Dicas de Viajantes

Centro Histórico - Simplesmente, Perfeito !!!
Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Falta estrutura para turistas"

Enviada por Elisangela Barros

em 2019 e achou Ruim

Enviada por Elisangela Barros
Estive em São Luís com meu marido e a sensação que tivemos e de abandono, o centro histórico muito simples, casas abandonadas, lojas sem muita opção de lembranças e em vista a outros locais o preço não é tão baixo.

A Lagoa Jansen está abandonada, não vale a pena conhecer, muito triste. A noite ninguém aconselha fazer a travessia a pé devido a assalto, isso porque e um trecho pequeno a se percorrer da avenida até lá.

As praias todas impróprias e nada e feito para que isso mude. Fomos a uma praia em São José do Ribamar que ainda dizem ser possível para banho, mas carros entram na praia e torna-se perigoso em minha opinião.

A estrada de MA para PI, no  MA,  e muito cheia de buracos, um perigo. Apesar da chuva ter prejudicado a qualidade do material, mostra o dinheiro do povo sendo jogado no lixo.

Uma tristeza ver um lugar que tem potencial estar desse jeito.

"São Luís - Cidade Histórica"

MARA FARENCENA CARDOZO

Enviada por MARA FARENCENA CARDOZO

Foi sozinho em 2019 e achou Muito bom

Estive em março em S.Luís. É uma cidade histórica, bonita . A Ilha é muito bonita, a orla linda.

Fiquei em Calhau Praia Hotel, bom atendimento, boa limpeza, café da manhã simples, mas gostoso. Utilizei o Receptivo Gekus, pessoal atencioso e educado.

As praias são tranquilas, sugiro Aracagy. Aos domingos tem uma feira no Centro Histórico, maravilhosa, com show e comida típicas.

Fui à São José de Ribamar e Raposa, lugares lindos. Gostei. Faltam táxis adaptados pra cadeirante - fui sozinha e sou cadeirante.

"Um passeio maravilho!"

Enviada por Rodrigo Leite

Foi sozinho em 2018 e achou Excelente!

Parque Botânico da Vale
Parque Botânico da Vale Enviada por Gabriel Andrade
Então, fui passar uma semana em São Luis e fui a um passei maravilhoso, ao Parque Botânico da Vale!

O Parque Botânico Vale é um espaço totalmente dedicado à natureza, onde você pode desfrutar da riquezas dos ecossistemas Maranhenses passeando próximo à natureza nas trilhas, conhecendo o orquidário e ainda pode ver de perto alguns animaizinhos como o bicho-preguiça, macaco-capijuba, tamanduá-mirim e a rara e maravilhosa borboleta azul.

Além disso, lá existem várias atividades ao ar livre, você pode participar gratuitamente de diversas ações culturais, recreativas, de saúde esportivas e oficinas sustentáveis no próprio parque.

Aaaah, e se você quiser aprender sobre os minérios e como eles estão presentes em nossas vidas, lá tem uma exposição permanente com informações sobre a atuação da Vale no Maranhão, no Brasil e no mundo.

Enfim, um passeio que vale muito a pena. Um passeio maravilhoso!

"Lugar Cheio de Cultura !!"

Sidney Sperduto

Enviada por Sidney Sperduto

Foi a dois em 2017 e achou Muito bom

No Centro Histórico
No Centro Histórico Enviada por Sidney Sperduto
Lugar cheio de cultura para um passeio onde é possível fazer turismo, degustar pratos típicos, tomar uma Juçara (açaí), comprar produtos regionais e lembranças em forma de artesanatos. É bem localizado, fácil de chegar, as ruas são bem interessantes, mas tenha cuidado para não se perder, a lamentar somente o descaso por parte dos órgãos responsáveis no que diz respeito a falta de conservação, limpeza e cuidados com os prédios históricos.

"São Luis Sem Armadilhas"

Leandro Armando

Enviada por Leandro Armando

Foi a dois em 2017 e achou Muito bom

A capital do estado do maranhão, tem um grande potencial turístico, porém mal explorado. A parte mais bonita da cidade e um pouco mais segura para o turista desfrutar com tranquilidade,fica as margens da Av Litorânea ( Praia do Calhau ). 

Fiquei no hotel brisa mar, bom hotel, porem a praia em frente ( são marcos ) é impropria e mal frequentada.

