Centro Cultural Parque das Ruínas

  • Parque das Ruínas 3 Parque das Ruínas 3
    Enviada por Sidney Sperduto
  • Parque das Ruínas 3 Parque das Ruínas 3
    Enviada por Sidney Sperduto
  • Parque das Ruínas 2 Parque das Ruínas 2
    Enviada por Sidney Sperduto
  • Parque das Ruínas 2 Parque das Ruínas 2
    Enviada por Sidney Sperduto
Por Editoria Férias Brasil A programação cultural variada, que oferece de chorinho à teatro para crianças, é um dos atrativos do Parque das Ruínas, que se destaca também pela arquitetura – a estrutura da casa foi mantida, utilizando materiais como pedra, madeira e vidro. A residência pertenceu à grande mecenas carioca, Laurinda Santos Lobo, que reunia em seus concorridos saraus artistas como Villa-Lobos e Isadora Duncan. Transformado em centro cultural, o parque oferece espaço para exposições e espetáculos, além de uma das mais privilegiadas vistas da Baía de Guanabara.

  • R. Murtinho Nobre 169
  • (21) 2252-1039

Dicas dos Viajantes

"Visual maravilhoso"

Viagem e Viagem

Enviada por Viagem e Viagem

a dois em Fevereiro/2015 e achou Muito bom

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas tem um antigo casarão de quatro andares em ruínas. Pertencia à Laurinda Santos Lobo, e serviu como um dos mais efervescente salão da Belle Epoque carioca e saraus do século passado. Palacete onde se reuniam intelectuais e artistas como Villa Lobos, Tarsila do Amaral e Isadora Duncan.

Tijolos aparentes combinados harmoniosamente com estruturas metálicas e de vidro que criam caminhos e escadas, por onde pode-se caminhar no interior do casarão, subindo até chegar ao terraço e mirante de onde tem-se uma vista magnífica da cidade.


No local, pode-se assistir muitos shows e espetáculos, ao ar livre e gratuitos como o chorinho, jazz e MPB no domingo de manhã, mas muitos outros espetáculos, cover dos Beatles, teatros da terceira idade, brincadeiras, etc.Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rio de Janeiro)8Existe uma pequena sala de exposição, com mostras variadas de permanência média de 15 a 30 dias, um cine teatro fechado, uma espaço de arena aberto (com regulares apresentações de circo e demais performances de acrobatas).


Existe uma ligação com o Museu Chácara do Céu.

Possui sanitários limpos e bebedouros.

Mirantes

Tem dois mirantes, um na área de alimentação e um no topo da casa que tem uma vista muita bonita, dar para ver o: Aeroporto Santos Dumont, Catedral, Arcos da Lapa, Pão de Açúcar, Corcovado, museu Oscar Niemeyer, Centro do Rio, Arcos da Lapa, Baia de Guanabara, Maracanã, ponte Rio-Niterói, Marina da Glória.Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rio de Janeiro)10

Café das Ruínas

Além de um quiosque que oferece serviço de café da manhã ou da tarde (cafés, refrescos e bolos) com mesas ao ar livre.Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rio de Janeiro)13

História

Durante o Império foi construído um chalé para o Ministro Joaquim Murtinho Nobre. Sobrinha herdeira do ministro, Laurinda Santos Lobo reformou a casa nos anos 30, dando-lhe um aspecto neocolonial. Após a sua morte, em 1946 a casa foi abandonada e acabou em ruínas e foi tomado pelo mato até que foi reconstruído em 1997 e se tornou um importante Centro Cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Durante as obras, fragmentos da mansão foram recolhidos e colocados em redomas, criando, assim, o acervo arqueológico permanente do parque. O projeto do local, realizado por Ernâni Freire e Sônia Lopes, foi premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB.

"Vista deslumbrante do Rio"

Enviada por Lu

a dois em Maio/2008 e achou Excelente!

O Parque das Ruínas, em Santa Tereza, tem uma das vistas mais deslumbrantes da cidade, e é uma construção lindíssima. A entrada é gratuita. Vá cedo e aproveite para tomar café da manhã no local, delicioso! Logo ao lado visite também o Museu da Chácara do Céu (que cobra entrada, mas é super barato e vale a pena). Não deixe de levar máquina fotográfica, o visual é incrível.

"Vista e história fantástica."

Enviada por Fátima

com amigos em Abril/2013 e achou Excelente!

Lugar lindíssima. Uma vista maravilhosa para a Baia de Guanabara, um cafezinho gostoso e ao lado da Chácara do Céu que também é linda. Indo ao Rio não deixe de conhecer.

Mais informações e atrações do Rio de Janeiro

Copyright 2000-2021 Férias Brasil©