Lagoa das Araras - Bom Jardim (MT)
José MedeirosUma das atrações mais próximas da vila de Bom Jardim, a Lagoa das Araras tem hora certa para ser visitada: por volta das 17h. Ao pôr do sol, araras azuis, araras canindé, papagaios, maritacas, periquitos, garças, biguás... voltam para seus ninhos - feitos nos buritis que se espalham pela lagoa - para dormir. O visual formado pelas cores do céu, a água e as árvores já é encantador, mas fica ainda mais espetacular por conta dos sobrevoos das aves, que fazem uma verdadeira algazarra. A lagoa (que fica em uma propriedade privada) pode ser visitada todos os dias, mas uma época consegue ser ainda mais especial: o mês de setembro, período de reprodução dos pássaros.
De águas claríssimas e tranquilas, a piscina natural é protegida por pequenas ilhas (Macacos, Comprida e Redonda), sendo um dos melhores locais da região para o mergulho com snorkel. Na paisagem subaquática, peixes coloridos e muitas estrelas do mar! Na alta temporada e feriados, bares flutuantes atracam por lá, garantindo petiscos e bebidas. O acesso é por barco, a partir da Vila do Abrão, em viagem de 45 minutos. Uma dica: no verão, evite o horário entre 10h e 12h, quando muitas escunas aportam ao mesmo tempo.
Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro (RJ)
RioturUma das grandes paixões dos cariocas, a Lagoa Rodrigo de Freitas é ponto de encontro dos moradores que lá praticam exercícios, andam de pedalinhos ou simplesmente contemplam a paisagem emoldurada por belas formações como a pedra da Gávea, o morro Dois Irmãos e o Corcovado. O pôr do sol reúne amigos, casais e famílias nos muitos quiosques espalhados pela área, que oferecem música ao vivo e especialidades de cozinhas diversas - da amazônica à chinesa. A Lagoa é cenário ainda para o treinamento de remadores, windsurfistas e esquiadores, que lá chegam bem cedinho.
Lagoa do Paraíso - Jericoacoara (CE)
Cristina SenaCom águas cristalinas, a lagoa é ótima para um mergulho e para relaxar nas famosas redes e espreguiçadeiras dentro d'água. O serviço é oferecido pelas pousadas, bares e restaurantes que se espalham pela área e capricham também na estrutura (sombreiros de palha), nas bebidas sempre geladas e nos petiscos fresquinhos. Entre junho e outubro o cenário fica perfeito, com a lagoa bastante cheia. E entre agosto e setembro, por conta dos bons ventos, ainda tem o colorido das pipas de kite e das velas de windsurf. A lagoa fica a cerca de 30 minutos de Jeri e é acessível por bugue.
Lagoa do Cassange - Península de Maraú (BA)
Solange Rossini - Arquivo SeturA lagoa é um dos atrativos da bela praia do Cassange, perfeita para relaxar à sombra dos coqueirais. A dica por aqui é intercalar um mergulho nas águas doces e salgadas, andar de caiaque, apreciar o visual e petiscar nas poucas barracas. A lagoa fica a 13 km da vila e a pedida é ir de quadriciclo. Aproveite para esticar o passeio até o mirante do Morro Bela Vista, que fica pertinho e oferece um pastel de siri no capricho.
Lagoa Azul - Lençóis Maranhenses (MA)
Governo do MaranhãoO passeio exige disposição: para começar, é feito de jipe por estradas de areia, com direito a travessia de balsa pelo Rio Preguiças e várias outras pequenas travessias por dentro dos rios. Quando o carro estaciona, começa a caminhada pelas dunas rumo à Lagoa Azul e suas águas cristalinas, que compensam todo o sacolejar dentro do carro. Entre abril e junho, o espelho d´água é maior e mais bonito e ainda surgem várias lagoas ao redor. Sendo possível, combine o passeio para a parta da manhã. À tarde, tome o rumo da Lagoa Bonita para ver o pôr do sol (e preparar as canelas para mais caminhadas na areia fofa!).
Perfeita para a prática de flutuação e mergulho, a lagoa, que fica dentro de uma caverna, tem peixes coloridos e águas azuis que impressionam pela incrível transparência e visibilidade. E além de misteriosa, ela é também profunda! São mais de 220 metros de coluna d'água, o que a torna uma das mais interessantes cavernas inundadas do país. O passeio começa em uma trilha que leva ao mirante, de onde é possível contemplar toda a beleza da vegetação que cobre a lagoa. A partir dali, é preciso encarar a descida de uma escadaria de 170 degraus. Fique atento ao calendário: as atividades de flutuação e mergulho (batismo) ficam suspensas entre os meses de outubro e abril por conta da proliferação de microalgas, que reduzem a visibilidade.
Lagoa da Conceição - Florianópolis (SC)
Hélio OliveiraPoint de todas as tribos, o bairro fica no centro geográfico de Floripa e tem posição estratégica para quem deseja explorar todos os cantos da ilha. O movimento ocorre dia e noite no chamado centrinho, cheio de lojas, restaurantes, cafés e casas com música ao vivo. Aos sábados e domingos, uma feirinha reúne artesãos na Praça Bento Silvério. A Avenida das Rendeiras, que contorna a lagoa, é destino de quem gosta de se exercitar, seja correndo, pedalando ou caminhando. De um lado do calçadão, as pranchas de wind e kitesurf colorem a água. Do outro, lojas vendem rendas de bilro, bares oferecem cerveja gelada e restaurantes servem sequência de camarão.
Com 600 quilômetros quadrados de superfície, a Lagoa Mundaú representa um dos maiores ecossistemas de Alagoas, além de importantes aspectos históricos, culturais, sociais e econômicos. Feito a bordo de saveiros, o passeio dura cerca de quatro horas circundando nove ilhas que reúnem pescadores e rendeiras, vegetação de restinga e manguezais, peixes e crustáceos, além de praias isoladas. As embarcações partem do bairro do Pontal da Barra, onde vivem as mais famosas rendeiras de Maceió, além de belas lojas de artesanato.
Gigantesca, a lagoa é a segunda maior do país, com 220 quilômetros quadrados de superfície. Além da imensidão do espelho d'água, a área recebe ventos fortes e constantes o ano inteiro, garantindo à cidade o título de uma das melhores raias do mundo para a prática de esportes de vela. Nas praias lacustres de Araruama, os adeptos de atividades como iatismo, windsurf e kitesurf colorem o belo cenário pontilhado por dezenas de salinas, areias brancas e vegetação rasteira. Por toda a orla, porém, os calçadões, os quiosques, os bares e as amendoeiras atraem banhistas, famílias e amigos.