Dicas de Viajantes

Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Lugar maravilhoso - Morro de São Paulo"

Enviada por Wagner Ramos

em 2023 e achou Excelente!

Estive em Morro de São Paulo neste mês de dezembro de 2023 e foi uma viagem maravilhosa.

Chegamos em uma terça-feira, através do Catamarã da Biotur. E essa foi a primeira dúvida que pairou sobre nós: "ir de catamarã ou fazer o semi-terrestre?".
Devo dizer que a minha experiência no Catamarã foi boa e tranquila. Minha família pegou no sono a viagem toda (tomaram dramin) e eu fiquei assistindo o passeio.

Quando chegamos, levamos a nossa própria mala, pois nossa pousada (O Casarão) já era logo no início da Ilha. Levei pouca bagagem, então foi de boa. Eu adorei ficar próximo ao pier. Andei bem pouco quando voltei cansado dos passeios...

Sobre a pousada (O Casarão): recheada de histórias do Brasil Imperial é excelente e com funcionários maravilhosos. Ponto negativo para a piscina que precisa da atenção do dono da pousada.

Morro é um lugar mágico, belíssimo e que vc se sente muito a vontade desde o primeiro dia. É preciso preparar a canela, pois tudo que se faz lá é a pé, subindo e descendo ladeira.

Primeira e segunda praia é pra quem quer ficar perto dos restaurantes e bares. Terceira e quarta, é pra quem quer sossego.

Os passeios principais são dois: volta a ilha de barco e ir de quadriciclo ou bugre à Garapuá. Ambos são lindos e divertidos. Tem tambem a ida para a Gamboa, se lambuzar de argila e depois sentir como era a sua pele quando nasceu.

Se decidir por passeio de Bugre, procure Agnaldo. O cara é fera demais e todo agente tem o telefone dele. Essa dica é importante!

Deve-se observar a tábua de mares, no entanto, não deixará de ser um passeio maravilhoso porque ela está mais alta ou mais baixa.

Não deixe de comer a lagosta do Guido e ver o por do sol no forte perto do pier. Vá também ao farol, ainda que não desça na tirolesa, o visual também tira o fôlego.

Há algumas casas noturnas, destaque para a Mama África. Não fomos, mas um casal de amigos foi e achou excelente.

Voltamos de semi-terrestre. Mais demorado um pouco, mas bem tranquilo. Não poderia voltar de Catamarã, por conta do horário do meu vôo. Aliás, não deixe de observar o horário de seus vôos de ida e volta para não ter problemas. Eu não passei nenhuma noite em Salvador, fui e voltei numa boa.

"Belíssimo!"

Joice Assis

Enviada por Joice Assis

em 2021 e achou Excelente!

Estivemos lá, eu e meu marido, no período de 06/09/2021 à 09/09/2021 e fomos de catamarã saindo de Salvador. Ida com a empresa Farol do Morro, bem básico e simples, na volta, com a empresa Biotur, diferenciada, bancos confortáveis, cabine fechada com ar condicionado e tv, mais rápida e menos turbulenta, indico pegar a Biotur. Tomei dramim 30min antes de viajar e não enjoei, meu marido não seguiu a recomendação e ficou mareado.

Chegada ao Morro tranquila, não tem necessidade de contratar o taxi (carrinho de mão), pois a subida é bem de boa. Ficamos na Pousada Lagoa Flat, super indico, estadia maravilhosa, Rafael nos recepcionou com muito carinho, explicando tudo sobre a ilha e nos deixando bem a vontade, local silencioso, acomodação perfeita para descansar.

Aproveitamos bem as piscinas naturais na maré baixa da quarta praia, vale a pena acordar cedo e ficar até meio dia lá, água cristalina e quente no meio dos corais, em dia de semana ficamos praticamente sozinhos aproveitando as piscinas, sem muito movimento.

Passeio volta a ilha vale a pena para conhecer além das principais praias, fizemos com a empresa Opaió, atrasamos uma hora da saída aguardando outras pessoas, a recompensa vale com a emoção na lancha, banhos no meio do mar com os peixes, provar ostras e conhecer outras partes da ilha, se tiver tempo, indico ir.

