Maceió: melhor época para curtir começa agora!

Águas ficam ainda mais azul bebê entre a primavera e o verão! Saiba onde passear e se hospedar
19 de Setembro de 2019

Nos arredores, ainda mais beleza, como em Duns de Marapé! Nos arredores, ainda mais beleza, como em Duns de Marapé! (foto: Luiz Eduardo Vaz - Setur/AL)

Maceió, capital de Alagoas, e as muitas praias nas vilas e cidadezinhas ao redor são lindas o ano inteiro. Mas é entre setembro e março que o cenário fica ainda mais fotogênico por conta do fim das chuvas. As águas, ora azul bebê, ora verde clarinha, ganham nuances ainda mais encantadoras.

E as atrações da região não se resumem ao cardápio variado de praias. Elas se estendem para a boa mesa, onde o menu traz as tradicionais receitas à base de frutos do mar, mas também pratos de diversas cozinhas mundo afora.

De praia em praia
Para apreciar as praias urbanas - PajuçaraJatiúca e Ponta Verde - onde estão a maioria dos hotéis, vale caminhar pelo calçadão. Pajuçara é ponto de partida das jangadas que levam às piscinas naturais; enquanto Ponta Verde, repleta de jardins, abriga ótimos bares de praia, como Lopana e Kanoa. 

Por lá, as atividades náuticas são os passeios de caiaque e de sup, além de mergulho, nas piscinas naturais que levam o nome da praia. Já Jatiúca, famosa pelos resorts, tem movimento mais tranquilo e com mar de ondas, nem sempre próprio para banhos - aproveite a ciclovia e o calçadão, point das tapioqueiras!  

[FBFOTO:132723503]

Na hora de explorar os litorais Norte e Sul, a melhor pedida é alugar um carro (com ou sem motorista) ou contratar empresas de passeios. As praia do Norte ficam entre 9 e 37km da capital e oferecem ótimos roteiros. Um deles é esquecer da vida no restaurante Hibiscus, em Ipioca. Pé na areia, oferece espreguiçadeira, massagem, redário... à beira de um mar tranquilíssimo.
 
Querendo esticar, siga até Sonho Verde e Paripueira, de onde partem passeios de quadriciclo rumo à praia e Carro Quebrado, já na cidadezinha de Barra de Santo Antônio. Além de piscinas naturais, o cenário exibe coloridas falésias. O tour parte do Capitão Nikolas, clube de praia com a mesma pegada do Hibuscus. 

Já o litoral Sul é famoso pelas “três praias” – FrancêsBarra de São Miguel e Gunga, entre 20 e 40km do centro de Maceió. A melhor opção nesse roteiro é armar a barraca em Barra de São Miguel, com uma linda e imensa piscina natural à beira mar; ou na praia do Gunga, uma extensa praia com coqueirais e passeios de bugue e quadriciclo rumo às falésias. Não deixe de subir no mirante para apreciar o mosaico formada pelo encontro do rio com o mar e os milhares de coqueiros. 

Na volta, a pedida é almoçar nos restaurantes à beira do canal da Massagueira, uma vila de pescadores. Para a sobremesa, aposte nos doces feitas pelas doceiras da vila – deliciosos e variadíssimos!

Para esticar
Seguindo mais 35km para o sul, chega-se a Jequiá da Praia, que abriga um lindo point - Dunas de Marapé. O acesso é por travessia de barco e o local reúne um centro de lazer com estrutura de praia e restaurante. Na praia, de areia fofa, recifes e muito verde, uma das atrações é o encontro com o rio, de águas transparentes. 

Nos arredores, ainda mais beleza, como em Duns de Marapé!Nos arredores, ainda mais beleza, como em Duns de Marapé! (foto: Luiz Eduardo Vaz - Setur/AL)

E há ainda excelentes passeios que merecem pernoites nos destinos, seja pela distância, seja pelo charme das praias. Para o Norte, na direção de Recife (PE) e rumo a Maragogi, vale explorar a chamada Costa dos Corais, que abriga as vilas de São Miguel dos MilagresJaparatinga, Tatuamunha e Porto da Rua, onde estão as lindas praias do Patacho e de Lages.

Seguindo para o Sul, na direção de Aracaju (SE), as pedidas são os lindos passeios emoldurados pelo rio São Francisco. Um deles leva à bela cidadezinha histórica de Penedo, de ondem partem passeios de barco para a foz do rio. Outro, segue para o Cânion do Xingó, partindo da cidade de Canindé (SE).

Ao longo da orla de Jatiúca, barracas de tapiocaAo longo da orla de Jatiúca, barracas de tapioca (foto: Embratur)

Onde ficar 
É grande a oferta de hotéis em Maceió. Os mais concorridos ficam na orla urbana, assim como os apartamentos para temporada e os restaurantes estrelados. Pajuçara, além de hospedagens, conta com comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato. Já Jatiúca, abriga os hotéis com maior estrutura e barracas de tapioca. Ponta Verde se destaca pela orla mais bonita entre as três, além da pegada mais residencial que turística. 
Planeje sua ida para Maceió


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©