Gonçalves

Descobrindo

Guia Completo Férias Brasil

Vizinha dos principais destinos de inverno do Sudeste - Campos do Jordão e Monte Verde -, a pequena Gonçalves começa a chamar a atenção dos adeptos do ecoturismo e também dos casais que buscam um cantinho aconchegante e rústico na medida certa.

Escondida no alto da Serra da Mantiqueira, a cidade exibe uma paisagem belíssima, formada por florestas de araucárias, cachoeiras e penhascos que chegam a dois mil metros de altitude. No inverno, as temperaturas podem chegar a sete graus negativos -  e em algumas semanas de junho, é fácil se deparar com cerejeiras em flor!

Somados aos encantos naturais estão as pousadinhas e os restaurantes charmosos, além das inúmeras atividades praticadas por lá, como rapel, trekking, bóia-cross, cascading, caminhada e cavalgada.

Trekking conduz ao topo da pedra Chanfrada, com vista panorâmica

O centrinho da vila vem ganhando vários atrativos - como lojinhas e cafés - e é dele que saem as estradas de terra para as montanhas, onde ficam pousadas, restaurantes sofisticados, ateliês, trilhas, cachoeiras e pedras com mirantes. Por lá, as melhores pedidas são encarar o trekking para as pedras Chanfrada, do Forno e Bonita, com vistas panorâmicas.
 
Se estiver no centro, lojas como A Senhora das Especiarias, especializada em geléias, valem uma visita. Ela oferece a guloseima com os mais diferentes sabores - entre eles, o exótico pimenta com chocolate e cachaça. Há também diversos estabelecimentos de artesanato e moda – Chic na Roça, Arte Zen, Vida Simples, Dona Terra, Soue Le Manteau e Rebeca Guerberoff são alguns que oferecem produtos da Mantiqueira. O Atelier Papegilla, da artista plástica Cynthia Gavião, exibe delicadas peças em cerâmica com inspiração da vegetação da região.

Outro programa imperdível é conhecer o Orgânicos da Mantiqueira, que acontece todos os sábados pela manhã. Conhecida como a Feirinha dos Orgânicos, reúne o melhor de frutas e legumes dos produtores da região, além de queijos, geleias, plantas e artesanato. Junto há um café, onde se pode provar bolos e, claro, pão de queijo.

Nos dias quentes - no verão, os termômetros ficam entre 18 e 32 graus - vale descer as corredeiras do rio Capivari praticando o bóia-cross ou mergulhar nas piscinas naturais das ca eirasdo Cruzeiro, do Simão ou do Retiro - esta, com uma sequencia de sete quedas! 

Para repor as energias, bons restaurantes servem delícias típicas da região - preparadas no fogão à lenha ou inspiradas em conceitos da cozinha contemporânea. Também vale experimentar pratos à base de trutas, fondues e massas.  

Destaques
O que fazer em Gonçalves

+ 2 Programas Clássicos em Gonçalves

E mais

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©