As caminhadas são bem seguras, tanto de dia, quanto à noite, clima muito agradável, algumas pessoas ríspidas, outras queridas, como em todo o lugar, povoado simples e valores das coisas em geral acessível.

Amei tudo, voltarei com certeza!!!

"Morro de São Paulo - Passeios"

ELIANE RIVA

Enviada por ELIANE RIVA

Foi a dois em 2021 e achou Excelente!

Paraíso
Paraíso Enviada por ELIANE RIVA
estive em morro de são paulo, dia 13.09 a 22.09.2021, com meu esposo. fizemos um passeio de charrete a cavalo passando pelas praias até a 5a.praia do encanto. pagamos $100,00 o casal e foi um bom passeio. ficamos num restaurante a beira mar com redes e o proprietário nos levou de 4x4 até a 2a.praia. recomendo este passeio.

4x4 garapuá onde tem a piscina natural com peixinhos. pagamos $70,00 por pessoa
onde ele nos deixa na praia para pegarmos um barco que nos leva até a piscina natural. cobrou $10,00 por pessoa. um bom passeio.

volta a ilha foi cobrado $180,00 por pessoa. pegamos uma lancha até garapuá (piscina natural). a lancha bate muito. passa em outra praia moreré, que tem piscina natural. 

fomos para as praia de boipeba onde almoçamos, (muito lotado) . neste restaurante beira mar assustamos com o preço da cerveja. em morro de são paulo tudo é mais caro. tem mercadinhos, onde podemos comprar água, cerveja (gelados) a preços menores. um isopor pequeno seria o ideal para levar as bebidas nos passeios. não passamos no bar flutuante de ostras, pois estava muito lotado. a lancha pará em cairu, para abastecer. todos tem que descer da lancha. 

em cairu, município a qual pertence morro de são paulo, tem um centro histórico. para entrar no municipio de cairu, temos que pagar uma taxa de $4,00 por pessoa (sem recibo) e a pessoa que recolhe o dinheiro dos turistas (não tem identificação). idoso não paga. estranhamos essa cobrança indevida. para subir no convento e na igreja mais taxas. não fomos visitar esse ponto turístico de cairu.

gamboa um passeio que podemos fazer a pé. com a maré baixa dá para chegar em gamboa. para voltar sempre tem barcos que levam até o pier de embarque. cobram $10,00 por pessoa.

tirolesa , o preço por pessoa $70,00. como a maré estava baixa, ela estava fechada.

morro de são paulo tem praias maravilhosas. ficamos encantados com a praia do encanto.

"Maravilhoso, mas cuidado!"

Enviada por Leandro

em 2021 e achou Muito bom

Morro de São Paulo é um lugar incrível! A cidade é uma graça, tem muitas lojas, restaurantes e lindas praias, mas tenho algumas ressalvas importantes.

Estive em morro entre os dias 22/06/2021 a 27/06/2021. O primeiro impacto que eu tive foi em relação à forma como nos atendem, desde os agentes de turismo aos vendedores, garçons, etc. Na sua maioria são ríspidos, impacientes e grosseiros. Não podem ser contrariados que respondem de forma bruta. 

Tivemos muitos aborrecimentos, mas o pior foi quando marcamos o passeio de volta a ilha e o agente fez um desconto para o nosso grupo. Quando encontramos com o responsável pela lancha, cujo nome é Ulisses, ele quis aumentar o valor e não aceitamos. Então, ele disse que era pra gente pagar o valor maior que depois ele devolveria, pois precisava prestar contas com o sindicato. É claro que era mentira. 

Como nós recusamos, ele simplesmente nos disse: então procurem outra pessoa e nos deu as costas. Foi muito revoltante! Mas como disse: grosseria é uma prática comum lá e conversando com um nativo, ele me disse que essa é a cultura deles. 

A outra situação que eu alerto é: não façam nenhum passeio com a Cassi Turismos. Eles não têm ética. Cobram um valor diferente para cada pessoa. Mentem na maior cara de pau! 

