Como chegar, o que curtir e onde ficar em Cabo Frio (RJ)

Praias e bairro histórico são atrações no balneário
25 de Setembro de 2018

Praia do Forte Praia do Forte (foto enviada por Michelle Carvalho)

Com belas praias emolduradas por areias branquinhas, construções históricas preservadas e um rico comércio de moda praia, o município merece uma visita em qualquer época do ano. A cerca de duas horas e meia de carro do Rio de Janeiro, Cabo Frio conta com um aeroporto que recebe voos vindos de Belo Horizonte (MG). A partir de dezembro, novas rotas levarão à cidade, com aeronaves provenientes de Campinas (SP). Prepare-se para um verão ainda mais movimentado na cidade, que lota nas férias escolares e feriados!

[FBFOTO:189857440]

Praia do Forte & arredores
Uma vez no balneário, capriche no roteiro, que deve incluir, obrigatoriamente, a linda e famosa praia do Forte, com seu mar azul clarinho. Extensa e central, concentra a maior parte dos turistas dia e noite – além da grande faixa de areia salpicada por quiosques bem estruturados, oferece calçadão, bares, restaurantes e lojas. 

No canto esquerdo da praia fica o Forte de São Mateus, bem conservado, aberto a visitas e com bonita vista da praia. Já no canto direito, a atração é a Praça da Águas, com 1.600 metros, abrigando lago com chafariz, tanques com peixes e uma concorrida pista de skate semiprofissional.

Ilha do JaponêsIlha do Japonês (foto enviada por Leilane Almeida)

Caminhando ou navegando
Menos tumultuadas (ao menos, fora do verão) e mais afastadas do Centro, as praias vizinhas do Peró e das Conchas merecem um passeio. Enquanto a primeira reúne surfistas por conta das boas ondas, a segunda é procurada pelas famílias, que lá encontram águas calmas. Separadas por um morro – mas interligadas pela areia - oferecem quiosques para petiscar. 

Para os fãs dos passeios de barco, a dica é seguir o rumo da paradisíaca Ilha do Japonês. As embarcações que partem do Canal do Itajuru fazem roteiros maiores, incluindo outras praias. Caso o intuito seja somente relaxar na ilha, pegue um barquinho de pescador no bairro da Passagem, o mais antigo de Cabo Frio e próximo à praia do Forte. 

Charme no restaurante Galápagos, na PassagemCharme no restaurante Galápagos, na Passagem (foto: Divulgação Galápagos)

Salve a Passagem
O bairro, aliás, merece uma visita demorada em meio às ruas calçadas em paralelepípedo que abrigam um colorido casario colonial, tomado por charmosas pousadas, bares e restaurantes. O coração da Passagem é o do Largo de São Benedito e, em seus arredores, estão casas como o Galápagos, com cardápio variado; o Tapera, com música ao vivo à noite e mesas na calçada; e o Mané Paixão, especializado em escondidinhos.

Outras ótimas pedidas para almoçar e jantar estão no Boulevard Canal. Entre elas, o Picolino, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, com delícias mediterrâneas, portuguesas e italianas. Mais informais são a Tia Maluca e o Zé da Picanha. Entre uma refeição e outra, dê um pulo na Rua dos Biquínis para garantir o modelito em alta na estação! 

Conforto à beira-mar
Na hora de se hospedar, há opções para os mais variados estilos, em diferentes pontos da cidade. No Centro, pertinho da praia do Forte, as pedidas são as pousadas Mariá e Porto Fino. A Mariá, com arquitetura moderna e aconchegante, fica a 150 metros do mar. Já a Porto, tradicional hospedagem em Cabo Frio, fica a 300.

Próximas do Canal do Itajuru, no bairro de Ogiva, as melhores opções são as pousadas Estalage e Portoveleiro. Na primeira, a estrutura de lazer oferece ampla área verde, piscina, bar churrasqueira e sauna, enquanto a segunda oferece vista privilegiada, restaurante, ancoradouro e piscinas.

Já na praia do Foguete, continuação da praia do Forte e com boas ondas para o surf, as dicas são as pousadas Laguna, em frente à paradisíaca praia; e Restinga, a 300 metros do mar. A Albatroz, além de frente para a praia, fica ao lado da Lagoa das Garças, uma lagoa natural de água doce e rodeada pelas areias da duna Dama Branca.

No bairro vizinho – Braga – as dicas são a pousada Portal do Mar, famosa pelo café da manhã e pela cozinha para bebês; e o Paradiso Corporate Hotel, que oferece entre as acomodações uma suíte master instalada na cobertura, com direito a hidromassagem externa. A rede está presente também no Peró, com o Paradiso Peró Praia Hotel, com sauna, piscina, espreguiçadeiras, guarda-sóis e vista panorâmica para a praia.


Compartilhe:
Descubra aqui mais sobre Cabo Frio: O que ver e fazer, dicas e mais

Veja também
Escolha seu destino
+ Ideias de Viagens
Copyright 2000-2018 Férias Brasil©