Ilha de Boipeba

Descobrindo

Guia Completo Férias Brasil

Escondida atrás da Ilha de Tinharé, onde está Morro de São Paulo, a Ilha de Boipeba é o oposto da badalada vizinha. As semelhanças entre as duas vilas malocadas na Costa do Dendê ficam por conta do charme rústico das ruas de terra onde o tráfego de automóveis é proibido e das praias paradisíacas, com águas claras, areias brancas e vastos coqueirais.

Enquanto Morro apostou na veia turística, com pousadas e restaurantes estrelados e noite agitada que atrai jovens dos quatro cantos do planeta, Boipeba caminha na direção inversa. Por iniciativa dos próprios nativos e forasteiros que lá aportaram, foi transformada em Área de Proteção Ambiental, garantindo cenários desertos o ano inteiro.

Passeios de barco levam às piscinas naturais de Moreré, em alto-mar

Cercada de um lado pelo oceano Atlântico e de outro pelo rio do Inferno, o acesso à Boipeba é tão complicado quanto o que leva à Morro de São Paulo. Não é à toa que muita gente fica em Morro e faz o passeio de apenas um dia à ilha - um grande equívoco levando em conta tanta beleza.

O endereço difícil e o bate-e-volta de turistas na temporada, porém, revertem-se em vantagens, como a preservação da natureza, dos coqueirais, da vila de pescadores e, em especial, do sossego.

Feita para ser desfrutada durante o dia, a ilha é banhada por vinte quilômetros de praias de águas azuis. Para conhecer cada recanto, só caminhando ou fazendo passeios de barco, como os que levam às piscinas naturais de Moreré, em pleno alto-mar; ou aos naufrágios na Ponta de Castelhanos.

Quesitos como compras e noitada não fazem parte da programação em Boipeba. Foram trocados pelo espetacular pôr do sol no encontro do rio com o mar e pela contemplação do céu cravejado de estrelas.

Antes de escolher onde se hospedar, é importante saber que a ilha é dividida em duas vilas: Velha Boipeba e Moreré. As duas ficam afastadas uma da outra, comunicando-se por meio de caminhada (uma hora) e trator (40 minutos). Velha Boipeba é a localização mais fácil de alcançar, pois é o principal povoado da ilha e todas as lanchas param ali. Urbanizada e calçada com paralelepípedos, reúne nativos, variedade de comércio, restaurantes e pousadas, além de movimento à noite. Já a vila de Morerê é mais alternativa e selvagem e com ruas de areia, mas também oferece hospedagens – de campings e pousadas luxuosas – e restaurantes. Por ali, o sossego é absoluto.

Destaques
O que fazer em Ilha de Boipeba

+ 3 Programas Clássicos em Ilha de Boipeba

E mais

Copyright 2000-2019 Férias Brasil©