Como viajamos num período que o governador decretou restrições dos meios de transportes, a travessia pelo catamaram estava paralisada. Então, na ida, fizemos a maior parte do percurso de carro e pegamos o barco em Valença. Deu tudo certo! Tudo isso por 250 reais por pessoa! 

Na volta, contratamos a Cassi, porém o governador liberou a travessia de ferry boat no dia do nosso retorno. O que a Cassi fez? Pegou todo mundo e colocou no transporte semi terrestre. Pagamos por um carro privativo privativo e a Cassi nos colocou numa lancha, depois num ônibus, depois num barco cheio de carros e depois numa Van. Ate aí seria aceitável, só que esse traslado custa pela tabela 120 reais, contudo descobrimos que pelo mesmo serviço a Cassi cobrou vários preços diferentes. Teve gente que pagou 120, 250, 280, 310, 340, 440 reais por pessoa. 

Ficamos revoltados e é claro, quando reclamamos, fomos ignorados. Então, não façam passeio pela Cassi de jeito nenhum e se preparem para ouvir grosserias dos comerciantes e agentes de turismo de Morro de São Paulo.

"Lugar maravilhoso"

Enviada por Adriana Gonçalves de Miranda

em 2020 e achou Excelente!

Viajei com meu marido para Morro de São Paulo. Desembarquei em Salvador às 11:00hs, como o tempo era curto para pegar o Catamarã às 13:00hs, optamos pelo metrô por ser mais rápido. Pegamos o ônibus ( não precisar pagar) que sai do aeroporto e fomos para a estação de metrô, paguei um valor de $3,80 por pessoa, quando chega na estação norte, troca de metrô para ir até a estação Campo da Pólvora, achei super tranquilo, viemos sentados, o metrô é bem novinho e super sinalizado. Leva em média 50 minutos. Vale muito a pela.

Desembarcamos na Estação Campo da Pólvora e já pegamos um Uber até o atracadouro, paguei $15,00. O tempo foi a conta, chegamos faltando uns 15min para o Catamarã sair, nem deu tempo para almoçar. O valor do catamarã foi quase $100 por pessoa, comprei antecipado pois fiquei com medo de não consegui vaga no dia, mas vi que não foi cheio.

A experiência do Catamarã não foi muito legal, fiquei enjoada, ainda bem q não tinha almoçado. Tem até uns saquinhos nas cadeiras para caso precisem, achei as poltronas muito desconfortáveis para uma viagem de mais de 2hs. Como vai por mar aberto balança muito, é o caminho mais rápido, mas bem desagradável.

Chegando em Morro, não foi cobrada a taxa lá cobram do turista, me parece que está suspensa deste período de pandemia. Fica uns carregadores oferecendo p levar as malas ($30,00 mala grande e $20,00 pequena), como minha pousada era bem na entrada não achei necessário, só é difícil subir o morro, mas depois mais tranquilo. Mas se a pousada fica longe, vale a pena.

É interessante verificar a tábua das marés antes de ir, pois terá um passeio mais proveitoso.
Morro é lindo, como o acesso é difícil as coisas lá são um pouco mais caras.

Segunda praia:
Para curtir o mar é a melhor, principalmente se a maré estiver baixa, areia clarinha e água quentinha. Em relação às cadeiras de praia, o valor cobrado é bem salgado cobram no fim de semana $50,00 (primeira fila), $40,00 (segunda fila), durante a semana $40,00 (primeira fila) e $30,00 ( segunda fila), valor somente para sentar para um casal, achei bem caro, sem falar a cerveja que é em torno de $10,00 a latinha e $20,00 a garrafa, com isso as pessoas costumam levar e acabem bebendo menor por causa do preço alto.

Tirolesa:
Não tem como ir a Morro e não visitar o ponto onde fica a tirolesa, a vista é maravilhosa e de lá vc vê a praia, se a maré estiver baixa a vista fica melhor ainda. 

Quanto a descida na tirolesa não tivemos coragem de fazer, achamos com pouca segurança, o ponto onde está situada a tirolesa está desfazendo e com isso a estrutura está comprometida, há várias rachadura na parte da estrutura de mureta, que é de concreto que fica no alto no Morro, pontos interditados devido ao problema e sem falar na falta de infraestrutura para receber o turista, já que cobram $60,00 pela descida deveriam melhorar o acesso ao local onde há muito mato. Mas apesar de todos os problemas encontrados vale a pena ir até o local para ver a vista lá do alto.

