Pé na estrada!

Para quem curte viajar de carro nas férias, alguns cuidados são essenciais
17 de Julho de 2018

Modelos Ferrari são os mais apreciados Modelos Ferrari são os mais apreciados (foto: Ernani Marques )

Julho é mês de férias e muita gente escolhe aproveitar os dias de folga para pegar a estrada e visitar atrações próximas às suas cidades... ou destinos bem longe! Independente da distância percorrida de carro, alguns cuidados são fundamentais para a segurança dos viajantes e também para preservar o automóvel.  

A manutenção preventiva é a regra número um antes de sair de férias. Ela é fundamental para que o veículo circule de acordo com as medidas exigidas pelos fabricantes e para prevenir o desgaste prematuro de peças e componentes vitais para o funcionamento do carro. 

Este cuidado se torna um grande aliado para evitar situações inesperadas durante a viagem e até uma forma de prevenção de pequenos acidentes. O procedimento deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados. Antes de uma viagem, porém, não custa nada dar uma geral!

Além de checar água e óleo do motor, os pneus também devem ser observados. Bem calibrados, ajudam até mesmo na economia de combustível, sem contar no aumento da vida útil dos mesmos. 

A desatenção com a calibragem significa prejuízo certo. Por exemplo, rodar com os pneus em baixa pressão, acarreta em maior atrito com o solo e ocasiona desgaste prematuro. Nessa situação, aumentam as chances de estourar um pneu ou até mesmo entortar o aro ao passar em um buraco, por exemplo.

Atente-se ainda para o balanceamento e o alinhamento – eles evitam o desgaste acentuado irregular de peças como rolamento, amortecedores e terminais de direção. A situação pode gerar ainda uma perda de tração e estabilidade do carro, sem contar que a instabilidade acarreta em um maior consumo de combustível.

Super Máquinas! 
E já que o assunto é carro, os apaixonados pelos possantes têm um destino certo: Gramado (RS). Por lá, funciona o Super Carros, que promete realizar aquele sonho de acelerar uma Ferrari! 

No espaço, além de ver de pertinho máquinas como Camaro SS, Lamborghini Gallardo, Porsche Cayman e Ferrari F360, é possível escolher entre pilotar ou dar uma voltinha de carona nos carrões. Os preços variam de acordo com o percurso e o carro escolhidos, além do banco a ser ocupado. Outra oportunidade para experimentar a sensação de dirigir um supercarro é o simulador de corridas. Aceleraaaaaa!!!!

E caso a paixão seja também por duas rodas, a dica é o Harley Motor Show, um misto de museu e pub que reúne cerca de vinte motos da clássica marca espalhadas em um salão. Entre um chopp e outro no balcão central, aprecie a moto idêntica à usada no filme Easy Rider, de 69; e o modelo Night Road, projetada em parceria com a Porsche. A viagem em duas rodas vai de 1926 a 2009. 

Fotos
Ernani Marques (Super Carros)
Divulgação / Boos Pneus (Manutenção)
Gracie Croce (Harley Motor Show)
Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©