-
Saída da gruta é gigantesca
Enviada por Chico Valdiner - GECOM MT -
Pouco explorada, caverna é grata surpresa!
Enviada por Governo MT -
Passarela para explorar o altíssimo e estreito corredor
Enviada por Chico Valdiner - GECOM MT -
Formações rochosas surpreendem pelos desenhos
Enviada por Governo MT -
Túneis estreitas ligam a caverna de uma ponta a outra
Enviada por Governo MT -
Cenários impressionantes no interior da caverna
Enviada por Gracie Croce
Por Editoria Férias Brasil
A caverna Kiogo Brado é acessível pela mesma trilha da caverna Aroe Jari. Aberta para visitação em 2013, fica a cerca de 800 metros da Lagoa Azul. No caminho, com direito a duas pontes de madeira e cordas, uma cascatinha garante um refresco para o corpo.
A entrada exuberante de Kiogo Brado tem cerca de 30 metros de altura. O mais interessante por ali é atravessar a gruta, que tem 273 metros de extensão e é percorrida por um curso d´água do início ao fim (mas não é preciso molhar o pé, a água segue por um duto natural e os visitantes, por sobre rochas, pedras e terra). À medida em que se avança caverna adentro (ela tem apenas um caminho), a largura vai se estreitando, porém, a altura continua elevada e aguçando a curiosidade.
A saída fica em um ponto bem mais alto e é tão imponente quanto a entrada. Porém, descortina uma vista quase completa do interior da caverna e suas formações, que remetem à arquitetura das catedrais europeias, repletas de adornos, criando um visual incrível.
O conjunto natural Aroe Jari e Kiogo Brado fica a 46 km de Chapada dos Guimarães, em uma fazenda particular. O acompanhamento de guia, assim como o uso de perneiras e calçados fechados, é obrigatório. O acesso é por estrada de terra de 3,5 km, vencida depois de cerca de duas horas de caminhada (cada trecho), ou de trator adaptado (25 minutos cada trecho). É possível ir e voltar motorizado ou a pé ou ainda fazer um dos trechos a pé e outro de trator. Uma dica: vá à tarde e programe-se para apreciar o pôr do sol da Ponte de Pedra. E não deixe de apreciar as flores típicas do cerrado.
- Acesso pela MT-251 (direção Campo Verde), Km 41