Folia de Rua e Muriçocas do Miramar

Por Editoria Férias Brasil

Não é apenas o sol que chega primeiro em João Pessoa. O Carnaval também aporta na cidade antes mesmo de Momo assumir o reinado. Na semana que antecede a festa, a capital promove dois eventos gigantesco. O Folia de Rua reúne mais de 50 blocos que desfilam por toda a cidade, tocando gêneros genuínos nordestinos - frevo e maracatu. Já o Muriçocas do Miramar, um dos maiores blocos abertos de arrasto do mundo, atrai mais de 400 mil foliões, no desfile que acontece na quarta-feira antes do Carnaval.

Dicas dos Viajantes

"O maior bloco pré carnavalesco do Mundo"

Marília Rosado Maia

Enviada por Marília Rosado Maia

com amigos em Março/2011 e achou Excelente!

O Muriçocas do Miramar é o maior bloco pré-carnavalesco de arrasto do mundo. O bloco ganhou as ruas de João Pessoa pela primeira vez em uma festa de aniversário de Thiago de Lima, no bairro de Miramar em 1986, numa brincadeira de um grupo de amigos convidados, formado por artistas, professores e jornalistas. Na mesma época João Pessoa ficava vazia devido à falta de carnaval na cidade e no bairro do miramar havia uma grande quantidade de muriçocas.

O aniversário de Thiago foi uma festa onde todos os convidados estavam fantasiados, o tema era piratas e nela houve muitas brincadeiras e sorteios. Não faltou muito para que todos saíssem pelas ruas fazendo barulho e batendo em panelas e latas. Eram apenas 30 pessoas sendo conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos. Eram pessoas que saíam da capital paraibana durante o carnaval e queriam se encontrar antes dos festejos. No ano seguinte já havia estandarte e mais gente para participar da festa. Então os moradores saíram pelas ruas cantando frevos e batendo panelas, e o número de participantes chegava a 200 pessoas. No terceiro ano a participação popular já era de aproximadamente mil foliões, e hoje mais de 400 mil pessoas vão às ruas saudar o Bloco Muriçocas do Miramar.

O termo? Quarta-feira de Fogo? foi criado pelo cantor e compositor paraibano Fuba, fazendo referência ao evento que acontece todos os anos uma semana antes da Quarta-feira de Cinzas. Todos os anos um artista paraibano confecciona o estandarte do bloco. Gente conhecida internacionalmente como Flávio Tavares, Alice Vinagre, Sérgio Lucena e Marlene Almeida já assinaram os estandartes que anualmente saem às ruas no dia do desfile. Esses estandartes permanecem expostos na sede da agremiação e fazem parte da história do maior bloco aberto de arrasto do mundo em carnaval de prévia.

Mais informações e atrações de João Pessoa

Copyright 2000-2022 Férias Brasil©