Recém-descoberta pelos praticantes do kitesurf, Barra Grande tem areia fofa, águas calmas e vento constante - verdadeiras preciosidades para os adeptos do esporte e também para os simples mortais que viajam atrás de um vilarejo tranquilo para curtir as férias.
Entre um mergulho e uma velejada, faça o passeio de barco até a ilha do Cavalo-Marinho
Apesar de rústico, o povoado que fica quase na divisa com o Ceará e pertence ao município de Cajueiro da Praia tem boas opções de hospedagem, restaurantes charmosos e fácil acesso em automóveis de passeio.
A principal atração é a prática de kite - as pousadas oferecem cursos para iniciantes e aluguel de equipamento completo -, mas há atrações para quem não faz questão de se equilibrar em meio a pranchas e pipas.
Na praia de tombo que dá nome à vila, piscinas naturais de águas cristalinas se formam sempre que a maré fica baixa. Para relaxar, coqueirais ao longo da orla oferecem sombras enquanto as pousadinhas e as biroscas estão sempre abastecidas de cerveja gelada e ostras fresquinhas.
Entre um mergulho e uma velejada, faça o passeio de barco até a ilha do Cavalo-Marinho. São cerca de 40 minutos de descida pelo rio Camboa, passando por vegetação de mangue com raízes aéreas. Na ilha, os cavalos-marinhos são coletados em pequenos aquários para observação e delírio dos turistas!