Especiais do Brasil


Quando o assunto é apreciar os cenários do Brasil do alto, a bordo de balões, os passeios pipocam pelo Sul e pelo Sudeste. Cidades do interior, como Boituva (SP), está entre as pioneiras na atividade. Brotas (SP), famosa pelos esportes radicais aquáticos, também já entrou na rota dos voos! Outros destinos país afora já começam a apostar na atração, caso da Chapada dos Veadeiros (GO) e de Flores da Cunha (RS). Partiu?

Boituva (SP)

Boituva (SP) Divulgação

O céu de Boituva amanhece sempre colorido. O motivo? Os muitos passeios de balão que acontecem na cidade diariamente - a região abriga diversas empresas credenciadas para a prática do balonismo. Por lá, os voos entre 500 e 1.500 metros de altitude duram cerca de uma hora, num percurso de quatro quilômetros sobre fazendas, campos, pastos, plantações e cidades que circundam a várzea do Rio Sorocaba. Depois do pouso, brindes com espumante e um café da manhã digno da aventura!

Chapada-dos-Veadeiros-Bruno-Dias Bruno Dias

Do alto, a paisagem revela a exuberância do cerrado brasileiro, além dos rios e serras que desenham os limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O tempo de voo dura entre 45 minutos e uma hora (dependendo do vento), atingindo entre mil e dois mil metros de altitude. Os passeios acontecem durante o nascer do sol e o plano de voo é definido pouco antes do embarque. A aventura pode ser feita em dois balões - um para voos exclusivos, com capacidade para dois passageiros; e outro para voos coletivos, com capacidade para até oito passageiros. Em ambos, brindes com espumante fecham os trabalhos.

Torres (RS)

Torres-Rog-rio-Malgazeri Rogério Malgezeri

Durante todo o ano é possível embarcar em voos de balão, geralmente ao amanhecer e entardecer, com duração de 45 minutos. No cenário, as praias e as incríveis formações rochosas do balneário gaúcho. Para quem também é fã de festa, a pedida é seguir para o destino durante o tradicional Festival de Balonismo, que já passou das 30 edições e acontece entre abril e maio (em 2019, entre 01 e 05/05), com competições envolvendo pilotos de variados países, além de shows de artistas nacionais. Também entre as atrações, o Night Glow, um emocionante show de cores e luzes na Praia Grande e no Parque de Balonismo.

Flores da Cunha (RS)

Flores-da-Cunha-Divulga-o Divulgação

Em plena Serra Gaúcha, a vinícola Luiz Argenta oferece, em datas especiais, (entre elas, o Dia dos Namorados), a experiência de voar em um balão. Ao fim, claro, um delicioso brinde com os vinhos e espumantes da casa! Para aqueles que preferem não se arriscar na aventura, o Clô Wine Bar, nos jardins da Luiz Argenta, tem deck com vista para os vinhedos e uma carta de respeito para degustar sem pressa. Para acompanhar, bruschettas fresquinhas.

Brotas (SP)

Brotas-Divulga-o Divulgação

Além das famosas atividades na água, como a rafting, a cidade oferece atrações também no céu! Os passeios de balão acontecem uma vez por mês e, no cenário, pastos, rios, cachoeiras e plantações de cana-de-açúcar. A altitude pode chegar a mil metros de altura. O passeio dura cerca de 40 minutos, com saídas pela manhã. Mediante reserva prévia, é possível fazer um passeio romântico, com balão exclusivo para casais que queiram comemorar alguma data especial. Romântico, não?

São Lourenço (MG)

S-o-Louren-o-Antonio-Carlos Antonio Carlos

A pequena cidade mineira é famosa por seus recursos hidrominerais - o Parque das Águas é destino de muitos turistas que buscam as propriedades terapêuticas de suas fontes para relaxamento e lazer. Mas o balonismo já entrou no roteiro turístico de São Lourenço, com voos de uma hora, realizados diariamente pela manhã. Até seis pessoas podem curtir a aventura, que começa sobrevoando os prédios da cidade até chegar às fazendas de café da região.

Piracicaba (SP)

Piracicaba-4-Air-Brasil-Balonismo 4 Air Brasil Balonismo

A cidade se orgulha de sua brisa constante, que permite emocionantes voos de balão. O passeio pelos ares não tem roteiro definido, uma vez que o veículo vai para onde sopra o vento. A paisagem, porém, é sempre contornada por belos vales, fazendas, canaviais e o rio que dá nome à cidade. Com uma hora de duração, a viagem termina com um agradável piquenique. Para brindar a aventura, tacinhas de espumantes dividem espaço com pães e bolos.

Campos do Jordão (SP)

Tarundu-passeio-de-balao-Tarundu -Divulgação/Tarundu

Na bela cidade, a aventura acontece no Cento de Lazer Tarundu. São duas opções para curtir a experiência de subir em um balão. No voo cativo, ele é preso por longas cordas, decolando e pousando no mesmo local. É uma boa oportunidade para quem quer sentir a emoção de voar de se soltar em um balão de ar quente. Já o voo livre é pura adrenalina! Os voos decolam do Tarundu e o local do pouso é definido pela direção do vento. As atividades duram cerca de uma hora e são oferecidas duas vezes por dia, ao amanhecer e ao entardecer.

Veja também

Copyright 2000-2021 Férias Brasil©