Hotéis e algumas atrações reabrem no Sul do Brasil

Foz do Iguaçu (PR), Gramado e Canela (RS) divulgam as regras de funcionamento
13 de Maio de 2020

Lago Negro, em Gramado Lago Negro, em Gramado (foto enviada por Rivaldo Jose de Oliveira Junior)

Três concorridos destinos do sul do Brasil – Foz do IguaçuGramado e Canela, estão reabrindo hotéis e alguns atrativos turísticos nessa semana. Entretanto, uma série de orientações e restrições deve ser observada pelos visitantes. Confira abaixo. 

Gramado (RS)
A partir de amanhã (14 de maio), o principal destino turístico da Serra Gaúcha reabre hotéis, parques de turismo e museus, com restrições no funcionamento.
 
Os hotéis e pousadas em Gramado poderão funcionar somente com a metade da capacidade permitida. No caso de hospedagens compartilhadas, como hostels e albergues, fica proibido o uso de beliches ou triliches, respeitando a distância de três metros entre uma cama e outra. 

As áreas sociais e de lazer (como piscinas, academias, saunas, sala de jogos entre outros de uso compartilhado) não podem funcionar. Outra mudança é que será proibido servir café da manhã no sistema buffet. Os hóspedes poderão receber a alimentação no quarto ou em sistema à la carte no salão.

Manter álcool em gel na entrada do estabelecimento para utilização de hóspedes e funcionários e o uso de máscara em elevadores e outras áreas de circulação será obrigatório. As locações por temporada e os campings permanecem proibidos na cidade.

No caso de parques e museus, as atividades também poderão ser retomadas com até 50% da capacidade permitida no local. Deve ser respeitada a distância mínima de dois metros com outros visitantes, sendo que para ingresso do público as filas devem ser organizadas com espaçamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas.

Canela (RS)
Os hotéis e pousadas em Canela ainda não têm previsão de abertura, mas o Parque da Serra Bondinhos Aéreos reabriu no dia 09 de maio.  O empreendimento está funcionando com horário reduzido - de sexta a domingo, das 13h às 17h – e todas as janelas dos bondinhos permanecem abertas 100% do tempo, para circulação do ar. 
Cascata ainda mais bonita vista do bondinho aéreo, em CanelaCascata ainda mais bonita vista do bondinho aéreo, em Canela (foto: Daniela Villar)

E mais: uso obrigatório de máscaras para visitantes e funcionários, álcool em gel nos sanitários, na entrada e nos setores de embarque e desembarque, reforço na higienização dentro dos bondinhos e em todas as áreas do parque.

Foz do Iguaçu (PR)
Desde o dia 10 de maio, hotéis e pousadas em Foz do Iguaçu, além de algumas atividades relativas ao Turismo, como restaurantes, bares e atrativos turísticos estão autorizados a reabrir - o Parque Nacional do Iguaçu, entretanto, não está entre as atrações abertas. Os meios de transportes turísticos, que estavam suspensos, também voltam a operar. 

É preciso, porém, ficar atento às regras. O funcionamento de hotéis está liberado somente para viajantes de negócios e “motivos particulares”. Para os turistas, as reservas estarão disponíveis somente a partir de 10 de junho. E, desde já, funcionários e hóspedes devem usar máscaras, e os hotéis são obrigados a disponibilizar álcool gel nas áreas sociais e para os hóspedes.

O transporte turístico está funcionando, porém, com uso obrigatório de máscara para todos e rigorosa higienização dos veículos. Os mesmos procedimentos estão sendo adotados em bares e restaurantes, além da distância social entre as mesas e a manutenção dos ambientes bem ventilados.

Cataratas maravilhosasCataratas maravilhosas (foto enviada por leila santos)
Quanto às atrações, o Parque Nacional do Iguaçu e a Hidrelétrica de Itaipu permanecem fechados por dependerem de decisão do governo federal. Marco das Três FronteirasDreamland, Vale dos DinossaurosIce Bar e outras atrações estão previstas para serem reabertos no dia 10 de junho.

Veja também
Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2020 Férias Brasil©