Infinidade de atrativos no Santuário do Caraça (MG)

Experiências com lobos-guarás e muitas histórias em meio às belezas naturais de Minas
10 de Outubro de 2020

Vista aérea revela toda a beleza do Santuário Vista aérea revela toda a beleza do Santuário (foto: Miguel Andrade - Divulgação)

A 120 km da capital mineira (entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara), o Santuário do Caraça é uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Reserva de Proteção Natural Permanente, oferece passeios, atrações e até hospedagem que revelam não somente as belezas da natureza, mas também história, cultura e experiências incríveis!  

Um dos grandes atrativos do Santuário do Caraça é a famosa hora do lobo. A tradição de aguardar a visita dos animais todos os dias à noite começou em maio de 1982, quando algumas lixeiras começaram a aparecer derrubadas e reviradas. Num primeiro momento, pensou-se que isto poderia ser causado por cachorros. Começou-se a observar e se descobriu que o grande cachorro que revirava as lixeiras do Santuário era, na verdade, um lobo-guará.

Belíssima igreja neogótica é cartão-postalBelíssima igreja neogótica é cartão-postal (foto: Divulgação)

Desde então, começaram a colocar bandejas de carne nos dois portões da frente da igreja e, aos poucos os lobos se aproximaram das bandejas colocadas também na escada da igreja. Hoje, a bandeja é colocada no adro. A prática de alimentar esses animais persiste até os dias atuais porque o seu hábito de caça não foi comprometido. Por este motivo o lobo-guará não tem hora de aparecer. O tempo de espera da aparição do animal é conhecido como "hora do lobo", a partir das 18h30. 

Arquitetura, natureza e delícias de Minas!
O cenário da hora do lobo é a Igreja Neogótica, a primeira desse estilo no Brasil, construída sem mão-de-obra escrava e toda com material regional: pedra-sabão, mármore e quartzito, unidas com produtos de base de cal, pó de pedra e óleo.

Além da beleza arquitetônica, que abriga ainda um museu, uma biblioteca e uma hospedaria, o Complexo do Caraça possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos. 

[FBFOTO:635505464]

Não deixe de dar uma passadinha na padaria do complexo, que oferece pães, bolos, biscoitos, doces, geleias e compotas. O queijo Minas artesanal, cujo processo de fabricação existe há mais de 200 anos, é uma das delícias mais procuradas no Santuário.


Planeje sua ida para Santa Barbara


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©