Os cenários são bucólicos - ruas de paralelepípedos emolduradas por casarões coloniais. E ganham ainda mais charme com as bandeirolas, as fitas coloridas e as imagens do Divino Espírito Santo penduradas nas fachadas e nos postes. De 18 a 27 de maio, é assim que ficam algumas cidades históricas do Brasil: ainda mais bonitas e movimentadas com as procissões, os bingos, os cortejos e os espetáculos folclóricos.

A tradição do Divino, vinda das ilhas portuguesas de Açores e Madeira no século 18, tem programação animada na festeira Paraty, com direito a desfile de fanfarra no Centro Histórico para recolher doações. Mas é na noite do último sábado, a mais aguardada da programação, que pescadores se misturam com gringos, que se juntam às beatas... tudo para ver de perto as apresentações da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos Velhos e dos famosos bonecos folclóricos de Paraty. O palco é a Praça da Matriz, que fica rodeada de barraquinhas de comidas e bebidas típicas. Tem até cachaça!

Em Pirenópolis, os rituais são seguidos à risca. Coroação do imperador, queima de fogos, repique de sinos, procissão de bandeiras... Mas o tom solene não dura o tempo inteiro! É quebrado pelos "mascarados", um grupo que se fantasia com coloridas cabeças de boi, acompanha todos os eventos e arrasta a molecada cortejo afora. Em terras goianas, as comemorações só terminam dia 29, quando rolam as Cavalhadas, uma encenação de lutas medievais entre cavaleiros mouros e cristãos. O espetáculo, de tão concorrido, ganhou um local específico e devidamente apelidado: Cavalhódromo.

Também em Alcântara, a "cidade que parou no tempo", a programação é repleta de ladainhas, mas cede espaço para a música, a dança e para a farta distribuição de doces e licores, que acontece na Casa do Divino, um espaço cultural com bonita fachada de azulejos. Escolha a guloseima ou a bebida e siga os cortejos que cortam ruas e vielas seculares. Tem city tour mais interessante que esse?

Tão venerado quanto o Espírito Santo, o vinho ganhou um dia especial (06 de junho). A data, porém, será comemorada por mais de uma semana! Entre 25/05 e 03/06, algumas cidades da Serra Gaúcha como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi serão pura festa. As programações de vinícolas, restaurantes e pousadas são dignas de um brinde: cursos de degustação, jantares harmonizados, vinoterapia... Tim tim!

+ Especiais do Brasil
+ Ideias de Viagens
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.
instagram
twitter