Parque da Serra da Capivara (PI) ganha museu

Espaço reúne acervo sobre a caatinga
02 de Janeiro de 2019

Interatividade é uma das características do espaço Interatividade é uma das características do espaço (foto: Divulgação)

Inaugurado em dezembro de 2018, o Museu da Natureza, no Piauí, pretende contar a história da caatinga, onde está situado, desde a época dos primeiros fósseis encontrados até os dias atuais.
 
O espaço fica no Parque Nacional da Serra da Capivara e seu acervo conta com uma coleção de fósseis que datam de até 10 mil anos, todos encontrados na região. A curadoria é de Marcello Dantas, que também trabalhou no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

A área do parque concentra o maior número de sítios arqueológicos das Américas: são mais de mil, dos quais aproximadamente 200 também estão abertos à visitação.

Curiosidades e experiências
Com formato espiral e dois pavimentos, o museu se estende por cerca de quatro mil metros quadrados no município de Coronel José Dias. As cidades mais próximas com aeroportos são Teresina, capital do estado, que fica a 500 km e Petrolina, em Pernambuco, distante cerca de 300 km.

Além de artefatos da região, o acervo também conta com fósseis de animais que hoje só existem no Bioma Amazônia. O visitante poderá percorrer 12 salas, que falam também sobre o surgimento do universo, o nascimento do planeta, além do desenvolvimento da vida, iniciado há 3,5 bilhões de anos.


Museu fica em meio a Patrimônio da HumanidadeMuseu fica em meio a Patrimônio da Humanidade (foto: Divulgação)

O museu oferece ainda uma série de experiências interativas aos visitantes, com diferentes recursos tecnológicos, como projeções e realidade aumentada, e conta com auditório, sanitários, restaurante, loja, reserva técnica e instalações administrativas.

Parque Nacional da Serra da Capivara
Declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 1991 e tombado pelo Iphan, o Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 na caatinga e nos planaltos de arenito. Sua área de 129 mil hectares e 214 km de perímetro ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato (maior centro urbano da região), João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

No parque, ainda se destacam as pinturas rupestres pré-históricas – algumas com mais de 25 mil anos –, características da região além do Museu do Homem Americano, que expõe vestígios da ocupação humana pré-histórica.

Planeje sua ida para São Raimundo Nonato

Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©