Santo Antônio do Pinhal (SP) ganha Museu a Céu Aberto

  • Vista do mirante, onde também há escultura da artista Vista do mirante, onde também há escultura da artista
    Enviada por Divulgação
Por Editoria Férias Brasil
Pertinho de Campos do Jordão, a cidade de Santo Antônio do Pinhal, a 170 km de São Paulo, ganhou o Museu a Céu Aberto Odette Eid. O museu foi idealizado para comemorar o centenário da artista libanesa. As 16 esculturas em bronze formam um roteiro que pode ser feito a pé pelos visitantes. Em exposição permanente, as obras estão divididas nas praças, fontes, mirantes, igrejas e outros locais públicos.

O acervo foi doado a Santo Antônio do Pinhal pelos filhos de Odette Eid. Uma das filhas da escultora ressalta que a cidade era a segunda casa, segundo ateliê da escultora e uma fonte constante de inspiração para as criações. Os visitantes poderão conhecer, portanto, uma parte das temáticas preferidas da artista: o feminino, família, maternidade, dança, anjos, santos, animais, natureza, entre outras.

Para melhorar ainda mais a experiência, o acervo recebeu placas, roteiros impressos e QR Codes que oferecem informações adicionais, detalhes das obras, além de dicas dos demais artistas e ateliês instalados em Santo Antônio do Pinhal. Dessa forma, as esculturas de Odette Eid também atuam como uma validação do potencial artístico da cidade e convidam os visitantes para apreciarem outros artistas da cidade.  

Nascida em Zahle, no Líbano, Odette Eid veio com a família para o Brasil aos três anos. A influência para a vida artística começou em casa, por conta da mãe. Mesmo assim, ela só começou a atuar profissionalmente como artista aos 60 anos, quando acumulou prêmios nacionais e internacionais. Odette atuou até os 95 anos de vida, produziu mais de 1.200 obras entre esculturas, múltiplos e utilitários, usando vários materiais, como bronze, alumínio, acrílico, papel, gesso e tecido.  

Mais informações e atrações de Santo Antonio do Pinhal

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©