Dicas de Viajantes

Pacuíba - Muito charme na entrada da praia
Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"O que você precisa saber antes de ir pra Ilhabela"

Enviada por Ingrid Oliveira

em Janeiro/2020 e achou Muito bom

A ilha é incrivelmente linda, com praias secretas deslumbrantes... PORÉM, o acesso para a maioria das praias só se consegue fazer de barco, (praia da fome por ex) e se eu carro por 1.0 sinto muito mais vc vai pastar se quiser chegar a alguma praia do lado Sul da ilha...

A praia do bonete é linda porem o acesso de trilha vária de 4 a 5 horas, pasmem! Castelhanos tbm é uma trilha longa e esqueça se vc não tiver um carro 4x4... 

Praias de fácil acesso praia das cabras( indico um mergulho a ilha das cabras incrível e super barato), praia da feiticeira, tem uma trilha bem curta e uma queda de agua maravilhosa e o mar nem se fala, não deixe ie de ir, ja pra banho a minha preferida foi a praia do pinto, ela é um pouco escondida mas é maravilhosaaa! 

EM TRILHAS E EM GERAL na ilha tem mtos insetos, mtos borrachudos... voltei toda inchada... e passei repelente 24 hrs por dia, ou seja É MUITO importante passar a cada segundo... se você esta pensando em ir nessa semana de janeiro/2020 eu não recomendo, esta um surto de virose... febre, diarreia e muito pior... 

Ah. Se vc sofre de ansiedade, panico ou fobia que é meu caso, vá preparada pois é muito mato (obvio) e acessos um pouco cabulosos para nós que sofremos de alguns problemas com isso... 

Bom, eu só preferi destacar o que achei importante como alerta... de resto a ilha é encantadora...

"Borrachudos"

Enviada por Claudia

Foi com a família em Janeiro/2020 e achou Excelente!

Um paraíso com águas limpíssimas!!
Um paraíso com águas limpíssimas!! Enviada por Sueli Mello
Estive em Ilhabela esse último final de semana e confesso que quase não fui por conta dos famosos pernilongos borrachudos. Munida de repelente, antialérgico de uso oral e tópico resolvi arriscar. Achava que seria recebida na cidade por uma núvem desses serezinhos irritantes rs. 

Cheguei no sábado e assustei pois não vi (nem senti) nenhum. No domingo fui até a praia do Viana e também não fui recepcionada por nenhum. Quando eu achei que a fama dos borrachudos era intriga da oposição, fomos até a praia do Jabaquara para finalmente termos nosso primeiro e caloroso encontro, mas, o que os borrachudos não contavam é que eu fui prevenida com meu super repelente Exposis Extreme (ele protege mesmo). 

Sim, pesquisei muito antes de decidir qual usar e optei por esse e fui muito bem protegida. Porém fica a dica: aplicação de 3 em 3 horas e realplique caso entre no mar, porque o repelente sai na água e se você não aplicar os bichinhos danados não perdoam. Sim, levei algumas picadas (não tive dor nem muita coceira e também não formou aqueles vergões). Mas vi muitas pessoas com os vergões principalmente na região do abdomem. 

A dica é: vai à praia, passe o repelente antes de chegar lá, lembrando de passar após o protetor solar. Quanto mais perto das pedras você ficar, mais chance de ser atacado terá.
No mais, curta a Ilha pois ela é maravilhosa!

"Praias Ilhabela"

Enviada por Rafael Borges da Silva

em 2018 e achou Muito bom

Enviada por Rafael Borges da Silva
Fui para Ilhabela de 23/08/2018 a 26/08/2018, adorei a cidade, muita segurança, respeito com turistas e lindas praias e cachoeiras, fiquei na pousada Vento Sul, praia do portinho, para ir nas praias comprem óleo de citronela, caso contrário, borrachudos comem você vivo, más o lugar é lindo.

"Em alta temporada a espera na fila da balsa é insuportável"

Enviada por Lidiane Silva Gonçalves

em 2019 e achou Péssimo

Antes de ir para Ilhabela, já havia decidido por postar minhas avaliações por partes. Infelizmente a primeira experiência, para chegada na Ilha, não foi nada agradável. Foram cerca de cinco horas de espera na fila da balsa de São Sebastião para Ilhabela em pleno sol. Falta estrutura neste aspecto para atender a demanda da alta temporada, as condições de espera são simplesmente desrespeitosas e beiram ao insuportável. Sinceramente acaba com a euforia de início da viagem.

"Se preparem para os famosos borrachudos!!!"

Jakeline Araújo

Enviada por Jakeline Araújo

Foi a dois em 2018 e achou Muito bom

Bom, em abril fui para Ilhabela e, diferente de todos os anos de férias, esse ano não fui de carro.