Passeio volta a ilha:
Vale muito a pena ir, pagamos $180,00 por pessoa ( valor tabelado), por empresas credenciadas.
O ideal é ir em um dia que a maré esteja baixa por volta de 10:30.

Saímos 9:30, fomos para as piscinas naturais, lá fica cheio de peixinhos, se jogar ração ou até mesmo biscoitos eles ficam ao redor da gente e é possível tocar várias foto lindas, a água é cristalina e quentinha. De lá fomos para a praia onde fica o Restaurante do Guido, não ficamos lá pois não comemos lagosta e tudo lá é mais caro. Almoçamos ao lado e a comida estava muito boa.

De lá fomos para uma parada para quem gosta de ostra, como também não comemos ficamos lá apenas curtinho o local, a volta cem pelo rio e é mais tranquila, passamos no restaurante Mama África para ver o por do sol, lugar bem legal, porém não achei muito limpo, a cozinha estava cheia de moscas, mas o ambiente do restaurante é legal, a vista é excelente e tinha Dj, muito bom. Logo após o por do sol voltamos para Morro. Passeio que vale a pena fazer, não dá p ir a Morro e não fazer.

Restaurante Casarão
Comemos o Camarão no abacaxi ($100,00p 2 pessoas), simplesmente perfeito, prato muito bem servido, delicioso. Bebida gelada, atendimento perfeito, música agradável. Vale muito a pena ir.

A volta de Morro resolvemos vir no semi terrestre porque a ida não foi muito agradável, pegamos a lancha rápida ($28,00 por pessoa) no atracadouro de Morro sentido Valença, leva em torno de 1h, mas é bem tranquilo não dá p enjoar, chegando em Valença pegamos um táxi ($20,00) até a rodoviária, lá pegamos um ônibus ($30,00 por pessoa), até a cidade de Bom Despacho, leva em torno de 2hs, chegando lá pegamos o ferry boat ($5,10 por pessoa), leva em torno de 1h Para chegar até Salvador, achei bem desconfortável, quente e sujo. Chegando em Salvador pegamos um Uber até a pousada, pois ficamos um dia até o nosso retorno.

Achei que pelo trajeto semi terrestre é muito cansativo.

Resumindo:
Morro é lindo, vale muito a pena conhecer, uns 5 dias já é o suficiente, tem bons restaurantes ( não citei nomes por não me lembrar), dá para aproveitar, descansar e curtir baladas, como estamos em período de pandemia evitamos um pouco esse tipo de evento, mas lá tem para todos os gostos.

Morro é um morro, então tem que ter disposição para subir e descer ladeira, a não ser que queira ficar apenas na região da praia. Quanto a locomoção, mesmo passando muito mal no catamarã achei o melhor percurso para chegar a Morro, pois o semi terrestre demora muito e é cansativo, vale a pena procurar um médico e ter informações sobre medicamentos para enjoo, para assim não passar mal caso vá de Catamarã.




"Amei!!!"

Enviada por Aline

em 2020 e achou Excelente!

Embaquei com meu esposo em 12/10/2020 para salvador com destino a Morro de São Paulo .

Fiquei hospedada na pousada ilha da saudade, ótima. Recomendo. Fiz a reserva de um quarto standard e fizeram um opgrade para o ultimo quarto com vista pro mar. Amei aquela vista!
Só não gostei do café da manhã no primeiro dia, estava tudo frio. Também não gostei de ter que deixar a chave do quarto toda vez que saia. Paguem 890 por 4 diárias.  Valeu super apena!

primeiro dia:
Desembarquei em salvador as 11:00 horas da manhã. Já não dava mais tempo de pegar p catamara direto para morro pois o último saia as 11:30. Mas já havia pesquisado como ir por conta própria.  Pegamos um uber do Aeroporto ao terminal marítimo custou 35,00 E levou em média 26 min. Ali compramos uma passagem sentido itaparica o tiket foi 8,90 cada total de 17,80.Uma viagem de 40 min. Descemos no terminal marítimo de mar grande em ilha de Itaparica. 

