Amo viajar, e sempre sonhei em conhecer as riquezas culturais e arquitetônica de são luís do Maranhão. Realizei meu sonho em Outubro do ano passado ;em parte, sabia o que iria encontrar, pois tenho por hábito me inteirar ao MÁXIMO sobre o lugar que pretendo conhecer.
Infelizmente e por culpa exclusivamente de governantes incompetentes(a história dos ''sarneys'' no ma dispensa comentários)a cidade está longe de ser uma capital estruturada e bem organizada; sem vocação pro turismo,infelizmente. Mas nada disso tira o brilho, a magia e sobretudo a riqueza da história dos 400 anos da capital maranhense,que foi inclusive enredo de escola de samba do rio de janeiro em 2012(Beija-Flor).O povo é humilde e receptivo.
O centro histórico é um dos maiores do país,casarões seculares exibem azulejos portugueses,suiços,franceses em toda a sua diversidade e cores. As ladeiras no presenteiam com surpresas agradabilíssimas. O Teatro Arthur Azevedo é um dos mais belos do Brasil,vários museus bem estruturados e com guias bem preparados.De fato,o centro histórico merecia um cuidado muito maior e melhor.
3 dias são mais que suficientes pra se conhecer são luís.as maiores maravilhas estão em sua volta,como Raposa(a 1 h da capital)Alcântara(linda cidade histórica, que ostenta suas ruínas e seus casarios.a 1 h de barco, pela baía de são marcos) São josé do ribamar, e principalmente o lugar mais lindo do planeta: lençóis maranhenses(imperdível!)porém, antes de se organizar,procure se informar se os lençóis estão ''cheios''. Pois as lagoas são formadas com as chuvas que vão de março a junho.
E é claro que é impossível não degustar o delicioso e conhecidíssimo Guaraná Jesus!Uma linda cor rosa, e um gostinho de chicletes. Faz tanto sucesso que chamou a atenção da Coca-Cola(atual proprietária e fabricante)
É isso aí!Abração a todos!
Boas viagens!