Logo, fui de ônibus saindo da rodoviária tietê! Peguei o primeiro ônibus ás 06:00. Uma viagem tranquila e com 4 horas chegamos!! O ônibus deixa na balsa mesmo, tem um tempo de espera de no mínimo 30 minutos, mas nada demais! E para quem esta a pé não paga, somente os carros e motos!

Aluguei um chalé com sala, cozinha, quarto e banheiro. Pegamos um táxi e em 10 minutos estávamos no chalé. Aviso importante: em Ilhabela não é autorizado nenhum uso de aplicativo (uber,99, etc), somente o uso de táxi, mas não é nada caro.

Para quem esta de ônibus, procure pousadas, chalés... perto da balsa pois é o melhor lugar em termos de localização para pegar ônibus. Agora, se não quer passear muito, fique em Perequê pq é um bairro com ótima estrutura.

1º dia - Fomos para a praia de Perequê. Um bairro bem estruturado, cheio de barzinhos, mercado grande, digamos que a praia mais agitada por estar no centro!!!

2º dia - Fomos para a praia do Curral, lugar gostosinho e calmo! A tarde fizemos uma senhora trilha para a cachoeira do veloso, é uma mata fechada que somente tem uma trilinha, coloque 1 hora pra subir toda ( e a partir dai tome banho de repelente). Por ser uma subida e lugar de difícil acesso, não tinha ninguém. Algo bonito, da para tomar banho sossegado. 

Na descida, ouvimos uma indicação de ir pra piscina natural, tentamos ir 2 vezes mais não conseguimos, no retorno vimos um casal que qual sabia chegar. Pporque não achamos?! É um lugar privado, o ônibus deixou na frente, mas não tinha nenhuma sinalização, sorte que uma moradora nos disse que era em um portãozinho a entrada.

É uma área privada, por esse motivo a entrada bonita sem mato, não podemos ter acesso, então para os visitantes, vc passa por uma matinho com trilha, para ter acesso, depois passa por uns mato até chegar em um lugar cheiooooooooooooooo de pedras e ai que nos perdemos, pq não existe nenhuma sinalização, fomos 2 vezes e não conseguimos achar e esse casal nos ajudou. Super dica: vão de tênis, pq vc sobe e desce inúmeras pedras. Haja pernas viu! Depois de uns 30 minutos escalando e descendo pedras, vc passa por debaixo de outras e finalmente acha a tal piscina!! Vale a pena, pq o lugar é lindo, com água cristalina, peixes... Mas estejam dispostos pra irem e ficarem um bom tempo, pq o trajeto de ida e volta é tão cansativo que ficar pouco não vale a pena! Eu fiquei pouco pq ja estava tarde!

3º dia - Fui fazer a trilha da famosa cachoeira de paquetá. Mais uma vez, vão de tênis, preparem as pernas pq quem esta sem carro anda muito até chegar na trilha. Não existe sinalização nenhuma para onde ir, e nessa ficamos na dúvida pq tinha outras trilhas que pareciam ser o caminho. Vale a pena é ir até o topo, encontramos outros casais aventureiros e fomos! Mas... sem nenhuma sinalização por onde ir, ou até mesmo começar, fomos na coragem mesmo! É no meio da mata mesmo, altas subida, pedras... Mas chegando no topo, vale muito a pena, pq de lá vc tem a visão do mar e da segunda queda.

Gente, bebam repelente pq os borrachudos não perdoam!!!!!! Depois de ficar admirando a primeira queda no topo, descemos para a segunda queda, que é uma piscina enorme, e mais uma vez nos enfiamos mato a dentro pra poder chegar!!! E por fim voltamos a terceira queda que é aonde todos ficam! 

Muitas pessoas falaram que enche muito em final de semana e feriado, então a dica é pra quem pode, vai de semana! E pra passar o resto do ia fomos pra praia de julião, lugar lindo, tranquilo e com os peixinhos te fazendo companhia no mar! A noite fomos na famosa vila, pra ser bem sincera não gostei! Aachei os preços bem altos e nada de novidade pra quem sai de sp!

4º dia - perdemos a manhã pois fomos comprar as passagens de volta e como não aceitava cartão no guichê de Ilhabelha tivemos que pegar a a balsa e comprar em são sebastião! Mas na volta ficamos na praia do sino, um lugar gostoso!

5º dia - hora de voltar! 

Como disse, estava dependente de ônibus, valor de r$4,00 a passagem, no primeiro dia gastamos, mas depois descobrimos um cartão que vc coloca os créditos e usa quantas vezes quiser por dia (lógico até acabar os créditos que colocou). A única coisa ruim é que demora horrores (bom quem mora em sp acha ruim) e não existe vários ônibus, existe tipo uns 3 que vai pro lado sul e uns 2 pro norte!

