Dicas de Viajantes

Cristais - Produção artesanal de cristal artístico
Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Museu vivo do cristal"

Enviada por Catiúcia Ruas

Foi com a família em Agosto/2021 e achou Excelente!

Produção artesanal de cristal artístico
Produção artesanal de cristal artístico Enviada por Catiúcia Ruas
Um universo de história e arte, no qual são desvendados segredos da humanidade, é o que se encontra ao vivenciar as novas experiências propostas pela Cristais de Gramado. A empresa, que é referência nacional na produção do cristal artístico, tem implantado uma série de novidades e surpreendido os visitantes.

Os mais de 2 mil m² contemplam uma série de atrações. A visita inicia pelo Corredor do Conhecimento, que proporciona uma imersão no universo do cristal artístico. Na sequência, já no ateliê, mistérios da humanidade são revelados. Além de conferir as curiosidades em torno da história, é possível assistir os mestres e artesãos moldando verdadeiras obras de arte ou até mesmo o visitante participar da produção da sua própria peça.

Depois da jornada inicial, o visitante tem a possibilidade de conferir a finalização das peças, sendo lapidadas, e miniaturas sendo criadas a partir da técnica de flamework. Durante o passeio pelo museu vivo do cristal, também é possível visitar o showroom com mais de 10 mil peças de decoração e utilitários, deslumbrar-se com as 24 mil semijoias da maior joalheria contemporânea da América Latina e, por último, curtir a cafeteria e assistir à apresentação do ?A Voz do Cristal?.

A Cristais de Gramado abre diariamente, sempre das 8h30 às 17h30, e os ingressos podem ser obtidos antecipadamente no site https://ingressos.cristaisdegramado.com.br/

"Parque para visita da família"

Enviada por Carlos Antonio

Foi a dois em 2020 e achou Muito bom

Cachoeira de Salto Ventoso
Cachoeira de Salto Ventoso Enviada por Carlos Antonio
Excelente parque na região de Farroupilha. Fiquei hospedado em Gramado e estiquei o passeio até Salto Ventoso.
Entrada do parque custa : R$ 20,00 reais por pessoa. Existe um restaurante no parque que atende bem o turista.
A dificuldade fica por conta de mais ou menos 5 Km de estrada não pavimentada até a
entrada do parque.

"Férias em Gramado"

Enviada por Luciana

em 2020 e achou Excelente!

Estive em Gramado em dezembro de 2020, após um ano difícil e ainda em meio a pandemia, mesmo com algumas restrições deu pra conhecer e prestigiar essa cidade linda, e ainda mais no período de Natal onde acontece o tão famoso Natal Luz.

Bom, fui através da cvc, então o pessoal da turistur ( agência parceira da cvc na cidade) nos pegou no aeroporto de Porto Alegre e nos levou ao hotel em Gramado, aproximadamente uma hora e meia o trajeto. Fiquei hospedada no hotel recanto da serra, que devo ressaltar aqui que é um ótimo lugar para se hospedar, confortável, limpo, excelente café da amanhã com bastante variedades todos os dias, ótimo atendimento, muito bem localizado, fica bem no centro, perto de alguns dos principais pontos turístico da cidade, e sem contar que tem uma área verde linda. 

Meu primeiro passeio lá, que também foi pela turistur, foi o passeio uva e vinho ( 315,00 por pessoa) um dos melhores passeios a se fazer, vamos conhecendo algumas cidades próximas e vamos de trem até Bento Gonçalves, durante o passeio no trem Maria fumaça tem várias atrações animando o passeio, normalmente também tem degustação de vinhos no trajeto, porém durante a pandemia tiraram. Nesse passeio além da atração de andar no trem também conhecemos a fábrica da tramontina, uma lojinha de queijos que fica na frente da fábrica, e também conhecemos a vinícola aurora. 

Também fiz o passeio City tour Gramado e canela (70,00 por pessoa) conhecemos um parque em canela onde podemos andar de bondinho (44,00 por pessoa) , temos a vista para cachoeira onde tem uma fotografa tirando fotos suas e vendendo ( media de 30,00 cada foto), também toda uma área verde pra conhecer, depois fomos ao mundo a vapor (40,00 por pessoa), depois passamos na loja de chocolates prawer, o geo museu de gemas (20,00 por pessoa), a Harvey e museu de cera (45,00 por pessoa), e o lago negro.
 
