Orla urbana de João Pessoa

Cacio Murilo - PBTur

Tambaú e Cabo Branco formam a bonita orla urbana central de João Pessoa, repleta de hotéis, quiosques, bares e restaurantes. Todos os dias, das 5h às 8h, a avenida à beira-mar que se estende pelas duas praias é fechada para a prática de atividades como corrida, caminhada e pedalada. Ótima maneira de começar o dia!

Hotéis e Pousadas em João Pessoa O que fazer em João Pessoa

Praia de Carapibus

Cacio Murilo - PBTur

Já na vila de Jacumã, no litoral Sul, a bonita praia reúne falésias e recifes que, na maré baixa, formam piscinas naturais. Barracas oferecem cadeiras, guarda-sóis, petiscos e bebidas geladas. Tomando o rumo da praia de Tabatinga, o cenário exibe uma pequena lagoa de água doce - aproveite para refrescar! Carapibus fica a 30 km de João Pessoa.

Praia de Tabatinga

Cacio Murilo - PBTur

Menos de cinco quilômetros depois de Carapibus, Tabatinga é quase deserta por conta da sinalização precária. Aproveite para relaxar nos quiosques pés na areia, como o Nativo e o Tabatinga Arte Bar. Os mais animados podem seguir caminhando pela areia até a praia de Coqueirinho - cerca de meia hora, com direito a belas falésias. Tabatinga fica a 35 km de João Pessoa.

Praia de Coqueirinho

Cacio Murilo - PBTur

Continuando pelo litoral Sul, chega-se à cidadezinha de Conde, cenário de uma das praias preferidas dos paraibanos - e dos turistas - por conta do mar calmo perfeito para banhos, dos coqueirais e das barracas. De tão querida, é recomendável curti-la em dias de semana - sábado e domingo fica lotada. No trecho onde o mar é aberto e com ondas, fica o restaurante Canyon de Coqueirinho, com linda vista entre a falésia e a praia. Coqueirinho fica a 38 km de João Pessoa e vale a pena aprecia-la do alto, do mirante Dedo de Deus.

Praia de Tambaba

Cacio Murilo - PBTur

Um pouco mais a frente, também em Conde, fica uma das mais belas praias da região e a primeira praia oficial de naturismo do Nordeste. Tambaba é dividida em duas partes: na primeira, pequenina, com piscinas naturais de águas verde-azuladas, não é permitido ficar nu. Já na segunda, tirar a roupa é obrigatório - no cenário, um dos mais bonitos do litoral paraibano, falésias, pedras e mata se misturam. Para apreciar o visual do alto, siga para o Castelo da Princesa, com cerca de 60 metros de altura. Tambaba fica a 40 km de João Pessoa.

Piscinas naturais

Cacio Murilo - PBTur

A capital abriga três piscinas naturais: Picãozinho, Seixas e Areia Vermelha, que só aparecem na maré baixa - a melhor época para aproveitar é nas luas cheia e nova (não deixe de consultar a tábua das marés). As piscinas do Picãozinho são as mais centrais de João Pessoa, com catamarãs partindo da praia de Tambaú. Já as piscinas do Seixas são menos concorridas - prefira os barcos que saem da praia do Seixas, que gastam apenas 10 minutos até as piscinas. Formada por enormes bancos de areia, Areia Vermelha fica em frente à praia de Camboinha, na cidade vizinha de Cabedelo (25 km), e é sempre concorrida.

Pôr do sol na praia do Jacaré

Danielo Mendes

Também em Cabedelo está o cenário de outro passeio famoso: o pôr do sol na praia do Jacaré, com direito a um show de Jurandy do Sax, que toca o Bolero de Ravel em cima de um barquinho enquanto o céu e a água mudam de cores. O espetáculo pode ser acompanhado a bordo de barcos turísticos ou da mureta da orla. A praia do Jacaré fica a 15 km de João Pessoa.

Centro Histórico

Murilo - PBTur

Uma das cidades mais antigas do Brasil - fundada em 1585 - João Pessoa ainda guarda riquezas do período colonial. No alto do Centro Histórico estão construções em estilo barroco, além do imperdível Centro Cultural São Francisco, um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do país, composto pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco. Não deixe de fazer uma visita guiada à igreja e ao claustro franciscano.

Lajedo de Pai Mateus

Antonio David - PBTur

Escondido na região do Cariri - a parte árida do estado da Paraíba, quente o ano inteiro - o lajedo fica na cidade de Cabaceiras, a cerca de 200km da capital. O cenário encantador reúne pedregulhos de várias formas e tamanhos, furados, tortos... que formam um belo mar de pedras, que fica ainda mais bonito ao pôr do sol. Não por acaso, o Lajedo de Pai Mateus já foi cenário de mais de 30 produções como filmes, séries e documentários, garantindo a Cabaceiras o título de "Roliúde Nordestina".

Gastronomia

Divulgação Mangai

Na Paraíba, os frutos do mar sempre frescos dividem a atenção com as delícias da culinária do sertão, à base de carne-de-sol e de bode, macaxeira, arroz de leite e feijão-de-corda. Uma boa opção na hora de degustar as receitas é o restaurante Mangai, na capital, com um variado bufê de comidas nordestinas. Para fechar os trabalhos, vá de Cartola, sobremesa típica com banana frita, queijo de manteiga derretido, canela, açúcar e chocolate em pó. De dar água na boca!

+ Especiais do Brasil
+ Ideias de Viagens
Copyright 2000-2018 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.