguar no mar, emolduram a praia literalmente.

Hotéis e Pousadas em Ubatuba O que ver e fazer em Ubatuba

Picinguaba - Ubatuba

Priscila Tombalo

Rodeada pelas ilhas Comprida, Carapuça e Couves e com águas verdes e tranquilas, Picinguaba tem bons pontos para mergulho, atraindo barcos de passeios que lá fazem paradas. Além de nadar com os peixinhos, os visitantes encontram bares e restaurantes. O charme é garantido pela colônia de pescadores, que conserva as casas e as canoas com características originais.

Hotéis e Pousadas em Ubatuba O que ver e fazer em Ubatuba

Camburi - Ubatuba

Vinícius Fonseca

Camburi é a última praia do litoral Norte paulista, com trilhas que levam às praias de Paraty (RJ). Instalada em uma área de preservação ambiental, é deserta e cercada por natureza exuberante. O mar sempre cristalino convida a pegar ondas ou somente relaxar entre um mergulho e outro. Não raro, golfinhos costumam dar o da graça por ali.

Hotéis e Pousadas em Ubatuba O que ver e fazer em Ubatuba

Tabatinga - Caraguatatuba

Divulgação PMC

Porta de entrada do litoral Norte, a cidade abriga 17 praias, além de trilhas repletas de flora e fauna diversificadas. Entre os destaques está a praia de Tabatinga, que exibe extensa faixa de areia, águas rasas e areias brancas que atraem famílias com crianças. A praia é ainda ponto de partida de barcos e lanchas que levam à ilha do Tamanduá, procurada para a prática de mergulho e pesca esportiva. Já nos arredores da foz do rio Tabatinga, as águas calmas reúnem os adeptos de atividades como caiaque, windsurf e kitesurf.

Hotéis e Pousadas em Caraguatatuba O que ver e fazer em Caraguatatuba

Enseada - Bertioga

Renata de Brito

Extensa, a praia da Enseada vai do Centro da cidade ao bairro do Indaiá, totalizando 12 quilômetros de orla com areias planas e movimentadas. A turma do surf aproveita as boas ondas formadas nos trechos em frente ao Hotel Marazul e ao Sesc. Um projeto de revitalização da área, assinado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, está em andamento e já confere ares novos à praia, que ganhou novo calçamento e novo paisagismo, além de esculturas, pista de skate e playgrounds.

Hotéis e Pousadas em Caraguatatuba O que ver e fazer em Caraguatatuba

Praia de Pernambuco - Guarujá

Miguel Schincariol

É uma das mais belas e movimentadas do Guarujá, reunindo surfistas no canto direito e famílias e adeptos de esportes como caiaque e slackline no canto esquerdo. A maré define a extensão da faixa de areia: quando está baixa, o estreito da Ilha do Mar Casado divide as águas e forma duas praias; quando a maré sobe, o istmo desaparece e a praia se torna uma só.

Hotéis e Pousadas no Guarujá O que ver e fazer no Guarujá
+ Especiais do Brasil
+ Ideias de Viagens
  • Acompanhe o Férias Brasil
Copyright 2000-2018 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.