São Carlos

Porque Ir

As diversas universidades, centros de pesquisa e grandes indústrias instaladas na região conferiram à São Carlos o título de Capital da Tecnologia. Apesar de tanta modernidade, a cidade ainda preserva sua natureza e sua história. Com altitudes que variam entre 800 e mil metros, abriga cachoeiras e belas paisagens emolduradas por araucárias, além de casarões coloniais, palacetes e fazendas de café do século 19.

Herança colonial, Fazenda Pinhal mantém objetos originais

Para quem viaja com os pequenos, vale começar os passeios pelo Parque Ecológico. O espaço reúne cerca de 650 animais distribuídos em uma imensa área verde. Entre as espécies ali espalhadas - são mais de 90 - estão algumas ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado e o lobo-guará; além de saguis, onça-pintada e até um urso.

Uma das maiores riquezas históricas de São Carlos fica na zona rural. Herança colonial do século 19, a bela Fazenda Pinhal pertenceu ao conde e à condessa do Pinhal e mantém objetos originais, como as cristaleiras e os livros raros. A visita guiada conduz ao gigantesco pomar, aos jardins em estilo francês planejados pela própria condessa, à tulha e outros espaços que remetem à produção de café.

A viagem que remete aos tempos áureos das plantações cafeeiras continua na Fazenda Santa Maria. O passeio começa com um almoço caipira e segue com visitas ao museu - onde estão objetos dos primeiros moradores -, aos terreiros, ao aqueduto, à antiga senzala, às casas das mucamas e do capitão do mato e à capelinha dos imigrantes. Encerre os trabalhos fazendo uma cavalgada ou caminhando pelas trilhas que cortam a propriedade e conduzem aos cafezais.
Copyright 2000-2020 Férias Brasil©