Natal

Embratur

A capital potiguar é pequena - mas ainda assim, repleta de atrativos como construções históricas, artesanato e ótimos restaurantes de frutos do mar. E anda tem a praia de Ponta Negra, com agito dia e noite. Nas vilazinhas ao seu redor, passeios de um dia a bordo de bugues levam a dunas, lagoas, piscinas naturais... Por aqui, o litoral é dividido em Norte e Sul. Na primeira opção, os destaques mais próximos são Genipabu e seus gigantescos montes de areia, além das lagoas de Jacumã e Pitangui, onde são praticadas atividades como esquibunda e aerobunda. Ao Sul, os cenários da chamada Rota do Sol reúnem praias encantadoras como Pirangi, Búzios e Barra de Tabatinga.

Hotéis e Pousadas em Natal O que fazer em Natal

Pipa & Tibau do Sul

Embratur

Seguindo para o sul, a 90 km da capital, as vilas de Pipa e Tibau do Sul chamam a atenção pelas falésias avermelhadas. Mas não é só. Na área, estão algumas das praias mais belas do estado - entre elas, Madeiros, Curral e Amor - que encantaram até mesmo os golfinhos, habituês da região! Quer mais? Na Lagoa de Guaraíras, aprecia-se o mais lindo pôr do sol potiguar, enquanto a Avenida dos Golfinhos tem noite animada e forró, além de bares badalados e restaurantes estrelados. Ao longo das falésias é grande a oferta de pousadas charmosas com vista arrebatadoras, disputadas por surfistas e gringos das mais variadas origens!

Hotéis e Pousadas em Pipa O que fazer em Pipa

Barra de Cunhaú

Iraktan Ramos

Vizinha das vilas de Pipa e Tibau do Sul, Barra do Cunhaú reúne mar de águas cristalinas, rios, dunas e mangues. Um item, porém, faz toda a diferença: a tranquilidade. A vila de pescadores preserva os ares rústicos até mesmo no acesso - para chegar, é preciso fazer uma travessia de balsa. Em terra firme, as atrações ficam por conta das praias contornadas por recifes, coqueirais, extensas faixas de areia e piscinas naturais. Aproveite os bons ventos para velejar - wind e kitesurf são praticados tanto no mar quanto no rio. Um passeio imperdível é o feito de barco, com parada para banho na ilha da Restinga, repleta de dunas e com algumas barracas de praia que servem cerveja gelada e frutos do mar.

O que fazer em Barra do Cunhaú

Baía Formosa

Embratur

Seguindo a reta de Pipa, Tibau e Cunhaú, o próximo destino é a pacata Baía Formosa, a menos de 100 km de Natal. Pouco explorada, exibe dunas, falésias e até mesmo mata Atlântica. Na hora do banho de mar, vá direto para a praia do Sagi, quase na divisa com a Paraíba, com ondas, bares e acesso por estrada de terra. Se estiver de bugue, aproveite para conhecer a deserta praia da Cotia, a Reserva Mata Estrela e a Lagoa Araraquara, mais conhecida como Lagoa Coca-Cola. Apenas esses veículos conseguem vencer as areias da praia e as trilhas arenosas.

Hotéis e Pousadas em Baía Formosa O que fazer em Baía Formosa

Maracajaú

Jose Inácio Parente

Para chegar até aqui e seguir para as atrações abaixo, o destino é o litoral norte da capital. A primeira parada é em Maracajaú, a menos de 60 km. O cartão-postal são os parrachos, uma sequência de recifes distantes 7 km da costa. As formações se estendem por 13 km, formando piscinas naturais de um metro e meio na maré baixa, perfeitas para mergulhos com snorkel ou cilindro. Os passeios de lanchas e catamarãs que levam até lá duram duas horas. Para quem prefere a terra firme, a dica é seguir por uma estrada de terra de 13 km até a praia da Barra de Maxaranguape. Por lá estão a "Árvore do Amor" (duas gameleiras naturalmente entrelaçadas) e o Farol do Cabo de São Roque, ponto do nosso continente mais próximo da África.

Hotéis e Pousadas em Maracajaú O que fazer em Maracajaú

Touros

Rogério Monteiro

A viagem continua rumo a Touros, 47 km depois de Maracajaú. A vila é conhecida como "esquina do Brasil" por conta de sua localização geográfica. E é lá que fica o maior farol brasileiro e um dos mais altos do mundo em atividade, o Farol do Calcanhar, com 62 metros e inaugurado em 1912. Para chegar ao topo é preciso encarar quase 300 degraus, mas atenção: ele só é aberto ao público aos domingos. Na praia do centro, a boa é praticar - ou observar as manobras - kitesurf e surf. Prefere mergulhar? Siga para a praia de Perobas, a 10 km, com piscinas naturais a 6 km da costa.

Hotéis e Pousadas em Touros O que fazer em Touros

São Miguel do Gostoso

Setur RN

Pertinho de Touros, São Miguel do Gostoso fica a apenas 23 km. Por lá, o astral de vila de pescadores se mantém, porém, ganhou um ar cosmopolita por conta dos visitantes: adeptos do kitesurf que chegam de diversas partes do mundo para curtir os bons ventos que sopram na praia da Ponta do Santo Cristo. Alguns acabam ficando e investindo em algum comércio. No fim do dia, depois da praia, todos os caminhos levam para Tourinhos, onde o pôr do sol visto nas dunas petrificadas é sensacional. Vá de bugue.

Hotéis e Pousadas em São Miguel do Gostoso O que fazer em São Miguel do Gostoso

Galinhos

Emprotur

O ponto final do litoral norte é Galinhos, a cerca de 100 km de Gostoso e 160 km de Natal. O acesso? Somente por veículos 4x4 por conta das dunas móveis que isolam a vila do restante do mundo; ou de barco, atravessando um braço de mar. A aventura vale a pena. Uma vez "do outro lado", surgem falésias, mangues e praias. Na hora de circular (para quem veio de barco), a dica são as charretes puxadas por jegues que rodam por todos os lados. Ao entardecer, o programa é caminhar até a praia de Galos para apreciar o pôr do sol do alto da duna do André. Ou, ir de charrete - ou no lombo de uma mulinha - até o Farol de Galinhos. Coisas de Rio Grande do Norte!

Hotéis e Pousadas em Galinhos O que fazer em Galinhos


Compartilhe:
+ Especiais do Brasil
+ Ideias de Viagens
Copyright 2000-2018 Férias Brasil©