Salve, São João da Bahia!

  • Bandeirinhas colorem os largos Bandeirinhas colorem os largos
    Enviada por Rita Barreto
  • Artistas animam o público Artistas animam o público
    Enviada por Rita Barreto
  • Pelourinho ganha decoração típica Pelourinho ganha decoração típica
    Enviada por Rita Barreto
  • Barraquinhas tomam conta do Centro Histórico Barraquinhas tomam conta do Centro Histórico
    Enviada por Rita Barreto
Por Editoria Férias Brasil
Salvador caprichou na programação de São João, que agita o Pelourinho entre os dias 22 e 24 de junho. Entre os artistas confirmados, Alceu Valença abre os festejos na sexta-feira, seguido por Geraldo Azevedo, que se apresenta no sábado. O encerramento da festa fica por conta da cantora Elba Ramalho, no dia de São João, 24. Todos fazem shows no palco principal, montado no Terreiro de Jesus. 

O São João movimenta todo o Centro Histórico, com bandas de forró se apresentando ainda no Largo do Pelourinho, no Cruzeiro de São Francisco e nas praças Tereza Batista, Quincas Berro d’Água e Pedro Archanjo. 

Para completar o clima de interior, as ruas, as ladeiras, os largos e as igrejas do Pelourinho ganham decoração especial, com muitas bandeirinhas, balões, fitas e estandartes coloridos. Barraquinhas de bebidas e de comidas típicas e quadrilhas também fazem parte das atrações do São João da Bahia.

Centro Histórico
Enquanto a festa pega fogo à noite, aproveite o dia para curtir o Pelourinho. Bater perna é a melhor maneira de desbravar o centro histórico. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. 

Vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, restaurantes, lojas e um vaivém de gente de Salvador, do Brasil e do mundo. E ainda tem os museus e os espaços culturais como o Museu da Cidade e a Fundação Jorge Amado.

Para quem quer curtir um agito nos arredores, a boa é a Rua de Santo Antônio Além do Carmo (como o nome diz, a rua fico logo depois do Convento do Carmo). Vá no fim do dia, para apreciar o pôr do sol na Baía de Todos-os-Santos do alto, no largo ou nos muitos cafés e barzinhos instalados em pousadinhas coloridas. 

Se for possível, explore o bairro na manhã de domingo ou na tarde de terça-feira. Nestes dias, os visitantes podem assistir a uma missa ao som de batuque na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – domingo às 9h; e terça, às 18h. 

Axé! E Viva São João!

Fotos
Rita Barreto

Mais informações e atrações de Salvador

Copyright 2000-2021 Férias Brasil©