Telêmaco Borba (PR)

  • Paraná - Paisagem de Bonde Paraná - Paisagem de Bonde
    Enviada por CHARLES WENDEL
  • Paraná - Vista de Bonde Paraná - Vista de Bonde
    Enviada por CHARLES WENDEL

Porque Ir

Unir o útil ao agradável é o lema em Telêmaco Borba. Referência na produção de papel e de móveis, a cidade abriga dezenas de empresas do setor. Para manter a qualidade dos produtos sem comprometer os recursos naturais, a iniciativa privada transformou uma fazenda - a Monte Alegre - em uma imensa área de reflorestamento. De quebra, o município ganhou um belo parque ecológico.

Fazenda Monte Alegre tem trilhas, museu e criadouro de animais silvestres

O parque foi implantado em 1980 e ocupa uma área de onze mil hectares. Boa parte é tomada por bosques nativos de araucárias entremeadas por trilhas. Os caminhos somam mais de três quilômetros, percorridos em uma hora e meia de caminhada. Durante o percurso, observa-se outras árvores típicas como o pinheiro-do-paraná, a guajuvira e a cerejeira.

O espaço abriga ainda um criadouro de animais silvestres com o objetivo de repovoar a fazenda, especialmente com bichos ameaçados de extinção como lobos-guarás, bugios, jacutingas, emas e gatos-do-mato. Já no museu do parque estão exemplares da flora e da fauna da região, além de insetário e serpentário.

A maneira mais interessante de chegar à fazenda é através do bonde aéreo. O teleférico passa sobre o rio Tibagi, com um vão de 1.318 metros, e descortina um belo visual.
Copyright 2000-2018 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.