Igreja do Bonfim

  • Milhares de fitinhas colorem grade e dão boas vindas Milhares de fitinhas colorem grade e dão boas vindas
    Enviada por Gracie Croce
  • Lavagem da pequena escadaria reúne uma multidão nos dias de festa Lavagem da pequena escadaria reúne uma multidão nos dias de festa
    Enviada por Jota Freitas (Bahiatursa)
  • Bela igreja. A mais famosa de Salvador. Bela igreja. A mais famosa de Salvador.
    Enviada por Ana Claudia
  • A igreja mais conhecida da Bahia, e com uma vista maravilhosa da cidade. A igreja mais conhecida da Bahia, e com uma vista maravilhosa da cidade.
    Enviada por Marcio Elias
  • Igreja é cenário de uma das mais bonitas festas da Bahia Igreja é cenário de uma das mais bonitas festas da Bahia
    Enviada por Jota Freitas (Bahiatursa)
  • Aspecto do Interior da Igreja do Bonfim Aspecto do Interior da Igreja do Bonfim
    Enviada por Herlanio
  • Família unida Família unida
    Enviada por Patricia
  • Fachada e as Fitas na Grade Fachada e as Fitas na Grade
    Enviada por Sidney Sperduto
  • Parada obrigatória!!! Parada obrigatória!!!
    Enviada por Sheila Lima
  • Muito cuidado não fale com ninguém é cilada Muito cuidado não fale com ninguém é cilada
    Enviada por rosemary lopes
  • Igreja do Bonfim - Cartão Postal de Salvador Igreja do Bonfim - Cartão Postal de Salvador
    Enviada por GARCÊS
  • Uma das belezas de Salvador. Uma das belezas de Salvador.
    Enviada por Renata Cristiane
  • Missa na famosa igreja. Missa na famosa igreja.
    Enviada por Henri Olivier
  • Santuário. Linda demais! Santuário. Linda demais!
    Enviada por Emanuele
Por Editoria Férias Brasil
A igreja do Senhor do Bonfim não é a mais bonita, mas com certeza, é a mais famosa de Salvador em função da tradicional “Lavagem do Bonfim”, comemoração marcada pelas baianas jogando água nos degraus do templo em uma festa que dura o dia inteiro, animada por blocos de afoxé. 

Concluída em 1772, a igreja tem fachada em estilo rococó coberta de azulejos portugueses do século 19. A decoração do interior é neoclássica, destacando-se a pintura do forro da nave feita por Antônio Joaquim Franco Velasco; e os painéis da sacristia e dos corredores laterais de autoria de José Teófilo de Jesus. No altar-mor, impressiona a imagem de Cristo trazida de Portugal em meados do século 18. 

A origem da fitinha do Senhor do Bonfim remete a uma tradição de mais de 200 anos. De acordo com a história, um tesoureiro da irmandade do Senhor do Bonfim tinha o hábito de usar uma fita amarrada no punho que, originalmente, tinha a medida do comprimento do braço direito da imagem do Senhor do Bonfim. Daí vieram os três nós, os pedidos... na grade do adro, uma infinidade de fitinhas colore o cenário, deixando o ambiente ainda mais alegre e tipicamente baiano!

Na última sexta-feira do ano, chamada de Sexta da Gratidão, as missas na igreja ficam lotadas.


  • Esteja preparado para o assédio de vendedores de fitinhas e de pedintes
  • Largo do Bonfim - Cidade Baixa
  • (71) 3316-2196
  • website

Dicas dos Viajantes

"Grandiosa !!"

