Fomos a Fortaleza, uma praia legal, porém numa cidade movimentada e barulhenta. Não, a beleza do local não saltou aos olhos... Caminhando na praia de Iracema, recebemos a proposta dos vendedores da Enseada Turismo, para ir a Jericoacoara - a uns 300Km de distância - topamos e fomos.
Nos buscaram bem cedo no Ap, e após uma viagem de ônibus, pegamos carona nos Paus-de-Arara como são conhecidos os veículos que adentram Jericoacoara. Na cidade, uma beleza rara, uma colonia de pescadores com a paisagem preservada, a praia exuberante, tranquila e requintada. Os restaurantes são sofisticados, sem piso, o contato é direto com a areia, como se não estivesse saído da praia. São concentrados em uma rua principal que se estende até o mar.
Nesta rua é possível provar a deliciosa Xoxóta bebida alcoólica típica.
Na praia, rasa, suave e limpa, em frente a rua principal, é possível ver o nascer do sol no continente, de dentro da água, vale lindas fotos. As dunas são um passeio imperdível, oferecem a visão de um lindo por-do-sol - O passeio romântico que eles falam
A pedra furada, dá pra ir a pé - vale a caminhada
Ahhhh e as lagoas, pra mim o ponto alto de toda a viagem ao nordeste - Tem que ir com os bugueiros ou com os pau-de-arara, e eles te esperam até a hora de voltar a vila. As águas são azuis, transparentes, limpas - redes para deita lá dentro d'água , os garçons vem te servir - sem preço isso. Minha esposa e eu já estamos programando a próxima. Jerí sim, vale cada centavo.