Botuverá (SC)

Porque Ir

O principal atrativo da região é o Parque Municipal das Grutas, a 17 quilômetros do centro, na localidade de Ourinho. O acesso, por uma estrada de barro, não é dos mais confortáveis, mas vale a pena ser percorrido por conta das belezas a serem reveladas.
Cavernas se espalham por uma área de 1.200 metros de extensão
Uma vez na reserva, o visitante pode explorar parte dos nove salões que compõem o conjunto, que se estende por uma área de 1.200 metros. Em cada galeria, uma infinidade de estalactites e estalagmites, verdadeiras obras de arte da natureza. 

Durante o tempo que se passa no parque, é possível assistir parte desse processo - gotas caem intermitentemente do teto da caverna, formado por rocha calcária, e vão desenhando as formações aleatoriamente.

Os desenhos são variados e vão desde as chamadas cortinas, com estruturas mais finas e largas; até às pontiagudas, que parecem que vão despencar do teto, de alturas que chegam a 20 metros. E tem ainda os travertinos, as couves-flores, o chão de estrelas...

A parte mais adornada do conjunto é a porção central, porém, a partir dos primeiros 50 metros já é possível vislumbrar os amplos salões. Entre eles, o do Órgão, o das Orquídeas, o do Presépio, o dos Altares, o dos Candelabros...

Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.