Caruaru (PE) - 1º a 29/06

Caruaru se enfeita toda em junho! Tudo por conta dos festejos de São João, que resgatam vários elementos da cultura local como as bandas de pífanos, os mamulengos, a literatura de cordel e as quadrilhas. O forró come solto e, nessa edição, a festa homenageará o cantor, compositor e sanfoneiro Dominguinhos. Na programação, artistas como Elba Ramalho, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo garantem o arrasta-pé a noite toda. As comemorações acontecem no Parque Luiz Gonzaga, uma área especialmente montada e decorada para o festerê. Em vários pontos da cidade acontecem competições de receitas típicas gigantes, reunindo os maiores pés-de-moleque, pamonhas e canjicas já vistos!

Mais informações

Campina Grande (PB) - 07/06 a 07/07

Com o título de maior São João do Mundo, as festividades na Praça do Povo acontecem durante um mês. Os concursos de centenas de quadrilhas e os artistas consagrados garantem o movimento, que chega a um milhão de pessoas! Para comemorar os 30 anos de festa tem Elba Ramalho, Zé Ramalho, Fagner, Gilberto Gil, Genival Lacerda... E dá-lhe atrações: o Sítio São João, pertinho da praça, é uma vila cenográfica que reúne restaurantes de comida regional e shows de trios de forró e repentistas. Para os forrozeiros, a dica é embarcar no Trem do Forró. O expresso sai da Estação Velha da cidade e segue para o município de Galante, num percurso animado que dura 1h30.

Mais informações

Salvador (BA) - 1º a 30/06

O cenário da festa não poderia ser outro: Pelourinho! Durante todo o mês de junho, bandeirinhas, barraquinhas, quadrilhas e shows movimentam o Centro Histórico. Os pontos altos prometem ser as apresentações de Alceu Valença (dia 21) e de Gilberto Gil (24). O cantor Chambinho do Acordeon, que interpretou Luiz Gonzaga no longa "Gonzaga: de Pai para Filho", encerra os festejos. O São João do Pelô acontece nas praças Tereza Batista, Quincas Berro D'água e Pedro Arcanjo, no Terreiro de Jesus e no Largo do Pelourinho. Os jogos da Copa das Confederações serão transmitidos em telões, com direito a animação de forrozeiros antes e depois das partidas.

Mais informações

Cruz das Almas (BA) - 1º a 30/06

A 142 quilômetros de Salvador, a cidade promove uma das festas mais concorridas do estado. Tem forró, quadrilha, quermesse e feira de quitutes. Para completar, a praça Senador Themístocles se transforma em um verdadeiro arraiá, com casinhas de taipa, quitandas, igreja, plantação de milho... Fora da praça, o ponto alto é a Guerra de Espadas, uma queima de fogos de artifício tão bonita quanto arriscada. Para evitar acidentes, a prefeitura determina lugares específicos para a queima, assim, todos acompanham tudo com segurança. Os festejos duram todo o mês, mas é entre 20 e 24 que a fogueira pega fogo! Nesses dias, o forró ganha a companhia do axé, com desfiles de blocos, um deles comandado pelo grupo Chiclete com Banana.

Mais informações

São Luis (MA) - 13 a 30/06

No Maranhão, quem dita o ritmo da festa é o Bumba-Meu-Boi! Além das cores e do charme das roupas, enfeites e danças, o São João de São Luis tem ainda a beleza dos cenários, emoldurados pelos belos prédios históricos cheios de azulejos. Principal ponto de encontro das manifestações folclóricas e culturais, a praça Maria Aragão ganha bandeirinhas e muitas barracas de comidas típicas. Já na Lagoa do Jansen, o forró impera, com shows de Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Fala Mansa...

Mossóro (RN) - 08 a 30/06

O forró e suas variantes - eletrônico, pé-de-serra, universitário... - não deixam a poeira baixar em Mossoró, a 280 quilômetros de Natal. Assim como o Festival de Quadrilhas, que atrai centenas de grupos de todo o Nordeste. Os shows de humor também são tradicionais no São João da cidade, reunido artistas regionais. Mais de cem atrações musicais se apresentam nos palcos, entre elas, os cantores Luan Santana e Elba Ramalho. Um dos points dos festejos é a Estação das Artes Eliseu Ventania, antiga estação ferroviária, que em junho se transforma na Estação do Forró, com palcos, arenas, barracas, circo do forró e bares.