Outro passeio imperdível, é o snowland, que é um parque todo de neve ( 159,00 por pessoa a entrada no parque) fiz esse passeio por conta própria, comprei o ingresso pelo site, pois antecipado vc consegue pagar um pouco mais barato e tem a opção de parcelar no cartão, opção essa que não tem se vc comprar o ingresso na bilheteria do parque. Fui de uber até lá e gastei 20,00 do hotel que eu estava até o parque. É um passeio muito divertido e lá dentro tem várias opções para se divertir, paginação etc... um conselho pra quem for nesse parque, é levar um agasalho a mais, pois lá eles te emprestam roupas para colocarem por cima da sua, mas não é o suficiente para conter o frio lá dentro, media de 3 graus negativos, antes de entrar no parque vc já entra por uma lojinha onde tem várias coisas de inverno para comprarem, mas tudo muito caro, então eu levei uma mochila com blusa dentro para colocar antes de entrar no parque.
 
Outro lugar que fui por conta, foi a aldeia do papai noel (40,00 por pessoa ) confesso que eu esperava mais, mas foi interessante de conhecer, lá dentro tem uma grande área verde, trilha, trenzinho que é pago 10,00 para andar, tem a casa do papai Noel. Tem um mirante para fotos também.

A rua coberta é um lugar legal de conhecer, com bastante restaurantes e barzinhos, e lojinhas, música ao vivo e toda enfeitada para o Natal dava ótimas fotos, ela tem acesso pela principal avenida da cidade que é a Borges de Medeiros, lá tem muitas lojas, vários restaurantes, onde fica também o famoso festival de cinema e também a igreja São Pedro, e ao lado a fonte do amor eterno onde os casais colocam os cadeados, toda essa avenida e a igreja enfeitadas para o Natal 
é deslumbrante de ver.

Eu fiquei apenas 4 dias, gostaria de retornar para ficar mais, e conhecer muito mais coisas que tem por lá, e não deu tempo. Sobre gastronomia, eu fui na pizzaria temática Kongo (119,00 por pessoa o rodizio) muito divertida, ideal para levar crianças, toda enfeitada de selva e com os personagens fazendo aprentacoes a cada um hora, pizzas maravilhosas e com muita variades de recheios, eu adorei. 

Também conheci o galeto Itália, restaurante italiano com especialidade no galeto, realmente muito bom, tem opção de pegar o prato feito incluso a sobremesa ( 39,90) ou opção de rodizio (49,90 por pessoa). Restaurante cantina pastasciutta também restaurante italiano muito bom. 

Um lugar para tomar um café da tarde, chocolates lugano, tem em vários pontos da cidade e é super aconchegante o ambiente e muitas opções para café da tarde maravilhoso. Tive indicações de vários outros restaurantes, mas não tive tempo, quero voltar para conhecer mais. 

Gramado e região são ótimos lugares para conhecer, realmente encantador no período de Natal, por causa da pandemia não teve os espetáculos de Natal de todo ano, que acredito ser lindo de ver, a cidade estava toda tomando as medidas necessárias em relação a pandemia, por isso algumas restrições, mas já deu para se encantar com gramado!

"Sinta-se como se estivesse na Europa!"

Nana

Enviada por Nana

Foi sozinho em 2014 e achou Excelente!

Sinta-se como se estivesse na Europa!
Sinta-se como se estivesse na Europa! Enviada por Nana
A minha dica de viagem hoje é para a bela Gramado.

Gramado é um município localizado no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, cercada por montanhas, bosques, cascatas e vales. A área urbana está localizada a 830 metros de altitude. Sua denominação origina-se de um pequeno campo que ali havia e que servia de lugar de repouso.

Distante 115 km da capital do estado (Porto Alegre), Gramado faz divisa com os municípios Caxias do Sul, Três Coroas, Canela e Nova Petrópolis. A forte influência alemã e italiana pode ser observada especialmente na arquitetura e culinária. A cidade é marcada por muitas belezas e riquezas naturais exuberantes, destacando-se como centro de grandes eventos, além de sediar anualmente o Festival Brasileiro e Latino de Cinema.

No verão, a temperatura gira em torno de 22°C. Os invernos são rigorosos, com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.
Gramado tem sua economia voltada ao turismo, com 90% de sua receita e recebe anualmente cerca de 6 milhões de turistas. O comércio da cidade conta com lojas de artesanato, calçados e bolsas, chocolate caseiro (tentadores!), floriculturas, couros e peles. A Agroindústria destaca-se pela produção de mel, geleias, pães caseiros, queijos e vinhos.
Viajando sozinho, a dois ou em família, Gramado oferece atrações para todos os públicos. Dentre as mais visitadas estão o Museu de Cera Dreamland, o Mundo Encantado Snowland, o Mirante Vale do Quilombo, o Lago Negro e o Joaquina Rita Bier, o pórtico de entrada via Taquara e via Nova Petrópolis, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a Rua Madre Verônica (Rua Coberta), a Vinícola Ravanello e as fábricas de chocolate. O festival natalino Natal Luz atrai milhares de turistas.

