Fortes da Barra

  • Obras de Carybé projetadas na fachada do Forte São Diogo Obras de Carybé projetadas na fachada do Forte São Diogo
    Enviada por Milena Abreu
  • No Forte Santa Maria, imagens são de Pierre Verger No Forte Santa Maria, imagens são de Pierre Verger
    Enviada por Milena Abreu
  • Fotos de Pierre Verger ganham mostra permanente Fotos de Pierre Verger ganham mostra permanente
    Enviada por Milena Abreu
Por Editoria Férias Brasil
Quatrocentos anos após serem erguidos para proteger Salvador das invasões inimigas, duas das mais importantes fortificações da cidade foram reformadas e reabertas como os mais novos centros culturais da capital baiana. Em 2016, os fortes São Diogo e Santa Maria, localizados na orla da Barra, ganharam exposições permanentes das obras do artista plástico Carybé e do etnólogo e fotógrafo Pierre Verger, respectivamente.

Óculos de realidade virtual, totens interativos e telas de touchscreen promovem a interatividade nos museus. À noite, imagens dos acervos são projetadas na técnica de vídeo mapping, nas fachadas das fortificações. 

As exposições:
Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte de Santa Maria): Projeto dedicado à fotografia baiana, destacando o trabalho de Verger e de mais 56 fotógrafos. Conta com uma Exposição Permanente, dividida em seis eixos principais: Retratos (mostrando as primeiras fotografias feitas na Bahia, retratos de personalidades importantes), Paisagens Urbanas (fotos de ruas, bairros e pontos diversos da cidade), Cultos Afro-Brasileiros (mostrando vários momentos cerimoniais), Interior da Bahia (projeção de imagens editadas e musicadas, mostrando as diversas regiões do Estado), Cenas do Cotidiano (capoeira, carnaval, festa de largo...), e Fotografia Contemporânea (ensaios de fotógrafos que mostram um extrato diverso e de vanguarda da cena fotográfica local). 

Espaço Carybé de Artes (Forte de São Diogo) - É um centro tecnológico de referência da vida e obra do artista, demonstrando através de recursos de mídia digital e realidade virtual, a grandeza artística deste homem e sua importância dentro das mais diversas técnicas e linguagens utilizadas. Um conjunto de nove projetores colorem o espaço com desenhos de Carybé que surgem e desaparecem nas paredes internas do forte. Personagens do artista modelados em 3D são controladas e animados pelo visitante com seu próprio corpo, através da programação de software que utilizará o kinect, de modo a reconhecer quando um visitante está diante da projeção, replicando na projeção seus movimentos. 

Mais informações e atrações de Salvador

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©