Em itaparica eu ia pegar um ônibus até bom despacho. A passagem acho que custava uns 28,00 assim fui informada por um taxista que nos abordou é nos ofereceu seus serviços.porem na minha pesquisa no site ir de taxi era uma facada. Só que ele estava indo pro terminal de morro para buscar um pessoal. Então depois de muita conversa fechamos o valor de 40,00 por pessoa, pra ele foi bom pois ele faria a viagem sozinho. Pra nós melhor ainda pois fomos no conforto de carro e sem fazer baldiacao pois ele nos deixou no terminal para pegar a lancha rápida para morro.
Essa viagem dura em torno de 2 horas. Mas chegamos no atracadouro de bom jardim em 1 hora e 10 min. Gastei 18,00 A mais se fosse de transporte público e com baldiacoes é o ônibus era bem precário.

Chegando em bom jardim pegamos uma lancha que custou 19,00 por pessoa = 38,00. Gastamos no total para chegar em morro 135,00 por pessoa.

chegamos em morro as 15:20. Pagamos 20,00 para Subir malas. Por volta de 17:00. Almoçamos no restaurante  frigideira de bairro comemos uma Muqueca de camarão com banana da terra que custou 139,00, tomamos uma cervejinhas.(18,00 Hainik).

Não deixem de tomar a Caipirinha o cacau. (25,00).
Mais anoitinha fomos conhecer o sambass lugar agradavel com musica ao vivo. Gostei!
Voltando pra pousada comemos uma massa em lugar chamado calibre 22 gostoso e barato.
Não comam Tapioca no Bahia delicia é horrível.

No segundo dia fomos conhecer as primeira, segunda,terceira e quarta Praia.
Na segunda é onde tem o comércio o resto nada, e a quarta a agua e quentinha e mais bonita.
Paramos no restautante fanny( 2 praia) cerveja 15,00 E pedimos uma parmegiana de carne(104,00) muito bem servida por sinal, só as guarnições que não eram tanta assim.

No terceiro dia fomos fazer o passeio volta a ilha, pagamos 180/pessoa)
Vale muito a pena, fomos em uma lancha com mais 4 pessoas, com som, foi um maravilhoso onde conhecemos as 2 piacinas naturais. E depois paramos pra almoçar no Restaurante sol, pedimos um peixe que não gostei muito.

Depois seguimos para canavieira onde comemos ostra e tomamos uma cervejinha.
Depois partimos pra Gamboa o por do sol e maravilhoso, perfeito!
Mas o pessoal expulsou agente do bar pq queriam fechar.
Depois seguimos para Toca do morcego, lugar com uma vibe maravilhosa, musica ao vivo top
Mas cerveja cara de mais e petisco até bom com preço razoável porém vem muito pouco.

Todos os lugares que comi em morro veio pouca comida.
Depois fomos pro Buda comemos uma calabreza na cachaça onde não dá pra sentir a cachaça rsrs
Tmb gostei do clima do lugar.

No quarto dia curtimos a pousada que estávamos com uma vista perfeita tmb. A noite fomos comer pizza em um lugar chamado Chez Max. Gostei da pizza.

Então, tentei detalhar o máximo pois o site me ajuda muito em todas as minhas viagens. 

"Passeio Volta a Ilha"

Enviada por Cibelle de Moraes Santos

em 2020 e achou Excelente!

Enviada por Cibelle de Moraes Santos
Estivemos em Morro de São Paulo em março de 2020 e fizemos o passeio Volta a Ilha. É um passeio maravilhoso, lugares lindos, não pode deixar de fazer, e o Marinheiro Adalton que nos acompanhou é muito animado e fez o passeio ficar muito mais divertido. Super indico o Marinheiro Adalton.

"Lei Municipal, contra Mulas e Cavalos Carregando Turista"

Enviada por Alessandra Ribeiro

em 2019 e achou Excelente!

Aqui é paraíso, lindíssimas praias, mas se é bom p ser humano, tem que ser bom para todos animais, isso incomoda, estamos em 2019

"Como chegar e aproveitar Morro de SP"

Enviada por Fabio de Oliveira

Foi com a família em 2019 e achou Excelente!