Então, estejam preparados para esperar e perguntem se passam na praia que querem! Aonde fiquei hospedada ficava longe da avenida, então andei muitoooooo, por isso sigam a dica de lugares que dei pra hospedagem quem estiver sem carro!

Eu optei por chalé pq muitas pessoas falaram que alimentação era cara, então fiz minhas refeições em casa mesmo, mas pesquisei e constatei que realmente é cara! Os mercados os preços são normais, nada absurdo pra quem mora em sp!

Sai com o corpo inteiro de picadas de borrachudos, ninguém escapa, por mais repelente que use, pq eles até na água ficam! Mas vale a pena conhecer Ilhabela!

"Ferias Out 2013"

Fernando Acédio

Enviada por Fernando Acédio

Foi com a família em 2013 e achou Excelente!

Pessoal, seguem dicas de 1 casal com uma criança de 3 anos, para curtirem sem stress:

Antes da viagem:
além de roupas leves, ao menos um agasalho pois venta bastante à noite, ou nos passeios (barco, jipes, borrachudos). Repelente (tem que ser o exposis extreme gel 100ml) pois off> dura 10 horas no seco, repelex, fazem pouco efeito junto aos borrachudos, que foi recomendado pelo pediatra e deu muito certo. e tomar complexo b endovenoso ou liquido 1 semana antes da viagem. Dá certo em 50% dos casos e não tem contra indicação.

Levem água de sp pois a de lá pode contaminar e dar uma virose que acabará com as férias. eu levei 2 galões de 20l/cada da crystal que já vem com torneira, tudo descartável.

Deslocamento:
se não tiver pressa (ou mesmo tendo só de helicóptero), vá pela mogi-bertioga e depois rio-santos, de preferência durante a semana, pois descobri que a balsa de s. sebastião-ilhabela é mais barato de seg a sex. aos finais de semana, eles simplesmente aumentam 50% o valor. de r$ 14 para r$ 21,20 (www.dersa.sp.gov.br e 000 7733711). fui pela tamoios e me dei mal: levamos mais de 6 horas, devidos às obras intermináveis. e acho que levarão mais uns 6 meses fácil para a sua conclusão. a vista da rio-santos compensa.

Hospedagem
Hotel Porto Pacuíba (12 3896-2466) Praia do Viana (norte da ilha. saindo da balsa à esquerda).
Muito bom: refeições, instalações, atendimento, para crianças, preço justo para a época.

Jantar
> familia manzoli - massas artesanais únicas da ilha. poucas opções. preço médio. 12 396-5791
> manjericão - ambiente lindo, pratos fartos, preço médio. opção para o almoço também
> mozzarello - pizzaria. decoração estilo moderno, meia-luz, preços acessíveis. a melhor que eu comi (massa fina). 12 38896-1471

Almoço
> manjericão - ambiente lindo, pratos fartos, preço médio.
> kanoa, portinho, casa verde e cheiro verde (mesma rede manjericão) mas não o de boiçucanga, da brisa, cura, kalango. são opções que eu não consegui conferir, mas pelas minhas pesquisas via internet e in loco, foram me recomendadas.

Praias (calmas, boa para crianças, relaxar)
do julião (sul da ilha), que também tem um restaurante comandado pela chef ana julião (bisneta do próprio) que é ótimo, comida boa, preços acessíveis, estacionamento, sv de praia, dá para as crianças darem comida aos peixinhos nas laterais da praia, onde estão as pedras. vale a pena conferir. 12 3894-1867

Diversos
drogaria nova barra: repelentes, protetores, ou alguma emergência. 12 3895-1484 bem próximo à saída da balsa sentido norte da ilha. tem preços similares a sp, pois as da vila.

Mercado: compras para reposição de alguns itens (água, cerveja, frutas) baepi (vila) e princesa da ilha (ao lado da drogaria nova barra)
passeios: maremar turismo (eduardo) praia do perequê 12 3896-2443 (jipes, lanchas, escunas). 

Sobremesas: bariloche sorveteria (próximo à familia manzoli) sorvetes self servisse nestlé. 

Gelato tradizionale (vila em frente ao pier). sorvete artesanal, fabricação própria. daqui doces, sorvetes e sucos. na vila.

Café da tarde: ponto das letras. livraria com café. muito bom.
outra dica: simule a locação de um jipe em grupo. fica mais barato e vc tem a liberdade de horários. se for a qualquer passeio (barco, jipe, leve o repelente, dinheiro/cheque)

não recomendo:
além de não ir nas altas temporadas, pois os preços estarão nas alturas também.
pizzaria pier - a vista é linda, mas pelo preço, muito gordurosa, prefira as dicas acima. 

Agência green coast - muito confusa, desconhece o que vende. Não gostei. fica na vila. Vá direto ao pier do pereque, veja as escunas, jipes, etc.