Mais informações

São Luiz do Paraitinga (SP) - 08 a 16/06

A festança no interior de São Paulo é tipicamente caipira: tem quermesse, casamento - porém, de bonecões gigantes! - correio elegante, cadeia, bingo, leilão, concurso de quadrilhas, comidinhas e muito arrasta-pé! O Arraiá do Chi Pul Pul acontece no Mercado Municipal. Por lá, nomes famosos não têm vez, quem faz sucesso são os artistas da região. Durante o São João tem o Festival de Música Junina, reunindo baião, forró, rancheira, xote, valsa, marcha... Uma das atrações do evento é a irreverente premiação: um bezerro para o primeiro lugar, uma leitoa para o segundo e um pato para o terceiro. O quarto colocado leva um frango; o quinto, um ovo; e o sexto, uma pena! Coisas da roça...

Mais informações

Belo Horizonte (BH) - 27 a 30/06

No Arraial de Belô, os destaques são as coreografias e as roupas coloridas das quadrilhas, que se apresentam para uma comissão julgadora na bela praça Rui Barbosa (Praça da Estação). Os quitutes servidos nas barraquinhas também garantem a atenção do público, que se esbalda em meio aos caldinhos perfeitos para esquentar as noites frias de Beagá. Para acompanhar, as saborosas cachacinhas típicas de Minas! Mais quente, só a fogueira!

Mais informações

Fortaleza (CE) - 15 a 30/06

Durante a Copa das Confederações, a capital cearense vai misturar futebol e forró! Telões instalados no aterro da Praia de Iracema prometem atrair centenas de torcedores nos dias de jogos do Brasil e no Castelão. Além de acompanhar as partidas, a torcida vai curtir algumas das maiores atrações do Ceará: as comidas típicas e a música, regada a muita sanfona, triângulo e zabumba - sem contar o lindo visual.

Mais informações

Aracaju (SE) - 20 a 30/06

O forró é o ritmo oficial da Praça dos Mercados Municipais no final de junho. Durante o Forró Caju, artistas como Zé Ramalho, Aviões do Forró e a dupla Bruno & Marrone comandam a festa. Fora da área dos palcos também tem muito o que se ver e fazer. Um verdadeiro arraial será montado dentro do evento - o Arraial de Clemilda - com direito a quadrilhas, barraquinhas de quitutes e de brincadeiras e muito espaço para bater coxa!

Rio de Janeiro (RJ) - 1º a 30/06

Na capital carioca, o São João é festejado por toda a cidade, com barraquinhas, quadrilhas e trios de forró em praças, ruas e igrejas das zonas Norte, Sul e Oeste. A festa pega fogo mesmo é no Centro de Tradições Nordestinas, carinhosamente conhecido como Feira dos Paraíbas, em São Cristóvão! Shows, quadrilhas e muito forró garantem noites animadas. Para repor as energias, é só seguir para os muitos bares e restaurantes de comida nordestina espalhados pelo complexo.

Copa das Confederações - é hora de torcer!

Pela primeira vez na história, o Brasil receberá o torneio teste para a Copa do Mundo. Seis cidades-sede, que também são cartões-postais do país, recebem pelo menos um jogo do campeonato: Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha, jogo de abertura, Brasil x Japão, dia 15/06), Recife (Arena Pernambuco, três partidas na primeira fase), Fortaleza (Estádio Castelão, dois na primeira fase e um nas semifinais), Salvador (Arena Fonte Nova, dois na primeira fase e a disputa de terceiro lugar), Belo Horizonte (Mineirão, dois na primeira fase e um nas semifinais) e Rio de Janeiro (Maracanã, dois na primeira fase e final).

Os jogos do Brasil na primeira fase serão em Brasília, contra o Japão; em Fortaleza, contra o México; e em Salvador, contra a Itália. Caso a seleção seja a primeira colocada de seu grupo, joga no Mineirão; mas se terminar em segundo, a partida será em Fortaleza. O que o país espera é que, no dia 30/06, o Maracanã esteja lotado para ver o quarto título do Brasil na Copa das Confederações!

+ Especiais do Brasil
+ Ideias de Viagens
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.