• Brinde perfeito com o Brut Rosé. Saúde! Brinde perfeito com o Brut Rosé. Saúde!
    Enviada por Gracie Croce
  • Papos e brindes em meio à natureza Papos e brindes em meio à natureza
    Enviada por Eduardo Benini
  • Parreiras de várias origens se encontram no Vinhedo do Mundo Parreiras de várias origens se encontram no Vinhedo do Mundo
    Enviada por Divulgação Dal Pizzol
  • Clima de romance sempre no ar Clima de romance sempre no ar
    Enviada por Eduardo Benini
  • No Piccolo Piacere, brindes em família No Piccolo Piacere, brindes em família
    Enviada por Eduardo Benini
  • Amigos se divertem no Piccolo Piacere Amigos se divertem no Piccolo Piacere
    Enviada por Eduardo Benini
  • Espanha marca presença no Vinhedo do Mundo Espanha marca presença no Vinhedo do Mundo
    Enviada por Gracie Croce
  • Enoteca guarda coleção de vinhos da marca Enoteca guarda coleção de vinhos da marca
    Enviada por Divulgação Dal Pizzol
  • História contada através de garrafas História contada através de garrafas
    Enviada por Divulgação Dal Pizzol
  • Degustação às cegas é sucesso! Degustação às cegas é sucesso!
    Enviada por Gilmar Gomes
  • Vinícola é repleta de histórias Vinícola é repleta de histórias
    Enviada por Divulgação Dal Pizzol
  • Marca oferece espumantes para todos os paladares Marca oferece espumantes para todos os paladares
    Enviada por Jeferson Soldi
  • Cisnes negros enfeitam a propriedade Cisnes negros enfeitam a propriedade
    Enviada por Marlove Perin
  • Vinhedo do Mundo Vinhedo do Mundo
    Enviada por Gracie Croce
Por Editoria Férias Brasil
A vinícola é uma das atrações da Rota das Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, a 11 km do Centro. Criada em 1974 pelos irmãos Antônio e Rinaldo, a Dal Pizzol ocupa uma área de 80 mil metros quadrados, com lagos, áreas verdes, adega e parreirais, chamada de Parque Temático. Por lá, cultura, história, natureza e experiências se misturam. Nas visitas, tanques de inox e caves com barricas não têm vez! 

As atrações são outras, como o Vinhedo do Mundo, uma coleção com cerca de 400 variedades de uvas de 30 países - alguns exóticos como Afeganistão, Armênia, Albânia, Turquia e Geórgia. Todos os anos (desde 2011), em fevereiro, é feita uma colheita simbólica no parreiral para celebrar a cultura do vinho. Ela dá origem ao Vinum Mundi, um vinho produzido a partir de microvinificações de 100 variedades de uvas, com produção limitada (entre 500 e duas mil garrafas) e distribuída para colecionadores. Há apenas três "vinhedos do mundo" em atividade - além do da Dal Pizzol, há outros dois na Itália e na Espanha.

O espaço abriga ainda uma Enoteca, que ocupa um antigo forno de olaria, conservado e restaurado, que guarda uma coleção com vinhos e espumantes de quase todas as safras da Dal Pizzol, desde 1978. "É a nossa hsitória engarrafada", brincam os irmãos. E tem ainda um mini museu - o Ecomuseu do Vinho - com muitos objetos de uso pessoal da família, utensílios e equipamentos de trabalho, resgatando o estilo e os hábitos de vida dos produtores italianos. Fotos, documentos, centenas de garrafas de vinhos locais e estrangeiros também compõem o ambiente. 

Outra atração da vinícola é a "Degustação às cegas", uma brincadeira lúdica que estimula os sentidos - audição, olfato, paladar e tato, ocultando a visão. A experiência é bastante divertida, sendo feita apenas com grupos mínimos de 10 pessoas, mediante agendamento.

Em 2016, a Dal Pizzol lançou o ‘Piccolo Piacere’, um espaço perfeito para degustar vinhos e espumantes em meio à natureza. Bancos e mesas feitos de paletes, de pipas e de tocos de árvores montam pequenos cenários à beira do lago, à sombra de árvores, entre a Enoteca Dal Pizzol e o parque temático infantil. O “kit brinde” pode ser comprado na própria vinícola e é puro charme: oferecido em uma caixa de vinho, vem recheado de produtos regionais, além de taças, saca-rolha e uma garrafa de vinho ou espumante, a escolher. Para as crianças, o suco de uva é garantido.  O Piccolo Piacere pode ser desfrutado todos os dias da semana, sempre com a necessidade de agendamento prévio.

O agendamento é necessário também para almoçar no Ristorante Enoteca Dal Pizzol, aberto para grupos de 20 pesoas (mínimo). No cardápio, receitas italianas como como as batatas assadas e recheadas com queijo e ervas; carnes ao molho de vinho tinto e massas caseiras. Para acompanhar, vinhos e espumantes da marca - não deixe de saborear o Rosé Brut, o Gamay Beaujolais, o Ancellotta, o Sauvignon Blanc, o Touriga Nacional...

A vinícola funciona dariamente e as vistas em grupos devem ser agendadas pelo telefone (54-3449-2255) ou email (dalpizzol@dalpizzol.com.br).



  • RS-431 p/ Guaporé, km 5, 15 km - Distrito de Faria Lemos
  • (54) 3449-2255
  • website

Mais informações e atrações de Bento Gonçalves

Copyright 2000-2021 Férias Brasil©