A gastronomia variada e saborosa oferece pratos italianos, alemães e exóticas receitas preparadas com carnes de caça. Em caso de viagem a dois, saboreie os vinhos e as fondues de queijos e chocolates em um romântico jantar à luz de velas nos restaurantes suíços da região.

Então... Vamos arrumar as malas?
Decole e... Boa Viagem!

"Dicas do melhor atendimento em Gramado"

Marcela

Enviada por Marcela

Foi com a família em 2012 e achou Excelente!

Cascata do Caracol
Cascata do Caracol Enviada por Marcela
Que cidade linda, Gramado e Canela, e povo muito hospitaleiro, com infra-estrutura,
fizemos nosso receptivo com a Royal Travel, atendimento nota 10, com dicas de viagens, roteiros personalizados, e pacotes que eles montam de acordo com o que você precisa e quer conhecer, se é a primeira ou segunda vista tudo isso, nos levaram num restaurante de Fondue Vue De La Valée, que também eram muito atenciosos o fondue na Pedra era muito bom, bom todos os restaurantes e o hotel que a Royal Travel nos reservou também só elogios.

Cada visita para Gramado é um roteiro diferente sempre tem novidade por lá, queremos ir de novo toda a família.

"A cidade de Gramado e simplesmente maravilhosa!!!"

Hellen Surama

Enviada por Hellen Surama

Foi a dois em 2016 e achou Excelente!

Estive em Gramado (eu e meu esposo), entre os dias 04/03 á 09/03/2016.
Primeiro ponto q quero destacar e sobre o traslado oferecido pelas agências, q achei um pouco puxado. 

Fiz orçamento com 2 agências, uma q me ofereceu o valor de 350,00 (pedi desconto e fizeram a 300,00) e outra que me ofereceu o valor de 279,00 (isso apenas p/ nos buscar no aeroporto de POA p/ gramado). 

Para minha sorte, obtive ajuda do gerente do hotel o qual ficaríamos hospedados q me indicou q fossemos de ônibus e assim fizemos. Pousamos no aeroporto Salgado Filho em POA, dentro do aeroporto possui ônibus da infraero q leva os passageiros de um terminal do aeroporto para o outro (de onde sai os ônibus p/ Gramado). Compramos as passagens, 45,00 cada (90,00 o casal) e com 2hrs e 15 min estavamos em Gramado, na sexta feira.
Chegamos em Gramado por volta das 14:15, deixamos as malas no hotel e fomos bater perna rs (coisa maravilhosa q mais se faz em Gramado).

Sabado: fomos ao mini mundo e ao lago negro pela manhã e a tarde fomos ao museu de cera e super carros.

Domingo: fomos a canela, fizemos a cascata do caracol pelos bondinhos aereos, igreja de pedra, degustação de queijos e vinhos e mundo a vapor (apenas fotografamos, não quisemos ver a exposição dentro do museu).

Segunda: fizemos snowland

terça: ficamos por conta, e andamos a pé nas redondezas do hotel e viemos embora na quarta as 10 da manha, com o coração triste e com a certeza q voltaremos em breve a Gramado!

Obs: Retornamos a Gramado tbm de ônibus...

"Ótimo Restaurante !!!!"

Marlene  Aragao

Enviada por Marlene Aragao

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

Restaurante na Rua Coberta
Restaurante na Rua Coberta Enviada por Marlene Aragao
Esse restaurante fica no fim da Rua Coberta a esquerda, é bem simples comparado aos outros, mas tem uma comida deliciosa, o prato é bem servido, o atendimento é bom, os preços são baixos comparados a outros. Das três noites que ficamos em Gramado, duas jantamos nele, o vinho pedimos o Jolimont, que é muito gostoso. Nosso conta em ambas as noites ficaram em média 120,00, pedimos duas massa no primeiro dia, a minha foi talharim aos quatro queijos e iscas de filé mignom, meu esposo pediu talharim com salmão e alcaparras, uma garrafa de água, uma de vinho e duas sobremesas, na segunda noite foi a quase a mesma coisa a única diferença que pedimos o mesmo prato para ambos espaguete aos quatro queijos.

