Grande parte do acervo cultural de São Luís está reunida no Centro Histórico, tombado pela Unesco e que ocupa quase todo o bairro de Praia Grande. O casario colonial - cerca de três mil construções - predomina na paisagem, conduzindo a uma viagem ao século 18, quando os portugueses tomaram a cidade dos franceses.
Para circular por ali e encontrar tudo aberto, vá entre terça e sábado, à tarde, observando os detalhes das fachadas dos sobrados que se espalham por ruas de pedra, becos, ladeiras, praças e largos. Infelizmente, a preservação dos imóveis deixa a desejar. Para ver tambor-de-crioula, apareça na sexta-feira ao anoitecer. O happy hour é concorrido do meio da semana em diante, sendo que as noites de sexta e sábado são as mais movimentadas.
Os famosos azulejos portugueses - há também exemplares franceses, belgas e alemãs - que decoram os prédios do Centro Histórico não se limitam às funções estéticas. Aplicados na fachada das residências no século 19, foram fundamentais para a adaptação dos portugueses ao clima equatorial - ao refletirem a luz do sol, amenizavam o forte calor da região.