A cidade de São luis tem muitos problemas de violência, andando no centro histórico, cuidado com pertences pessoais, e evite ficar andando sozinho em vielas, o transporte publico ( ônibus) sofre com arrastões, durante dia da pra usar, mas a noite prefira transporte por aplicativos.

No centro histórico, tem a catedral a visitar, onde nessa praça tem um ponto de apoio ao turista, que oferece um mapinha que ajuda muito, por ali também esta o palácio dos leões, sede do governo do MA e visitável; nas muitas ruas e vielas tem muita coisa a explorar, lojinhas, museus, restaurantes, e tem também um convento, que parece mais um museu da família Sarney, com visitação gratuita.

São Luis é uma ilha, e lá tem um passeio de catamarã muito bom, chama- se Britur, que navega pelos rios, contornando a cidade e seus bairros, tem serviço de translado, hotel- embarque- hotel.

Estando em São Luis vá ate Alcântara, tem um barco de transporte que leva até lá, 01:30 hs de navegação,não é barco turístico, Alcântara é uma cidadezinha bucólica, parada no tempo.

Os belos lençóis maranhenses ficam a uns 300 km de são luis, é necessário reservar umas diárias nas cidades onde estão o parque dos lençóis.

São Luis tem seus encantos, muita historia e lugares bacanas, vale conhecer !!!!

"Lençóis Maranhenses e a Cidade de São Luís"

Enviada por Eliane

Foi com a família em 2015 e achou Muito bom

Deixo aqui a minha opinião sobre o que passei. Fui viajar com a minha mãe que sempre teve vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses. É um passeio inapropriado para pessoas idosas ou que sofrem de algum problema de saúde.Graças a Deus minha mãe tem ótima saúde. Ficamos hospedadas em Barreirinhas, pois é muito desgastante fazer o passeio em único dia e retornar a São Luís (4 horas para ir e 4 para voltar). 

Aconselho sair bem cedo de São Luís. O parque é lindo, para quem ama a natureza. Do contrário, verá dificuldade para chegar ao local. Cuidado com o sol!!!! Passe bastante protetor solar e use chapéu. Não esqueça do repelente!!!! Minha mãe foi picada por um borrachudo , ficou empolada e foi super bem atendida na UPA (Socorrinho) de São Luís. Precisou tomar 3 injeções e ficou em observação. As lagoas dos Lençóis são lindas. Outro passeio excelente foi a travessia pelo Rio Preguiça indo até Caburé ( passeio de um dia inteiro). Lá tem o farol que tem uma vista privilegiada dos lençóis. Porém, se você tem problema respiratório, dores nas pernas ou coração fraco evite subir os 160 degraus do farol, pois a escada é em caracol. Em Caburé você tem contato com o rio e o mar.Já em São Luís fiz um passeio para conhecer as fronhas maranhenses que fica na cidade de Raposa, vale a pena, pois é menos cansativo que os lençóis. A cidade de São José do Ribamar é uma gracinha. 

A cidade de São Luís tem um visual lindo das praias, porém elas estavam interditadas para banho,pois estão poluídas. O Centro Histórico é rico em cultura, porém abandonado pelos governantes, cuidado ao andar para não cair e nem ser assaltado. Apesar de alguns entraves, vale a pena conhecer São Luís. 

Os shoppings são bonitos, visitei o shopping Rio Anil, Ilha, São Luís, Tropical e o Monumental Shopping. A cidade está crescendo, porém sem uma infraestrutura. Aventure-se nos Lençóis Maranhenses!!! Lembrando que existem outros passeios em Barreirinhas muito legais, porém não tive condições de fazê-los . Aconselho ficar mais dias em Barreirinhas.

"Um Lugar Que Nenhuma Turista Deve Deixar de Ir."

marise

Enviada por marise

Foi com a família em 2013 e achou Excelente!

Passeio por São Luis
Passeio por São Luis Enviada por marise
Quem for a são luis, não pode deixar de conhecer o ceprama com seus artesanatos e o arraial nas noites de são joão.....são sensacionais.......
os preços e artesanatos são ótimos e de muito capricho......

"Ótimo Passeio"

luis felipe

Enviada por luis felipe

Foi com amigos em 2014 e achou Excelente!

Fachada
Fachada Enviada por luis felipe
Uma surpresa foi o passeio que fiz ao praticar a serendipidade no caminhar pelo centro histórico de São Luis. Um casarão antigo cheio de histórias que por si só já bastaria, mas abriga um passeio guiado muito interessante se souber tirar proveito. Alunos da UEMA e UFMA se revezam em turnos para poder receber o visitante e guiá-lo pelos três andares de culturas e histórias que a cidade do amor possui. 