O que nos agradou também foi uma atitude do dono, um rapaz com deficiência estava pedindo ajuda para comer, o dono não só lhe deu comida , como não teve preconceito como algumas pessoas que vimos torcer o nariz, deixou o rapaz entrar e sentar , odeio pessoas fúteis e nojentas, então se já tinha gostado da comida , aquela atitude fez com que eu e meu esposo aprovássemos ainda mais o restaurante!!!

"Conhecer Gramado e Canela através do Bus Tour"

Aline Dias

Enviada por Aline Dias

Foi com amigos em 2014 e achou Excelente!

Bus Tour
Bus Tour Enviada por Aline Dias
O Bus Tour é um ônibus que leva os turistas aos principais pontos turísticos de Gramado e Canela.
Tem um custo de R$ 49,00 e uma praticidade incrível. Os ônibus circulam em média de 08:15 às 18:30 horas, e o turista pode descer e subir do ônibus enquanto as pernas tolerarem, rs.
São diversos pontos espalhado por toda a cidade, sempre aliada ao ponto turístico.
E os que comprarem o ingresso do Bus Tour, ainda ganham descontos nas entradas dos museus e parques, desde que apresentem o ingresso do ônibus ou passagem.
É uma idéia bem bacana para quem não quer perder tempo ou até mesmo fazer o ''seu próprio tempo'' ao conhecer os locais, sem depender do grupo.

"Massas e Carnes em Gramado!"

NYXON CARVALHO DUTRA

Enviada por NYXON CARVALHO DUTRA

Foi com a família em 2015 e achou Excelente!

Boa comida!
Boa comida! Enviada por NYXON CARVALHO DUTRA
O restaurante La Famile de Gazon fica em Gramado. Além de ser bonito e aconchegante, tem uma ótima comida italiana. E você não precisa pagar tão caro, como na rua coberta!
Dica, vá com calma nas massas, pois os garçons vão passando as carnes nas mesas e é cada uma melhor que a outra, então não encha a pança de macarrão. Não bebo, então fomos de suco de uva da região, que é excelente. Para este restaurante consegui comprar buffet livre a 30 reais por pessoa no site de compra coletiva. Aprovado por toda a família.

"Dicas, passeios, hotel, é muito mais com criança"

Enviada por Verena

em 2018 e achou Excelente!

Eu, meu marido e meu filho de 5 anos fomos a Gramado em Março de 2018 a passeio de férias. Vai ter textão aí pela frente mas garanto q valerá a pena ler até o final pois darei dicas valiosissimas pelo ponto de vista do turista, assim como vc está procurando aqui, certo? Então vamos lá:

* Aeroporto de Porto Alegre: A minha dica daqui é qto alimentação, podem ficar tranquilos q tem Mac Donalds e Subway, como são franquias, o preço é o mesmo em qualquer lugar do país. Tem restaurante self service mas o preço do Kg é muito alto. 

* Hotel: A cidade é composta por inúmeros hotéis, mas predomina a rede de hotéis Lagheto, cada esquina tem um, rsrs. Ficamos no Lagheto Prêmio, fica localizado a 900 metros da famosa rua Coberta. Como a cidade é toda plana, organizada, limpa e com uma arquitetura belíssima, de dar inveja, a caminhada do hotel até a rua Coberta é muito prazerosa. O hotel é bem confortável, o café da manhã é delicioso, a camareira Rosa é uma simpatia em pessoa, deixando nosso quarto sempre limpo além de fazer belíssimas esculturas com toalhas. 

* Onde comprar chocolate?: Gramado e Canela é composta por inúmeras fábricas e lojas de chocolate, tem loja praticamente em cada esquina, rsrs, então não se apavore em comprar na primeira loja q entrar pois todas elas dão amostra de chocolate, então aproveite p conhecer e saborear cada sabor e mais no final da viagem escolha a loja q mais lhe agradar. 

Fique atento a valores pois vc encontra o mesmo produto com diversos preços, por exemplo, sabe aqueles chocolate em formato de fusquinha, encontrei de R$8,00 ( no centro de Canela, perto do ponto do bustour n°2) até R$16,00 o mesmo produto. Tem loja q oferece vc escolher os bombons (tem uma variedade de sabores) e pesar, não cobram a embalagem, dizem q 100gr dá um monte de bombons, porém quando vão pesar não é bem assim não, meu marido comprou duas caixinha com 25 bombons cada (relativamente pequeno) para levarmos de presente e caímos no papo das vendedoras q dizem sair mais barato, porém pagamos R$ 130,00 ( nas duas caixas) e pior q a caixa é super simples quem olha a embalagem acha q pagamos uns 20,00 entende... Tinha muito mais opção já pronta com embalagens muito mais sofisticada muito mais barato, por volta de R$35,00 a R$45,00, então fica a dica.

