Alto Caparaó

Porque Ir

O cartão-postal da cidadezinha é um dos pontos mais almejados do país: o Pico da Bandeira, terceiro maior do Brasil, com 2.892 metros de altura. Protegido no Parque Nacional do Caparaó, o mirante atrai visitantes o ano inteiro, que chegam dispostos a encarar os 18 quilômetros de trilha - ida e volta -, além do frio e dos efeitos da altitude que acompanham boa parte do percurso.

Pico da Bandeira, terceiro maior do Brasil, é objeto de desejo dos visitantes

São oito horas de caminhada (quatro para subir e outras quatro para descer) a partir do ponto conhecido por Tronqueira, onde há um estacionamento e a primeira área para camping. 

O sacrifício, porém, é recompensando pelas paisagens, pelas nascentes de água limpinhas, pelo Vale Encantado - com cachoeiras e piscinas naturais - e, claro, elo desafio de chegar à cruz fincada lá em cima e apreciar a vista que, literalmente, é de tirar o fôlego. 

A melhor época para curtir a aventura é durante o inverno, quando a visibilidade é maior e a probabilidade de chuvas é muito pequena. Mas capriche nos agasalhos e acessórios! 

Nos arredores do pico e do parque também há muito para se ver. São cachoeiras - como as belas Andorinhas e a do Escorrega, perfeitas para banhos -, fazendas e muitos arraiais. 

É recomendável, porém, alugar um jipe por conta das precárias estradas de terra.
Copyright 2000-2019 Férias Brasil©