Una (BA)

Porque Ir

Praias, rios, banhos de lama negra medicinal e as corredeiras do rio Una estão entre os atrativos da cidade. Para os fãs do turismo ecológico, porém, o principal deles é o Ecoparque de Una, um centro de visitação, pesquisa e educação ambiental com grande área de Mata Atlântica preservada. São 383 hectares de mata virgem, explorados em um passeio guiado de duas horas de duração.
Nos povoados de Comandatuba e Pedras de Una, artesãos e pescadores preservam costumes e tradições
No roteiro estão um seringal, onde se pode observar a extração artesanal da borracha; e trilhas que levam a passarelas suspensas na copa das árvores, proporcionando uma vista espetacular e única da floresta. Com sorte, avista-se espécies ameaçadas de extinção como o mico-leão-da-cara-dourada - símbolo do parque -, macaco-prego-de-peito-amarelo e preguiça-de-coleira.

Una abriga ainda a Ilha de Comandatuba, uma estreita faixa de terra separada do continente, com fauna e flora intocada em meio a um gigantesco coqueiral. As praias quase sempre desertas e calmas são convites para caminhadas e prática de esportes náuticos.

Nos povoados de Comandatuba e Pedras de Una, artesãos e pescadores preservam a vida tranquila, com direito a costumes e tradições. Não deixe de visitar a igrejinha do padroeiro local, São Sebastião, construída pelos jesuítas e que conserva as características arquitetônicas de séculos atrás. E também o ateliê de dona Alice, onde os tapetes artesanais são feitos em tear manual há mais de 20 anos, com direito a fios de algodão 100% natural e são tingidos no fogo a lenha.

Entre um passeio e outro, vale a pena conferir a gastronomia local, que reúne moquecas, peixe na palha de banana, ostras, mariscada, bobó de camarão... De acordo com os pescadores, a melhor pedida para acompanhar os pratos é o licor, que pode ser de murici, tangerina, banana d'água, laranja-da-terra, jenipapo, cupuaçu...

Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.