A capital Vitória não é uma grande cidade, suas vizinhas são bem maiores, inseridas na região metropolitana (vila velha, serra, cariacica ), seu território é bem pequeno também.
O estado do espirito santo tem grande potencial turístico, porém é pouco e mal explorado, o turismo de lazer ainda não tem valor e destaque na economia.
Estando em vitoria procure ficar em hotéis na praia do camburi, as margens da avenida dante michelini, lá é bem urbanizado, seguro e bem frequentado, além de ter uma infra estrutura, fiquei no hotel red roof inn, bem localizado e com boas acomodações, só o cofre que não funcionou, onde apesar de solicitar o reparo, não fui atendido.
Em vitoria tem poucas empresas receptivas de turismo, fechei passeios com a capixaba tur, que possui também um ônibus todo aberto, onde realizam um city tour por toda vitoria/vila velha, só um ponto negativo, vão até a fabrica de chocolates da garoto, e não entram no museu, somente na loja, lá é possível também visitar a linha de produção, mediante agendamento.
O famoso convento de nossa senhora da penha fica em vila velha, tem uma vista fantástica de toda região. o centro de vitória não é muito organizado, seus destaques são a catedral, palácio anchieta, e o teatro carlos gomes ( não visitável).
O parque pedra da cebola fica na região da praia do camburi, local agradável e seguro, da pra ir a pé.
Saindo da orla de vitoria, o interior da cidade é rodeado de morros e comunidades, muita atenção ao circular pela cidade, a basílica de santo antonio, é um local simples, fica em um bairro periférico.
Seu único e principal shopping fica na região da praia da curva da jurema, é possível ir a pé estando nos hotéis da praia do camburi, bem próximo também fica o tradicional projeto tamar (tartarugas marinhas).
Vitoria vale a sua visita, e o estado do espirito tem muitos atrativos, praias, serras, culinária e muito mais !!!