Ponto de partida para belos destinos do Sul da Bahia, a cidade também guarda muitos cenários encantadores, além de histórias. Antes de seguir para as praias, como a badalada Taperapuã ou a tranquila Mutá, aproveite para circular pela Cidade Histórica, instalada no topo de uma falésia debruçada sobre a orla. Com o sol ainda baixo, a caminhada é agradável e as luzes são perfeitas para fotos. Entre as estrelas estão o colorido casario colorido, a Igreja de Nossa Senhora da Pena, o Museu e Porto Seguro e o Marco do Descobrimento. Capriche no roteiro, contemplando ainda as vilas vizinhas como Santo André, Trancoso, Arraial d´Ajuda, Praia do Espelho e Caraíva.
A capital sergipana capricha quando o assunto é variedade de passeios - os de barco pelos rios levam a belos cenários como a Croa do Goré e à Ilha dos Namorados - e de atrativos, como a Orla de Atalaia reúne quiosques, calçadão, ciclovia, fontes luminosas e um oceanário. Por lá fica a badalada Passarela do Caranguejo, um trecho tomado por bares e restaurantes que servem o melhor da cozinha regional. Para conhecer a fundo a rica história do estado, siga para o Museu da Gente Sergipana, que ocupa um prédio restaurado de 1926. Quer mais? Nos arredores da capital (200 km) fica um dos cenários mais bonitos do Estado, o cânion de Xingó, desbravado a bordo de escunas e catamarãs que cortam as águas verdes do rio São Francisco.
Com um litoral encantador - as águas em tom azul bebê são exclusivas do estado - a capital alagoana também é ponto de partida para cenários paradisíacos! Antes, porém, é preciso explorar as belezas de Maceió, como as piscinas naturais de Pajuçara e de Paripueira. Em seguida, é hora de seguir para o litoral norte rumo à Barra de São Miguel, onde fica a praia do Gunga. Prefere o litoral sul? Então, prepara-se para se encantar com São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, onde estão as paradisíacas praias do Patacho e da Lage. No caminho, conheça o Projeto Peixe-Boi, na vila de Tatuamunha!
O paraíso está ainda mais perfeito para mergulhar! Até novembro, o mar de águas transparentes está calmo, convidando a cair na água de máscara e snorkel ou com equipamento completo de mergulho. Praias como Sancho, Atalaia, Sueste e Conceição são as mais indicadas para flutuação em meio a peixes coloridos, tartarugas de todos os tamanhos, arraias, polvos... Para apreciar o pôr do sol, a dica é seguir para o mirante do Boldró, onde o espetáculo é emoldurados pelos Dois Irmãos. Não deixe de tirar uma manhã para explorar o Forte dos Remédios, com vistas espetaculares da ilha.
Atrativos não faltam na capital paraibana e em seus arredores - são encantos naturais e históricos, além da gastronomia típica regional. Em João Pessoa, os passeios começam pela linda orla urbana, formada pelas praias de Tambaú e Cabo Branco, repleta de hotéis, quiosques, bares e restaurantes. Em seguida, que tal curtir as piscinas naturais de Picãozinho, Seixas ou Areia Vermelha? Para fechar, siga para Cabedelo: o pôr do sol na praia do Jacaré, com direito a show de Jurandy do Sax, é emocionante! Capriche no roteiro para explorar as vilas do litoral sul, que abrigam praias como Tabatinga, Carapibus, Coqueirinho e Tambaba.
Desde 2017 ficou bem mais fácil chegar na paradisíaca vila cearense. Um aeroporto na cidade de Cruz, a cerca de 30 km, recebe voos provenientes de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Recife. Além da facilidade de acesso, saiba que de agora até o fim de novembro, Jeri está mais linda e festeira. Graças às chuvas do inverno, as lagoas - Azul e Paraíso são as mais concorridas - estão cheias, perfeitas para relaxar em redes e espreguiçadeiras na beira da água. E o período é também o dos bons ventos, atraindo velejadores do mundo inteiro que chegam para praticar kite e windsurf, colorindo as praias e movimentando as ruas ao anoitecer, logo depois do incrível pôr do sol na duna de mesmo nome.
Um pedacinho do paraíso está escondido no litoral do Piauí e atende pelo nome de Barra Grande. Os bons ventos atraem os velejadores no segundo semestre, mas as belezas naturais, as águas mornas e o sol constante atraem todos os visitantes! Protegida pela APA Delta do Parnaíba e integrante da Rota das Emoções, a região é perfeita para relaxar. Na praia de tombo que dá nome à vila, piscinas naturais de águas cristalinas se formam sempre que a maré fica baixa. Entre um mergulho e uma velejada, faça o passeio de barco até a ilha do Cavalo-Marinho - são cerca de 40 minutos de descida pelo rio Camboa, passando por vegetação de mangue com raízes aéreas.
Passada a temporada das chuvas na região, as lagoas de águas verdes e azuis do parque Nacional e arredores estão tinindo de cheias e lindas. E aguardando os visitantes para banhos refrescantes depois de caminhadas em meio às dunas de areias finas e brancas. Mas se o destino é o Maranhão, melhor se apressar! O cenário fica deslumbrante até meados de outubro, sendo a melhor época para fazer passeios de voadeira, apreciar o pôr do sol com direito a revoada de guarás e curtir paisagens como a da Praia de Atins, uma vila com lagoas menos concorridas e barracas de praia perfeitas para saborear camarões grelhados.