-
Movimento intenso nos finais de semana
Enviada por Bruno Fernandes -
Interatividade é a palavra de ordem nos espaços
Enviada por Bruno Fernandes -
Livraria é concorrida
Enviada por Bruno Fernandes -
Arquitetura chama a atenção na Avenida Paulista
Enviada por Bruno Fernandes -
Foto faz parte do livro Os americanos
Enviada por Robert Frank
Por Editoria Férias Brasil
Com unidades nas cidades do Rio de Janeiro e de Poços de Caldas (MG), o Instituto Moreira Salles chegou à capital de São Paulo em grande estilo, em setembro de 2017.
Cravado em um dos endereços preferidos dos moradores da cidade - a Avenida Paulista – o espaço ocupa um prédio de sete andares, todos com pé-direito duplo. O projeto foi realizado a partir de conceitos sustentáveis - a luz natural é prioridade, enquanto escadas rolantes e elevadores reutilizam a energia. A obra demorou três anos para ser concluída.
Além das áreas para exposições, com mais de 1.200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma biblioteca de fotografia, salas de aula, loja/livraria, café e restaurante. A expectativa é de que aos domingos, quando a avenida fica fechada para automóveis, o movimento seja intenso, ainda mais levando em conta que a entrada no prédio é gratuita!
O local abre as portas com cinco mostras, incluindo a famosa “Os americanos”, de Robert Frank, que desembarca pela primeira vez no Brasil e retrata uma viagem de carro do fotógrafo pela América entre 1955 a 1957. O tour gerou mais de 28 mil registros em imagens, considerados uma das grandes pesquisas sobre os EUA.
Também em cartaz, a videoinstalação “The Clock”, de Christian Marclay, com 24 horas de duração, composta por milhares de cenas de cinema e televisão que fazem referência ao horário do dia. Em todos os casos em que a hora é mencionada ou surge na tela - seja em objetos de pulso, de bolso, em despertadores, torres de igrejas ou até mesmo em relógios cuco - a cena está sincronizada com a hora local do espaço em que a obra está sendo exibida, combinando o tempo cinematográfico e o real.
Av. Paulista, 2.424 (entre as ruas da Consolação e Bela Cintra)
Tel: (11) 2842-9120
Entrada gratuita - Não abre às segundas-feiras
Fotos
Bruno Fernandes
Robert Frank / Divulgação (Os Americanos)