Sidney Sperduto

Enviada por Sidney Sperduto

com a família em Outubro/2012 e achou Muito bom

Imperdível para qualquer pessoa que queira conhecer um pouco da história de uma das igrejas mais importantes do Brasil. A beleza interna e externa desse monumento é imensa e a sala das promessas, pelas graças obtidas, é muito impressionante, pela demostração de fé das pessoas, as fitas colorem toda a grade da parte externa, formando um belo visual. A única coisa a salientar é a escadaria da igreja com todos os seus 10 degraus, passa a sensação de ser maior (vista à distância). Para a visita ficar completa compre fitas, amarre-as e faça 3 pedidos e se puder assista uma missa. Fique longe dos vendedores de fitinhas, escapulários, terços, entre outros, são insistentes e acabam fazendo seu passeio ser curto.

"Super interessante"

Rodolfo Barbosa

Enviada por Rodolfo Barbosa

a dois em Julho/2013 e achou Bom

Achei muito interessante conhecer a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, sua história é única, saber a tradição das fitinhas, que existe uma festa super conhecida que é a lavagem das escadas que antecede a festa do Senhor do Bonfim. Se for para Salvador, não pode deixar de conhecer esse atrativo. Obs: Cuidado com pai de santo e baianas que rezam, a reza não é gratis. Também cuidado ao assédio dos vendedores. Fui pela PrivêTur e recomendo pela segurança que tive durante o passeio.

"Igreja Nossa Senhora do Bonfim"

Enviada por PATRICIA NORBERTO DA SILVA

com amigos em Agosto/2016 e achou Bom

A igreja é localizada no meio da favela de Salvador, se for de ônibus de linha você verá a favela e bem no meio do morro.
Mas deixo aqui a dica. Caso queira conhecer está igreja faça a opção por contratar um guia (empresa de turismo), opte por ir de táxi, UBER ou vá de ônibus turístico panorâmico.

Estive na igreja no dia 20 de agosto de 2016 às 14 horas, fomos de ônibus de linha, quando estávamos tirando fotos da igreja do outro lado da calçada fomos assaltada a mão armada por dois caras que estavam de moto, depois chegou um terceiro e estava querendo nos levar em um posto policial que não existe no local. A delegacia mais próxima desta igreja fica a 30 minutos.
Não tinha policiais no local mas havia muitos turistas.

Procure não andar de ônibus de linha ou ficar nos pontos de ônibus. Os bandidos fazem arrastam nos pontos de ônibus e assaltam com grande violência dentro dos ônibus.Tome cuidado para que suas viagens de férias não vire um pesadelo.

"Bonfim - Passe por lá"

Enviada por Edgard

sozinho em Maio/2009 e achou Muito bom

Ir à salvador sem conhecer ou passar pelo Bonfim, é deixar de conhecer uma parte da história da cidade.

Quando eu fui, só claro, desci pelo Elevador Lacerda, pedi informações sobre qual ônibus pegar e chegando lá fiquei impressionado com a igreja e sua vista.

Mas como nem tudo é perfeito: tem flanelinha, tem pedinte, tem fitinha...mas sempre no bom ar de educação negue terminantemente. Se estiver de carro, procure parar lá embaixo. suba a pé, vai fazer bem ao coração.

Não deixe de rodear a igreja. embora não tenha nada de atrativo, a vista é formidável. Quando eu fui não deu pra assistir à missa, porque eu estava com medo de anoitecer.

Um detalhe a ser atentado é a cidade baixa, principalmente para o lado da Ribeira. Não é tão bonito assim e você passa a presenciar a carência, a parte pobre da cidade. Por tanto, atenção é essencial.

Não quero manchar a cidade, sou apaixonado pelo lugar, mas como esse é um serviço de dicas, vale alertar às pessoas que não estão indo ao paraíso. Salvador é cidade grande como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e assim como acontecem delitos por esses lugares, lá também !

"Onde nasceram as fitinhas"

Enviada por Andrew Montone

com amigos em Fevereiro/2014 e achou Muito bom

Ali na Bahia que nasceram as fitinhas que hoje também são feitas para fins institucionais e outras frases.
http://www.fitasdobonfim.com

Mais informações e atrações de Salvador

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©