De A a Z , do índio ao homem branco, um Pot-pourri de encantamento e descobrimento desta cultura maranhense passada por gerações mas que de forma alguma perdeu o brilho com o passar do tempo. Acredito que seja uma das mais fortes identidades regionais dentro de nosso país. É brasil, É nordeste mas é mais ainda maranhão.

"Lugarejo que não pode ser deixado de visitar."

marise

Enviada por marise

Foi a dois em 2013 e achou Muito bom

As rendeiras de Raposa
As rendeiras de Raposa Enviada por marise
Raposa, para mim é um povoado bem pequeno e muito simples onde moram os pescadores e sua família, onde as esposas são rendeiras e na ausência dos maridos preenchem suas horas trabalhando e ajudando na renda doméstica, fazendo trabalhos artesanais maravilhosos, pessoas muito hospitaleiras as peças são muito caprichosas e as pessoas muito simpáticas, adorei os trabalhos e o almoço, não pude fazer o pas passeios de barco, pois quando quis, não pude fazer devido o mar estar baixo demais. Mas voltarei. Coloquei uma foto da comida. Não deixe de comer garajuba assada.

"O que fazer em São Luis e o que evitar."

Enviada por Terezinha

Foi a dois em 2013 e achou Bom

Do Centro Histórico para a parte nova da cidade
Do Centro Histórico para a parte nova da cidade Enviada por Terezinha
Hospedagem: as que ficam no centro histórico limita a saída dos hóspedes à noite. a própria polícia alerta para os perigos.

Hotel holiday inn que fica no são francisco foi escolhido porque é uma região entre o centro histórico e a parte mais moderna da cidade, situado na av. castelo branco onde passa ônibus para qualquer parte da cidade e o acesso fica fácil. tem também a vantagem do comércio, com bancos e pegado ao hotel tem uma loja da rede giraffas. desvantagem: não tem bons restaurantes por perto, mas o táxi para a av. dos holandeses ou av. litorânea fica entre R$10,00 e R$20,00.

Passeios: tour pela cidade a R$50,00 por pessoa pode ser agendado no hotel e deve ser feito para ter uma visão geral da cidade. quando terminar o passeio no centro histórico ficar por lá onde tem vários museus na rua portugal, lojas de artesanato e o mercado municipal. há falta de preservação de muitos prédios.

Almoço no senac na praça da matriz a R$30,00 reais por pessoa, come-se à vontade incluindo sobremesa. é uma escola de cozinha e hotelaria e o atendimento é muito bom, frequentado também por pessoas que trabalham na região.
teatro artur de azevedo: visita gratuita ao teatro, por r$2,00 a visita inclui os bastidores. Valeu!

Palácio dosLleões: dividido em 3 partes. uma administrativa do estado do maranhão, outra é moradia da roseana sarney e a terceira aberta à visitação depois das 14 horas.
Em junho a cidade está repleta de arraiais. na praça maria aragão tem um da prefeitura que tem lugar reservado para turistas. credencial pode ser retirada no centro histórico perto da matriz em um posto turístico.
praias poluídas por falta de emissários de esgoto em alto mar.

Na av. litorânea a praia é melhor com vários quiosques e bons restaurantes.
a parte nova da cidade é limpa e bonita, incluindo a lagoa ana jansen.
passeio a raposa e s. josé de ribamar é dispensável.quem visita os lençóis antes de s. luís não acha graça nesse passeio.

Catamarã para alcântara: verificar no cais (do centro histórico) o horário de saída que varia com a maré. não compre o bilhete de volta para o último horário (oferecem como vantagem de permanência por mais tempo em alcântara), mas não é assim, lhe deixam literalmente no mar com lama contaminada de esgoto e em acesso difícil porque a maré abaixa muito e a embarcação não chega ao cais. falta estrutura para esse tipo de transporte. o descaso é total e a irresponsabilidade também.
tempo de permanência em são luís: no máximo 4 dias.

Chuva: passageira e não dura mais que 15 minutos.
Roupas: bermuda, camiseta e sandálias havaianas. alguma roupa para sair à noite.
visita: em junho 2013.
Mais dicas

Mais informações e atrações de São Luís

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©