-
Baianas se enfeitam sempre que tem festa!
Enviada por Rita Barreto - Bahiatursa -
Festa no Pelourinho é animada por blocos de foliões fantasiados
Enviada por Maurício Simonetti
Por Editoria Férias Brasil
Os aplicativos de perfis pessoais, normalmente, estão relacionados a encontros amorosos. Porém, surgiram outra plataformas no mesmo estilo, dessa vez, focadas no turismo e que visam promover encontros de pessoas que viajam sozinhos e buscam companhia para curtir a cidade ou algum atrativo.
A dinâmica é semelhante às plataformas digitais de encontros – ao abrir os aplicativos, navega-se pelos perfis que surgem na tela. Após a pesquisa, seleciona-se aquele que mais interessam. Se o outro usuário corresponder, a conversa pode começar.
Vou Pra Salvador
No Brasil, o primeiro app com a pegada turística é o Vou Pra Salvador, aplicativo que pretende juntar viajantes em Salvador de acordo com seus interesses em comum. Lançado em janeiro, está disponível de graça para os sistemas Android e iOS.
Depois de preencher um cadastro, o usuário seleciona a data em que estará na cidade, entre três categorias: Réveillon, Carnaval e férias (com datas variadas). Em seguida, define as pessoas que deseja se conectar: homens, mulheres, casais, famílias, grupos de amigos... Também é possível marcar os interesses turísticos, como cultura, praia, gastronomia e festas.
Quando o banco de dados estiver completo, começa a navegação pelos perfis. Encontrando um perfil compatível, basta selecionar e aguardar. Se a resposta do outro lado for a mesma, "deu Axé", é hora de começar a conversa e os dois viajantes podem marcar uma praia, um passeio pelo Pelourinho...
Por enquanto o raio de alcance da plataforma brasileira está restrito à capital baiana, mas há planos para outros destinos brasileiros, começando pelas cidades de Rio e São Paulo.
[FBFOTO:450589755]
Mundo afora
Fora do Brasil, há ainda mais ofertas para quem quiser se conectar com outros viajantes. Um dos aplicativos mais conhecidos é o Travello, lançado em 2015 e atualmente presente em 180 países, incluindo o Brasil.
Na hora do cadastro, o usuário pode convidar os amigos do Facebook e conectar sua conta no Instagram. A diferença é que quem aparece na tela não são apenas pessoas que o viajante não conhece, mas as que estão no mesmo lugar onde ele já está ou planeja ir.
É possível encontrar outros turistas, ou mesmo locais, em uma aba onde se pode selecionar os perfis por gênero, idade, nacionalidade ou estilo de viagem.
Trivello está disponível na Google Play e na App Store. Assim como o Ventura, aplicativo que também serve como ferramenta para pessoas se encontrarem em viagens, mas que tem grande foco no contato entre viajantes e locais. E mais: serve de plataforma para que moradores do destino ofereçam passeios guiados, workshops e outras experiências, pelas quais cobram.