"Praia do Perequê - Boa opção para comer"

Andréia

Enviada por Andréia

Foi a dois em 2012 e achou Muito bom

Quem já foi em IlhaBela sabe (e quem não foi, já fica sabendo): os preços de lá podem ser meio salgados. Antes de ir, já tinha lido alguns relatos por aqui falando isso. Achei esse local uma boa opção para comer, pertinho de onde ficamos hospedados. Fica na Avenida Princesa Izabel (rua da praia), dentro de uma espécie de centro comercial, um local bem agradável, com sorveteria, barzinho e algumas lojas. No almoço tem pratos com arroz, fritas e uma opção de carne a partir de R$ 16,90 (o que é em conta, tendo em vista o padrão da ilha).

Comi uma omelete bem caprichada por R$ 12,00. E durante todo o dia tem lanches, cafés e aperitivos. Ou seja, dá para comer legal ou ficar de bate papo tomando alguma coisa. Ah, outra coisa: achei o atendimento bem atencioso, já tinha lido também que essa parte deixa a desejar em IlhaBela, mas acho que tive sorte, então. Fui bem atendida em todos os locais que frequentei.

"Passeio imperdível!"

Luiz França

Enviada por Luiz França

Foi a dois em 2013 e achou Excelente!

Imperdível!
Imperdível! Enviada por Luiz França
Lugar lindo e que voltaremos com certeza quando formos novamente a Ilhabela. O acesso é muito fácil de carro, bicicleta ou mesmo a pé pra quem estiver disposto a encarar uma caminhada boa. Estacionamento gratuito. Lá dentro tem banheiros.

Cobram 15 reais a entrada, que estranhei mas depois pesquisando vi que a Cachoeira está numa propriedade particular. Fazer o que, o jeito foi pagar.
Lá eles distribuem um repelente mas leve o seu, pois mesmo tomando banho de repelente os borrachudos não perdoam. Mas isso não tira o brilho da visita.

"Pousada Trilha da Costeira 'Maravilhosa' e 'barata'."

Letícia

Enviada por Letícia

Foi a dois em 2016 e achou Excelente!

Maravilhoso
Maravilhoso Enviada por Letícia
Eu e meu esposo nos hospedamos na pousada ''Trilha da Costeira'' em IlhaBela. A pousada é ótima, de vista para o mar, piscina, os quartos enormes e bem arejados e bem confortável, e sem contar a recepção que é maravilhosa, fomos bem atendidos e recepcionados. 

Porém na pousada não possui sinal e nem wifi, e a 5 min das cachoeira da laje. nos primeiros dias era estranho pois havia sinal somente no centro, porém admito que pude aproveitar bastante, pois o celular do meu marido no dia a dia não para de tocar por causa do serviço, e sem sinal pudemos aproveitar o máximo da pousada.

Com certeza irei voltar, porém com muito mais repelente e complexo B, pois meu marido ficou com o pé hiper inchado pelas picadas dos borrachudos. Mas o lugar é maravilhoooooooO.

"Maravilhoso"

Enviada por Elizabeth Penha de Oliveira

Foi a dois em 2012 e achou Muito bom

Antes de ir viajar sempre olho esse site para tirar minhas duvidas e geralmente são muito verdadeiras, mais deixou a desejar quanto a ilhabela!

Li muitas opiniões dizendo que os nativos eram arrogantes e mal educados, que os preços eram um absurdo e que as praias não estavam mais tão limpas e sinceramente achei tais informações um absurdo!

Estive na ilha do dia 23/03/2012 ate o dia 25 e estou para voltar agora dia 11/04... a ilha é maravilhosa, fui muito bem atendida por todos naquele lugar, os preços não fogem muito do que vemos em qualquer lugar, mais é claro que alguns estabelecimentos são exceção! Paguei 30 reais numa porção de camarão muito bem servida e 45 no passeio de lancha! Mas também me deparei com uma pizza de 67 reais! Então tem que procurar bem antes de sair comprando no 1° lugar que entrar!
Restaurante do Paulinho na praia do perequê é uma otima pedida para quem quer comer bem e puder gastar um pouco mais... o prato para 2 pessoas com arroz, feijão picanha, torradas feitas na hora, salada, farofa e batatas fritas sai por 95,00 mais vale muito a pena!

Não deixe de ir fazer mergulho na Ilha das Cabras mais não compre o mergulho de cilindro... alem de cobrarem um absurdo a visibilidade é a mesma de você alugar um pé de pato e um snnorkel. ambos por 10,00! Castelhanos é linda mais tem muito borrachudo... repelente de citronela comprado NA ILHA é essencial.. esses off e repelex não adiantam ta?  Enfim, eu amei e pretendo voltar sempre que possivel!
Mais dicas

Mais informações e atrações de IlhaBela

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©