Fiquei hospedado na pousada Vila Marraro na quarta praia fui eu, minha esposa, meus dois filhos(3 e 10 anos), meu sogro e minha sogra , pousada simples mas bem cuidada local tranquilo, com ótima piscina, bom café da manha preparado pela cozinheira Rita que faz uma tapioca maravilhosa, é só pedir que ela faz na hora. A pousada disponibiliza alguns horários de translado para a vila ou você pode ir de taxi, moto-taxi, ou de onibus que sai da praça do Zimbro indo até oreceptivo (segunda praia) ou a pé pela praia.

1 - Se você vai de catamarã,vá no primeiro horário que o mar está mais liso e o barco balança menos.

2 - Se você vai de Ferry-boat ou compre antes seu bilhete ou chegue no minimo 30 minutos antes da saida, pode ter muita fila e esta é bem demorada.

3 - Se você assim como eu vai de ônibus, pode descer no trevo da polícia Rodoviária e pegar o outro ônibus coletivo que vai até o atracadouro (Ponta do curral) de onde você pega o barco até morro. Fiz este trajeto e gostei mais do que ir até Valença. 

Na volta fiz o mesmo comprei o barco e o ônibus junto pois você sai do barco e o ônibus já está esperando você, por isso não se distraia saiu do barco vá direto para o ônibus e desça na polícia rodoviária e negocie um taxi ou pegue o ônibus para o Ferry.

4 - Outra coisa que aprendi nesta minha terceira ida para Morro é que se você está na quarta praia e quer ir até a Gamboa fazer um banho de argila ou voltar de lá,você pode ir de taxi ou de trator (jardineira) que sai da praça do Zimbro e vai até a Gamboa. Eu fiz este trajeto no fim de tarde para voltar para a pousada foi bem legal , pegamos o trator na praça da Gamboa no Pé de Manga ,e pagamos mais R$5,00 por adulto e ele nos levou até a pousada.

5 - Para almoçar fomos no restaurante no cantinho da praça que serve comida a quilo deliciosa.

"Lindo Lugar"

Enviada por Renata Martins

Foi a dois em 2019 e achou Excelente!

Estive com o meu marido em Morro de São Paulo em Setembro, simplesmente adoramos.
Primeira dica importante vá de semi terrestre apesar de ser um pouco mais caro, principalmente quem tem estômago fraco.

Morro é um lugar muito aconchegante, limpo e tranquilo, ficamos hospedados no Hotel Pousada Natureza (1ª primeira) que tem uma vista incrível principalmente do pôr do sol, para chegar aos quartos tem de subir muitas escadas mas vale a pena cada degrau rsrsrs, os funcionários são muito atenciosos e educados e o hotel fica bem perto do centro.

O único passeio que contratamos foi a volta a ilha com agência Cassi (muito bom o atendimento), para Gamboa pegamos uma lancha e pagamos de R$ 7,00, não tem necessidade contratar uma agência para esse passeio. 

A melhor piscina natural fica na 4ª praia, fizemos várias fotos lindas e caso queira fotos profissionais, pode contratar pessoas lá mesmo. 

Não deixei de subir a até a tirolesa mesmo que seja só para tirar fotos, pois tem uma vista maravilhosa. 

Alguns quiosques na 2ª praia cobram uma taxa para usar cadeira e guarda sol (R$ 20,00) mesmo consumindo.

Para comer uma boa dica é o restaurante Tempero Caseiro bom preço e pratos bem servidos, fica próximo a lotérica, não deixem de tomar a caipiroska de Cacau na barraca do Romário que fica em frente ao Restaurante Funny, que também é uma boa opção para comer e ainda ganha caipirinha rsrsrs.

Ah! Leve dinheiro, pois só tem um lugar para sacar que é bem cheio, se o dinheiro acabar corre o risco de ficar sem, nas lojas tem desconto para quem paga em dinheiro, mas todos lugares aceitam cartão tb.
Mais dicas

Mais informações e atrações de Morro de São Paulo

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©