São Luiz do Paraitinga (SP)

  • Rafting - Corredeiras são certeza de muita adrenalina Rafting - Corredeiras são certeza de muita adrenalina
    Enviada por Lívia Cecília
  • Carnaval - Eventos de rua movimentam a cidade Carnaval - Eventos de rua movimentam a cidade
    Enviada por Cristiane Bittencourt
  • São Luiz do Paraitinga - Vale a pena conhecer! São Luiz do Paraitinga - Vale a pena conhecer!
    Enviada por LUCAS H. SOUSA
  • São Luiz do Paraitinga - Coreto São Luiz do Paraitinga - Coreto
    Enviada por LUCAS H. SOUSA
  • São Luiz do Paraitinga - Vale a pena conhecer! São Luiz do Paraitinga - Vale a pena conhecer!
    Enviada por LUCAS H. SOUSA
  • São Luiz do Paraitinga São Luiz do Paraitinga
    Enviada por LUCAS H. SOUSA
  • Vale a visita - Lugar Lindo! Vale a visita - Lugar Lindo!
    Enviada por LUCAS H. SOUSA
  • Centro da Cidade - Bonecões Centro da Cidade - Bonecões
    Enviada por Cristiano Augusto de Andrade
  • Camping - Minha suite Camping - Minha suite
    Enviada por Cristiano Augusto de Andrade

Porque Ir

A pequena cidade escondida no meio da Serra do Mar, entre Taubaté e Ubatuba, é praticamente um museu a céu aberto, graças ao belo patrimônio formado por casarões dos séculos 18 e 19. Nem mesmo a grande enchente que devastou parte do município no começo de 2010 abalou sua riqueza histórica. Além das fachadas do casario, a Igreja Matriz São Luiz de Tolosa foi destruída, porém, pouco tempo depois da tragédia, as atividades turísticas foram retomadas, assim como o calendário cultural. A reconstrução dos cartões-postais começou logo em seguida e eles já estão tinindo!
Um dos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar fica na região e oferece trilhas cheias de atrativos naturais
A natureza generosa também faz de São Luiz um destino procurado pelos praticantes de esportes de aventura. Trilhas, cachoeiras e rios atraem adeptos do mountain bike, da caminhada, do rafting... Um dos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar - o Núcleo Santa Virgínia - fica na região e oferece três trilhas principais, longas e cheias de atrativos naturais.

A menor é a Trilha da Pirapitinga (cinco quilômetros, percorridos em quatro horas de

 

circuito), que tem formato de ferradura e leva às cachoeiras das Andorinhas, Salto Grande e Saltinho. A do Poço do Pito (oito quilômetros e cinco horas ida e volta) margeia o rio Paraibuna e chega à cachoeira que dá nome à trilha e à do Lajeado, toda recortada por nascentes d'água. A mais longa é a trilha do rio Ipiranga (14 quilômetros e seis horas ida e volta), que margeia o rio de mesmo nome e leva à cachoeira do Ipiranga.

Para cavalgar ou caminhar, a dica é a trilha das Sete Cachoeiras, feita dentro de uma fazenda. São sete quilômetros de circuito passando por quedas d'água e piscinas naturais - o ponto final é um mirante a quase 1.400 metros de altura. Já as corredeiras do rio Paraibuna são cenários para a prática do rafting, com duração entre duas e seis horas e níveis variados de dificuldade. Caso a opção seja por um programa bem mais tranquilo, siga para a Cachoeira Grande, com fácil acesso, poço raso bom para banhos e um bar!

A cidade guarda ainda heranças de sua influência católica e de seus tempos áureos, que acompanharam todo o século 19. O folclore de São Luiz do Paraitinga mistura influências culturais dos escravos com os rituais cristãos. O principal exemplo é a Festa do Divino, realizada quarenta dias depois da Páscoa e animada por apresentações de grupos de moçambiques, jongo e congadas, intercaladas com procissões, rezas e missas. A programação traz ainda quermesses, brincadeiras para as crianças, almoço grátis e desfile dos tradicionais bonecos gigantes dos personagens João Paulino e Maria Angu.

Os bonecões, aliás, também desfilam no animado Carnaval da cidade, onde as marchinhas embalam os foliões pelo Centro Histórico. Já em julho acontece a Temporada de Inverno, com espetáculos circenses e shows; e no final do mês de outubro, as ruas principais são tomadas pela Festa do Saci, com direito a contadores de histórias, brincadeiras e oficinas para os pequenos.

Copyright 2000-2018 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.