Famosa pela Festa das Flores e do Morango que acontece na primavera, Atibaia mostra que tem muito a oferecer, em especial para quem viaja com a família. Nos hotéis da estância, a ordem é colocar os pais para descansar enquanto os pequenos se acabam nas atividades comandadas por recreadores. Os casais animados, porém, também encontram diversão e adrenalina com os vôos duplos de asa-delta e paraglider; e uma boa oportunidade para resgatar o romantismo: que tal deixar as crianças brincando e subir a Pedra Grande para namorar enquanto o sol se põe?
A Pedra Grande, cartão-postal da cidade, fica a 1.450 metros de altitude e é acessível através de caminhada ou escalada. Os esportistas marcam presença ainda na Reserva do Vuna, uma área de proteção ambiental com 23 quilômetros de trilhas em meio à Mata Atlântica, cortando riachos e cascatas e apresentando toda a diversidade da flora e da fauna da região.
Artes japonesas, como cerâmica e bonzai, são encontrados nos sítios ao redor
Quem não quer saber de esforço físico deve seguir para o Parque Edmundo Zanoni - com bosques, áreas gramadas, lagos com pedalinho e viveiros - ou para a Represa da Usina, de onde partem passeios de barco.
Atibaia rima ainda com boas compras. No bairro do Tanque ficam os japoneses Shugo Izumi, ceramista que produz vasos e pratos de argila moldados a mão; e o mestre Osamu Hidaka, especialista no cultivo do bonsai.
Já no bairro do Portão, o atrativo é a fabricação de tapetes arraiolos. As peças, que seguem técnicas portuguesas, estão disponíveis na associação dos artesãos.