* Bustour: O bustour é um ônibus de 2 andares que vc , ao adquirir o ingresso (no próprio ônibus ou na brocker turismo) tem o direito a usá-lo durante o dia (até às 18:00) pode entrar e sair dele qtas vezes quiser. É muito legal, a criançada adora, vale a pena já usá-lo no 1° dia pois assim vc aproveita e faz um tour pelas cidades de Gramado e Canela, o trajeto completo dura em média de 3 horas. A única coisa q não achei legal é o tempo de espera caso vc perca o ônibus, o próximo é só daqui +- 50 minutos, não sei falar se esse tempo de espera do bustour em alta temporada é menor. Só é cobrado criança a partir de 6 anos. 

*Pacote de passeios vale a pena?: Depende, a experiência q eu tive foi a seguinte: Procuramos a Brocker turismo e fechamos o pacote "Gramado Pass", nele contém várias atrações que até então parecia interessante. No caso do meu filho de 5 anos eles só descontaram no ingresso o valor do bustour, já q ele não cobra, porém ao apresentar os bilhetes na portaria dos passeios vi que em alguns lugares criança de 5 anos não paga e ao questionar a moça da bilheteria sobre o passaporte do " Gramado Pass" do meu filho e ela me disse q foi "cobrado", como assim: "cobrado"? então eu fui passada para trás? Qdo fomos fechar o Gramado Pass com a Brocker turismo eles só sabem falar q fechando o pacote tem desconto em tudo, q fica mais barato q comprar na própria bilheteria, mas nós não conferimos, então minha dica é: façam uma lista de todos os passeios q desejam fazer, ligue para os estabelecimentos e descubra valores, inclusive para criança e já leve tudo anotado, assim ao fechar qualquer pacote vc vai saber se vale a pena mesmo ou não. 

*Passeios que valem muito a pena ir ( imperdível): Terra Mágica, Super Carros, museu de Cera, museu do automóvel, Lago Negro, 1dia de bustour, Reino do Chocolate, Rua Coberta.

*Passeios que "eu" não faria novamente: Terra dos Dinossauros, Mundo Gelado, Mundo Encantado e Aldeia do Papai Noel. 

*Parque Vale dos Dinossauros ou Terra Mágica, qual ir? Sem nenhum "pingo" de dúvida eu recomendo o Terra Mágica de Florybal, gente o lugar é realmente mágico, qualquer um volta a ser criança. O lugar é lindo, muito bem preservado, limpo, com teatros infantis, exposição de réplicas de diversos animais da floresta, de homens da caverna, de dinossauros, de índios, etc, tem a casa do Mago ( com o Mago " de verdade", da fada (com uma " fadinha"), tirolesa, realidade virtual, etc é muita coisa legal. Tem um trenzinho ( dino trem) e parquinho enorme para a criançada. Tudo q citei acima vc não paga nada a parte ( já incluso). Tem lanchonete e restaurante ( R$35,00 por pessoa, criança a partir de 5 anos é R$20,00 - buffet livre). Passamos o dia todo lá. Detalhe: tem transporte gratuito, é só ligar para o parque e pedir eles te buscam e depois te levam. 

Já o Parque Vale dos Dinossauros, é do lado do Terra Mágica mas é bem pequeno e só tem exposição de dinossauros e uma lojinha, achei bem sem graça com no máximo 20 minutos terminamos o passeio. Enquanto no Parque Vale dos dinossauros o ingresso é R$60,00 , no Terra Mágica é R$70,00 pouco a mais por muito mais atrações. 

*Restaurantes e lanchonetes: Procure os restaurantes q ficam na Rua São Pedro ( Centro de Gramado) são menos caros e padaria da Tia Lolô ( na mesma rua). A Rua São Pedro é pertinho da Rua Coberta. 

Bom pessoal acho q não esqueci de nada, assim como suas dicas sempre são úteis p mim espero q as minhas dicas também sejam uteis para vocês . Conclusão: Gramado é um lugar encantador, nós amamos o passeio, valeu muito pena.
Mais dicas

Mais informações e atrações de Gramado

Copyright 2000-2021 Férias Brasil©